31 de janeiro de 2009

As Kengas pelas lentes de Hugo Macedo

Foto: Hugo Macedo
Exposição fotográfica mostra todas as cores do carnaval irreverente das Kengas

A mistura das cores, fantasia, caras e bocas, aliado a famosa irreverência das Kengas, já chamaram a atenção de centenas de fotógrafos, que são atraídos pela magia das imagens, momentos alegres de um carnaval único no Rio Grande do Norte, que já virou tradição no domingo momesco, na terra de Câmara Cascudo.

Durante o ano de 2007, quando teve oportunidade de passar o carnaval em Natal, o fotógrafo Hugo Macedo fez questão de vir até o Centro Histórico natalense para fotografar as Kengas em estado puro de delírio e com suas fantasias mais peculiares. “Tentei captar a atmosfera carnavalesca em retratos, enquanto elas (as Kengas) se mostravam para as minhas lentes”, relata.

A exposição fotográfica terá como tema “O Glamour das Kengas”, apresentando 35 fotografias, em tamanho 25 x 38, na galeria do Bardallo’s. Conforme Hugo Macedo, as imagens mostram perfis das Kengas em forma de porta-retrato, onde toda a sofisticação da fantasia e da maquiagem está expressa em rostos coloridos, cheios de alegria e descontração. “As leoas estão soltas na rua... De lantejoulas, batons, ruge e carmim. Esse ensaio retrata uma tradição carnavalesca de Natal”, disse.

Segundo Lula Belmont, idealizador e diretor de As Kengas, as fotografias de Hugo Macedo é um verdadeiro resgate de alguns personagens que há anos desfila no bloco. “Antigamente, a gente fazia um concurso fotográfico ‘Eu fotografei as Kengas’, mas por falta de apoio, não demos continuidade. Essa exposição de Hugo vem coroar um trabalho da preservação do carnaval das Kengas com imagens belíssimas”, declarou Lula.

Hugo Macedo atua na fotografia potiguar há mais de 15 anos. Para se aperfeiçoar, fez vários cursos em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e Natal. Já realizou exposições com temas de paisagem, natureza e documentário. Sua versatilidade faz dele um dos fotógrafos mais respeitados do Nordeste. Até mesmo quando se enveredou para a escrita, lançando o livro "Beco Estreito", Hugo foi bastante elogiado pela crítica.

A exposição fotográfica “O Glamour das Kengas” será aberta nesse sábado, 31 de janeiro, a partir das 16 horas, no Bardallo’s (Rua Gonçalves Lêdo, Cidade Alta) e ficará em cartaz até a quarta-feira de cinzas. “Fotografar todo o glamour das Kengas durante o carnaval foi fácil. Complicado é escolher somente 35 fotos para mostrar todo o encanto que elas possuem”, explicou o fotógrafo.

2 comentários:

Maria Maria disse...

Perfeito!!!!!

Maria Maria disse...

Quando puder, visita o www.floresdoserido.blogspot.com
Beijos de cá