1 de dezembro de 2008

Informes Literários

Finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa
No último dia 19 foram definidas, na oficina regional de São Paulo, as 70 duplas de professores e alunos que disputarão a etapa final da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, marcada para 1º de dezembro, em Brasília. Do total de 150 finalistas, 15 receberão medalhas de ouro, computadores e impressoras e suas escolas serão equipadas com laboratórios de informática e livros para a biblioteca. A Olimpíada é resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação, a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Português como língua oficial da ONU
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa pode contribuir para que o português seja um dos idiomas oficiais da ONU, que hoje são o árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo. Segundo matéria da Agência Brasil, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, avalia que “as Nações Unidas vinham resistindo porque [a língua portuguesa] não tinha uma ortografia comum”, mas que com o acordo, “essa demanda será atendida pela comunidade internacional". A declaração foi feita no começo do mês de novembro, durante a I Reunião Extraordinária de Ministros de Educação e Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), quando também foi aprovada a difusão de programas brasileiros. Os projetos foram apresentados por Juca Ferreira; pelo presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo; pelo coordenador-geral de Livro e Leitura, Jéferson Assumção; e pelo diretor da Secretaria do Audiovisual, Paulo Alcoforado.

O futuro das editoras universitárias e as mídias eletrônicas
Artigo publicado na revista eletrônica Com Ciência aborda as estratégias das editoras universitárias brasileiras em relação ao avanço da tecnologia digital. Além das mudanças que já se consolidam, como a distribuição de periódicos científicos em formato digital, são discutidas apostas como o Kindle e o Sony Reader (vistos com desconfiança por editores e livreiros) e a impressão sob demanda, que já começa a ser implementada no país. Também é colocada a questão das bibliotecas virtuais, outra possibilidade que amplia o acesso ao conhecimento científico.

Bienal discute o mercado editorial no Nordeste
Durante a 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, encerrada no dia 15 de novembro, um ciclo de debates discutiu o futuro do mercado editorial no Nordeste. O encontro, de acordo com o Diário do Nordeste, reuniu entidades, livreiros, editores e escritores de vários Estados, com objetivo de iniciar estratégias voltadas ao fortalecimento da política editorial e livreira na região. José Castilho Marques Neto, secretário Executivo do PNLL, ressaltou os programas do governo federal em relação à edição e distribuição de livros didáticos, a recuperação e a criação de bibliotecas, bem como a estadualização das ações voltadas ao livro e à leitura.

Prêmios Literários

35ª Seleção Anual FNLIJ – Prêmio FNLIJ 2009 (Produção 2008)
Período de inscrições: até 31 de dezembro
Aberto a: todos os profissionais do livro e editoras que tenham títulos em língua portuguesa.
Mais informações

5º Prêmio Barco a Vapor
Período de inscrições: até 28 de fevereiro de 2009
Aberto a: a todos os escritores com mais de 18 anos que apresentem originais dirigidos a leitores entre 6 e 13 anos.Premiação: R$ 30 mil
Mais informações

VIII Prêmio Livraria Asabeça 2009
Período de inscrições: 30 de junho de 2009
Premiação: um contrato de edição e impressão
Mais informações

Prêmio Cidade de Porto Seguro – Crônicas
Período de inscrições: até 30 de novembro de 2008
Premiação: Serão publicados todos os textos em livro alusivo, em janeiro de 2009
Mais informações

Nenhum comentário: