12 de abril de 2008

Martins RN - O rosto de Cristo e a Casa de Pedras

Quem vem subindo a encosta da Serra de Martins logo se depara com a “Pedra Rajada”, um imenso lajedo que se tornou um dos símbolos da região. A Pedra Rajada tem essa denominação por causa dos grandes sulcos deixados pelas águas das chuvas. Algumas dessas manchas formam estranhos desenhos.

“O que mais chama a atenção é a silhueta de um perfil que se assemelha ao rosto de Cristo, como se estivesse com as mãos postas levantadas à ponta do queixo, elevando ligeiramente a cabeça, como num gesto de oração ao Pai. Pode ser vista do lado esquerdo de quem sobe a serra”, escreveu o historiador Marcelino Junior, no seu sítio na internet (http://www.martins-rn.com.br/).

Situada no pé da serra, dentro das terras da Fazenda Trincheiras, a “Casa de Pedras” é formadas por rochas antigas que foram cristalizadas por um afloramento marítimo de calcário, do período pré-cambriano. Com 110 metros de comprimento, a grande caverna tem o curioso formato de uma casa, com salão principal, salas e corredores.

A 27 km de Martins, a Casa de Pedras foi catalogada pela Sociedade Brasileira de Cavidades Naturais como a segunda maior caverna em mármore do País. Dentro do salão principal da Casa de Pedra pode ser observado um requintado conjunto de estalactites e estalagmites, formados por pingos d’água a milhões de anos. Nessa sala, o teto alcança mais de 10 metros e dele pode ser vista uma grande estalagmite no centro.

Por ser uma casa natural e abrigo contra bichos, a Casa de Pedra foi moradia dos antigos habitantes da região. Cerca de 5 mil peças arqueológicas foram coletadas dentro e nos arredores da gruta, através das equipes de pesquisadores. Inclusive, uma ossada humana. Todas as peças fazem parte do acervo do Museu Arqueológico de Martins e podem ser visitadas.

Pessoas ilustres, como o cientista Adolf Lutz, já visitaram a Casa de Pedras. Os escritores Câmara Cascudo e Henrique Castriciano também fizeram suas incursões através dos salões de pedras da casa. O lugar é tão importante para a historiografia local que há até projetos para fazer uma ligação com a serra de Martins através de um teleférico, passando pela Pedra do Sapo e a Pedra Rajada.

2 comentários:

janilsonlima.com disse...

Estive em Martins no último final de semana e fiquei impressionado com a beleza da cidade. É muito longe de Natal. Mas vale muito a pena a visita. Só não encontramos a tal pedra de cristo, e olha que procuramos bastante. Parabéns pelo blog. Muito bacana.

Anônimo disse...

so nao viu porque nao quis pois é exatamente na subida da serra.