6 de janeiro de 2009

Hoje é o Dia de Santos Reis

AG Sued
Hoje é o Dia dos Santos Reis, santos símbolos da capital potiguar e co-padroeiros da cidade, junto com Nossa Senhora da Apresentação. Natal é uma das únicas cidades que conheço no mundo que tem dois padroeiros. Aliás, são quatro padroeiros.

O Dia Reis Magos também marca o fim dos eventos do “Natal em Natal”, promovidos pela Prefeitura, que culminou de forma melancólica para o pessoal do bairro Santos Reis, que reclamaram da péssima infra-estrutura para a festa profana que acontece tradicionalmente no bairro.

Foi no Dia dos Reis Magos de 1598, que deu início a construção da Fortaleza dos Reis Magos, em pau-a-pique, barreados com lama do mangue. O dia também celebra a epifania cristã, a manifestação de Deus na humanidade por meio do nascimento do menino Jesus.

De acordo com a lenda, os três Reis Magos (um moreno, um negro e o outro branco) viram a Estrela de Belém no céu e foram ao encontro do menino Jesus, que havia nascido há pouco. Eles representariam as diferenças entre os povos e a sua ida até a manjedoura de Cristo simbolizaria as três nações daquela época, quando só se conhecia a Europa, a Ásia e a África.

Com as bênçãos do padre Gilmar Pereira, responsável pela paróquia do bairro, a festa termina hoje com o som do “Forrozão Garota Turbinada” e “Fera Samba”. Se os três reis ainda morassem na Fortaleza, com o anúncio desses shows eles já teriam ido embora.

Em tempo: palco e banheiros foram garantidos pela “ajuda” da Funcarte com 500 dinheiros.

Nenhum comentário: