13 de junho de 2008

Cartões Postais fotográficos para o Araruna


A Sociedade Araruna de Danças Desaparecidas e Semi-desaparecidas, fundada em 1956 pelo Mestre Cornélio, atualmente com 99 anos, e ainda atuante, terá a partir de agora um registro fotográfico que poderá estar à mão de qualquer admirador das manifestações folclóricas.
-
A idéia é simples, mas não menos grandiosa e surgiu a partir do entusiasmo e admiração que o engenheiro mecânico e fotógrafo, nas horas vagas, José Correia Torres Neto, 39, nutre pelas manifestações culturais e artísticas do seu Estado.
-
Ele realizou um registro fotográfico em diversas apresentações que o Grupo Araruna fez no final do ano passado e início desse ano e as publicou em cartelas postais que medem 21 cm X 15 cm, e ainda têm uma parte destacável que pode servir como marcador de livro.
-
A idéia só foi posta em prática, graças à aprovação no BNB Cultural, um patrocínio específico do Banco do Nordeste que investe em projetos culturais e de cunho social.
-
"Eu percebi que não havia nenhum registro fotográfico formal ou permanente das danças apresentadas pelo Araruna, assim como também uma iconografia que mostrasse bastidores ou até mesmo evidenciasse a riqueza de detalhes das suas apresentações e indumentárias. Encontrei alguns registros históricos, escritos por Deífilo Gurgel e Câmara Cascudo, mas nada que os retratasse. Daí surgiu a idéia das cartelas", explica o realizador.

Nenhum comentário: