12 de abril de 2008

Martins RN - No tempo do cangaço

A serra de Martins já foi palco de grandes acontecimentos históricos. Escritores famosos, como o modernista Mário de Andrade e o folclorista Câmara Cascudo, fizeram parte da história do município, quando passaram por lá em 1928, em viagem pelo sertão potiguar. Cangaceiros ilustres também rondaram aquelas serras. Massilon Leite passou na soleira da serra e foi saquear a cidade de Apodi. Lampião também passou por perto quando marchava para atacar Mossoró, em 1927.

Muito antes dos modernistas e do temido Capitão Virgulino Lampião, o famoso cangaceiro romântico Jesuíno Brilhante entrou na cidade e trocou tiros com a resistência martinense. O escritor Manoel Onofre registra no seu livro “Martins, a Cidade e a Serra” que moradores da serra viveram dias de agonia durante muito tempo. “De 1927 a 1928, sofreram as famílias intranqüilidade geral, resultante das invasões de grupos de cangaceiros”, escreveu.

Segundo Manoel Onofre Junior, em 30 de agosto de 1876 (muito antes de Lampião atacar Mossoró), o cangaceiro Jesuíno Brilhante invadiu a cidade para realizar uma vingança contra seu inimigo pessoal, Amaro Limão, que estava preso na Cadeia Pública de Martins. O escritor conta que o bando de cangaceiros seguiu para a casa do cidadão Porfírio Leite, “apeando-se e recolhendo-se, todos completamente armados”.

Sabendo da presença do bando, o comandante do destacamento policial, alferes João Ferreira da Silva, juntou uma tropa de policiais e resistentes e foram para capturar os criminosos, sendo recebido por uma saraivada de balas. Depois de uma longa troca de tiros e se sentido acuado dentro da casa, o cangaceiro Jesuíno Brilhante fez uma abertura na parede de uma casa vizinha e o bando evadiu-se, justamente por um ponto sem guarda.

Um comentário:

Pedrp disse...

Essa Foto é no 'Caminho do Cemiterio' ?