17 de agosto de 2008

Jardins encantados do Seridó

Foto: Joaquim Júnior
Vista da Ponte da Pedra Lavrada

A cidade de Jardim do Seridó já chamava atenção desde o início do século XX, quando era visitado por celebridades nacionais. Ao lado do folclorista Câmara Cascudo, o escritor modernista Mário de Andrade visitou a cidade em 1927, ficando encantado com a preservação do patrimônio arquitetônico colonial. O modernista dedicou um capítulo inteiro ao sertão potiguar no livro “Turista Aprendiz”.

No livro, o escritor paulista escreveu sobre a cidade: “Às 9 horas cortamos Jardim de Seridó, uma cidadezinha de Tarsila, toda colorida, limpa e reta. Catita por demais, lembrando Araraquara por isso. Cidade pra inglês ver. Mas não tem dúvida que é um dos momentos de cor mais lindos que já tive neste aprendizado pra turista”.

De acordo com o fotógrafo e escritor americano Michael Busselle, a fotografia, assim como a música, é uma arte universal que transmite suas mensagens com maior força e de modo mais direto que as palavras. Portanto, as imagens de Júnior é um passeio na história e na cultura seridoense, um registro único de um fotógrafo sensível com as coisas da sua terra.

Joaquim Júnior pretende levar sua exposição “Um Olhar Sobre o Meu Jardim” para outras cidades como forma de divulgar seu município enquanto apresenta sua arte fotográfica. Ele quer fazer contato com a Fundação José Augusto para viabilizar uma exposição itinerante pelas Casas de Cultura para levar a exposição através do sertão potiguar.

Nenhum comentário: