4 de setembro de 2008

Fotógrafo de Açu ganha prêmio internacional

Foto: Jean Lopes
O fotografo açuense Jean Lopes acaba de conquistar mais um prêmio. Dessa vez no concurso internacional “Leica – Fotografe”, restrito a brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil. Jean foi selecionado entre 3 mil participantes e 12 mil trabalhos inscritos entre os três primeiros colocados. “Para minha felicidade, acabo de ser anunciado finalista na categoria preto-e-branco. Estou entre os três vencedores, mas a ordem de classificação só será revelada no dia da entrega da premiação, 11 de setembro, lá em Paraty, no Rio de Janeiro”, revelou o fotografo.

“Esse concurso é promovido essa marca alemã que ficou famosa nas mãos de gênios da fotografia como o francês Cartier-Bresson”, ressaltou Jean. A Leica é considerada um dos maiores símbolos da fotografia mundial e esse é o sexto ano que promove esse concurso fotográfico no Brasil, sendo considerado o mais disputado da América Latina. “Em 2006, venci a categoria cor, com a foto Pataxó. Sobre essa foto, essa aí é daquelas raras ocasiões em que você procura terra e encontra ouro. Fui até à comunidade rural que pertence a Ipanguassu fazer um simples registro, atender a uma encomenda de uma pessoa que queria a foto da igreja do lugar e enquanto estava compondo a foto uma abençoada da sombrinha vermelha me cruza o caminho. Só tive o trabalho de acompanhá-la um pouco, e fazer o registro”, sorriu Jean.

Pau-de-sebo

No ano passado o trabalho Pau-desebo ganhou a principal categoria do Concurso Leica, o ensaio. “Meu trabalho vencedor faz parte de um documentário que venho fazendo sobre a extração de cera de carnaúba aqui na região. "Bravos" é o título e o foco é a condição humana desses homens e mulheres que trabalham de forma rudimentar, da mesma forma há 200 anos”, completou. Sobre a foto, Jean Lopes informou: “Infelizmente não posso publicar a foto agora, porque de acordo com o regulamento do concurso, somente posso publicá-la após a divulgação do resultado final. Mas, estou entre os três primeiros”, encerrou.

Nenhum comentário: