14 de maio de 2008

Informes Literários

Editais públicos para o teatro
O Governo do Estado, através da Fundação José Augusto (FJA), convida todos os grupos teatrais, atores, produtores, montadores, diretores e demais interessados, para uma reunião às 09h30, desta sexta-feira (16), no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel. O objetivo é discutir a política de editais para as artes cênicas que a fundação deve implantar no Rio Grande do Norte. O encontro retomará o debate sobre o auxílio montagem, bem como, a discussão de dois novos editais, um deles privilegiando o Teatro de Rua, com o "Prêmio Lula Medeiros", e o outro, o Teatro de Palco, com o "Prêmio Chico Vila".
-
Clássicos recriados para a era da internet
O site We Tell Stories é uma iniciativa da editora inglesa Penguin Books que pretende dar novo significado às histórias contadas no mundo virtual. Ao longo de seis semanas, seis autores renomados deveriam escrever histórias de ficção em novos formatos, pensados especialmente para a internet. Segundo os idealizadores, a proposta foi “tirar vantagem do imediatismo, conectividade e interatividade que são possíveis agora”. As histórias escolhidas são novas versões de antigos clássicos, como contos de fada. Houve conto transmitido através de entradas diárias em um blog, outros que permitiam a interação dos leitores, como escolher o nome dos personagens e a direção da história. Visite o site do projeto e leia as histórias gratuitamente, em inglês.
-
Catálogo do PNLEM 2009 já está disponível no site do FNDE
Já pode ser consultado no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação o catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM 2009). No documento, estão reunidos resumos de todos os livros didáticos disponíveis para escolha dos professores das escolas de ensino médio da rede pública no Brasil. O catálogo é resultado de processo de seleção das obras inscritas pelas editoras e apresenta uma resenha e a estrutura dos livros, faz uma análise crítica dos seus aspectos conceituais, metodológicos e éticos e sugere caminhos para práticas pedagógicas. As obras só serão escolhidas em junho, mas os docentes já podem estudar o catálogo para eleger os livros que serão usados pelos estudantes e professores a partir do início do ano letivo de 2009. Leia mais.
-
Prêmio Jabuti prorroga inscrições
Foi estendido até 30 de maio o prazo de inscrições para o Prêmio Jabuti, um dos mais abrangentes da literatura brasileira. A medida foi tomada pela CBL para atender várias solicitações recebidas. O prêmio está aberto a obras inéditas de autores brasileiros, publicadas no Brasil entre primeiro de janeiro e 31 de dezembro passado. A entrega do prêmio acontece no dia 31 de outubro em São Paulo, SP. Este ano, o Prêmio completa 50 anos de existência.
-
Manifesto Surrealista será leiloado em Paris
O único original conhecido do texto Manifeste du Surréalisme, publicado por André Breton em 1924, irá a leilão na capital francesa no próximo 21 de maio. O texto é um dos principais marcos do movimento surrealista, do qual fizeram parte artistas como Salvdor Dalí e René Magritte. Segundo a Sotheby's, casa que sediará o leilão, trata-se "sem contestação do documento mais pródigo" numa coleção de nove manuscritos de Breton (1896-1966) que serão leiloados. Os escritos faziam parte da coleção de Simone Collinet, primeira esposa do escritor. A casa pretende vender os textos num único bloco; só o manifesto deve valer entre 300 mil e 500 mil euros. O leilão também vai oferecer vários outros manuscritos importantes, como um conjunto de obras inéditas da escritora Simone de Beauvoir, incluindo seu primeiro romance, inacabado. Leia mais.
-
Mix Brasil
Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual. Os interessados em exibir suas produções no evento tem até o dia 20 de julho (filmes estrangeiros) ou 31 de agosto (filmes brasileiros) para realizarem inscrição. O Mix Brasil acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, durante o segundo semestre de 2008. Regulamento, inscrição e outras informações: www.mixbrasil.org.br/.
-
Audiovisual para surdos
A Página 21 foi uma das vencedoras da seleção pública do Programa de Democratização Cultural com a Oficina Audiovisual para surdos. As oficinas devem ocorrer no segundo semestre deste ano, em Pernambuco, na Escola Estadual Severino Farias e no Centro de Referência e Formação da Criança e Adolescente Surdos (CREFAS), nos municípios pernambucanos de Surubim e Nazaré da Mata, respectivamente. Durante o projeto serão capacitados jovens surdos com idade entre 12 e 20 anos para a realização de vídeos em que todas as etapas da produção serão realizadas por eles mesmos: da confecção do roteiro à edição. Outras informações: (81) 3421.7180.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei seu post!

Pessoal, essa eu tenho que recomendar, dois sites interessantíssimos: www.meus3desejos.com.br e www.videoflix.com.br.

Abs.