11 de fevereiro de 2009

Programação do Carnaval de Natal

Todo mundo que tem juízo sabe que a Natal não tem carnaval. Em todo caso, a Prefeitura da cidade, através da Capitania das Artes se esforçou ao máximo para realizar o “Carnaval Multicultural”, trazendo folia para alguns gatos pingados que ficará por aqui.

Serão seis opções de pólos culturais disponíveis à população: Ribeira, Redinha, Centro Histórico, Rocas, Ponta Negra e Alecrim. Até o dia 19 de fevereiro, acontecem diversas prévias carnavalescas, incluindo o Baile das Kengas, dia 13 no Clube América e o Ensaio Geral, dia 14 na Redinha.

A abertura oficial do Carnaval Multicultural será no dia 19 de fevereiro, quando acontece o Baile de Máscaras no Largo do Atheneu, em Petrópolis. É o dia em que começa o reinado de Momo, com a entrega da Chave da Cidade pelas mãos da prefeita Micarla de Sousa ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval 2009, eleitos no dia 6 de fevereiro no Baile da Saudade.

O tema do Carnaval é uma homenagem a um ícone da cultura potiguar, o mestre Cornélio Campina, morto em agosto do ano passado por problemas respiratórios. Em 1949, o mestre fundou o Grupo Araruna de Danças Folclóricas e Semi Desaparecidas, no bairro das Rocas

Pólos Multiculturais

Alecrim
Se o folião é amante de bandas de frevo e blocos de carnaval, deve ir ao pólo do ALECRIM. Lá, a folia acontece de 20/02 a 24/04, com muito frevo e blocos tradicionais como "Cheiro de Alecrim", "Aí Vem o Alecrim", "Psyu" e "Recordar é Viver". Os blocos irão se deslocar pelas avenidas Alexandrino de Alencar e Presidente Sarmento.

Centro Histórico
Já o pólo CENTRO HISTÓRICO oferece uma gama mais diversificada de atrações, que se estende de 20 a 24 de fevereiro. Nos dois primeiros dias de carnaval, bandas de frevo como a Banda Frevo no Beco e blocos como "Cabeça Feita", "Bloco da Amizade" e "Manicacas do Frevo" desfilam pelas ruas históricas. Além disso, as Kengas fazem seu desfile no domingo (22/02), data em que Khrystal & Banda, Lucinha Lira e Igor Dantas também fazem shows. Na segunda-feira (23/02) é a vez do Carnaval Junto e Misturado, que traz bandas de rap como Neguedmundo, Nordestenato, Carcará na Viagem e Afronordestina (PB). Na terça-feira o rock invade a Rua Ulisses Caldas, ao som de sete bandas de rock, dentre elas Os Bonnies, The Sinks e o cantor e compositor Leno, que fez sucesso durante os tempos da jovem guarda.

Ponta Negra
Quem for a PONTA NEGRA poderá contar com muito frevo, blocos carnavalescos e shows com artistas locais. Valéria Oliveira, Sueldo Soares, Rodolfo Amaral, Ronaldo Ferrara, Isaque Galvão, Pedrinho Mendes e João Batista, que participou do programa global Fama, são mostras das atrações do pólo. Além disso, blocos como o tradicional "Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens" animam os foliões da praia. A programação do pólo acontece de 20 a 25 de fevereiro.

Redinha
No pólo REDINHA, a swingueira, os blocos carnavalescos tradicionais (como "Banda do Siri", "Os Cão" e "Baiacu na Vara") e o ritmo do frevo serão os ingredientes da folia. A programação oferece ainda muitos shows com artistas potiguares, e traz também Nonato Negão, ex integrante da Banda Mel. A folia na Redinha vai de 20 a 25 de fevereiro.

Ribeira
A RIBEIRA traz em sua programação um carnaval tradicional, com desfiles de escolas de samba e tribos de índios na Avenida Duque de Caxias, sentido Rocas-Centro.

Rocas
Com a intenção de valorizar os artistas do bairro, o pólo das ROCAS, a pedido dos próprios moradores, contará com blocos e bandas dos habitantes do pólo, como "Gigante das Rocas", "Arialzinho" e "Canguleirinhos". O carnaval segue na Rua Pereira Simões de 20 a 24 de fevereiro.

Nenhum comentário: