5 de setembro de 2008

As Potyguaras no Domingo no Parque

AG Sued
A Fundação Cultural Capitania das Artes realiza, no próximo domingo mais uma edição do Projeto Domingo no Parque. Na primeira edição de setembro, a atração principal será o genuíno forró pé-de-serra do grupo As Potyguaras. Aliando sempre boa música, oficinas culturais e uma estrutura agradável, o projeto oferece uma rica e diversificada programação ao público natalense.

O projeto oferece todos os domingos oficinas voltadas às mais diversas vertentes culturais. São oferecidas oficinas de Contação de Histórias e Cantigas por Carminha Medeiros e de Corpo e Voz, ministrada por Manuelle Flor e pelo bailarino João Alexandre. Além disso, diferentes atrações, desde shows musicais, passando por encenações teatrais a apresentações de dança também fazem parte da programação.

As Potyguaras: música nordestina de qualidade

Com oito anos de estrada, o grupo As Potyguaras foi idealizado pela sanfoneira Suzete Sales. “Tudo começou quando me chamaram pra recepcionar turistas em feiras de artesanato. Tive a idéia de chamar mais duas meninas do balé municipal para tocar comigo, e assim começou a banda”, conta a líder do grupo. Suzete afirma que sempre foi fascinada por histórias de cangaceiros, fato que influenciou, além da escolha do repertório composto por forró genuinamente pé-de-serra, o figurino. “A figurinista sou eu. Me inspiro em Maria Bonita e em todas as mulheres guerreiras e pioneiras do cangaço. Ao todo, são 16 figurinos”, relata a sanfoneira.

Suzete Sales conta que a paixão pela sanfona é antiga. “Quando eu morava em Caraúbas, terra onde nasci, meu pai me deu uma sanfona quando eu tinha nove anos de idade. Aos dez, já era professora da Academia do Acordeon Mário Mascarenhas”, relembra. Do gosto pela música tipicamente nordestina surgiu a banda, que já lançou CD intitulado “As Potyguaras em Canto Potiguar” em maio de 2007.

“Nós somos pioneiras em forró feminino no Rio Grande do Norte”, orgulha-se Suzete. O conjunto musical já se apresentou em lugares como São Paulo, Recife e Fortaleza. Além disso, ganharam uma matéria de cerca de seis minutos em cadeia nacional, transmitida pela Rede Globo. O grupo As Potyguaras realiza cerca de 60 shows por ano e é formado atualmente por Suzete Sales (sanfona), Silvana Martins (vocal e agogô), Deusa do Forró (vocal e triângulo) e Bianca Maggi (zabumba e percussão).
Serviço:
O quê: Projeto Domingo no Parque
Onde: Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em Cidade Satélite
Quando: domingo (07/09/08)
Atrações desta edição: Grupo As Potyguaras e oficinas

Um comentário:

GERINALDO MONTEIRO disse...

MINHA QUERIDA NATAL DOS TEMPOS QUE MOREI NAS QUINTAS... JAMAIS SERÁ COMO ANTES !