22 de novembro de 2008

XII Salão de Artes Visuais de Natal

Dezesseis artistas foram selecionados para expor seus trabalhos no XII SALÃO DE ARTES VISUAIS, que segue aberto até o dia 28 de fevereiro de 2009, das 8h às 17h. A mostra, realizada pela Prefeitura de Natal através da Capitania das Artes, tem a curadoria de Mathieu Duvignaud e a coordenação de Marcelus Bob, Ricardo Veriano e Roberto Medeiros.

O jornalista potiguar Max Pereira assina os textos do catálogo do Salão. O evento é uma oportunidade para que tanto natalenses quanto turistas possam, gratuitamente, conhecer obras de artistas de todo o Nordeste.

"Estas obras selecionadas, a meu ver, estão aptas a concorrer em qualquer salão do Brasil e até do mundo", comenta um dos coordenadores do evento, Ricardo Veriano, que também dirige o setor de Artes Visuais da Funcarte.
O XII Salão encerra sua terceira e última etapa, conta Veriano. "Num primeiro momento, realizamos as inscrições, seleções e premiações, as duas últimas a cargo de um corpo de júri formado por críticos de arte", explica. Rodrigo Braga, Everardo Ramos, Eugênio Mariano e Fernando Cocchiarale são os nomes que compuseram o seleto júri do evento. O artista potiguar Max Gurgel, selecionado na edição anterior, também participa das palestras e do júri. "Na segunda etapa ocorreram a abertura e o ciclo de palestras, proferidas pelos jurados", diz. O Salão abre suas portar ao público e segue até fevereiro de 2009.

Toda forma de expressão artística, especialmente as inovadoras, são válidas no XII SALÃO DE ARTES VISUAIS DA CIDADE DO NATAL. Desenho, Escultura, Fotografia, Gravura, Instalação, Arte Postal, Objeto, Performance, Pintura, Vídeo Arte e/ou Arte Digital, são os estilos que farão parte do hall expositório. "Nós não esteriotipamos mais os trabalhos por cateogorias. Não se verifica mais isso em nenhum salão mundo afora. Todas as obras são artes visuais indistintamente", diz Ricardo Veriano. Foram selecionadas desde a pintura de cavalete mais tradicional às performances mais ousadas.

Nenhum comentário: