29 de abril de 2009

Coletivo Potiguar no sul do Brasil

A partir dessa quinta-feira, nove fotógrafos potiguares vão mostrar todo talento numa exposição intitulada “Fotografia Contemporânea Potiguar - Imagens da esquina do Brasil”, que ficará montada no espaço da Caixa Cultural de São Paulo até 14 de junho.

Depois dessa data, a mostra segue para Brasília, durante o período de 30 de julho a 31 de agosto e chega ao Rio de Janeiro em 20 de outubro, onde permanecerá até 29 do mês seguinte.

O projeto é uma iniciativa do fotógrafo brasiliense, radicado em Natal há 13 anos, Ricardo Junqueira, que concorreu a um edital proposto pela Caixa Econômica Federal através da Caixa Cultural, tornando possível a realização da mostra intinerante.

Ao mostrar um pouco do que tem sido feito no Rio Grande do Norte, a exposição oferece ao público em geral, fotógrafos profissionais e estudantes de fotografia a chance de ampliar este universo e abrir espaço para intensificar o diálogo fotográfico do país.

Os fotógrafos

1- Ricardo Junqueira - vive em Natal desde 1996 e é fotógrafo desde 1979. Seu trabalho autoral valoriza a pesquisa de temas não convencionais, como as fotos desta mostra, que pertencem à série “Memória”. São imagens de negativos de fotos feitas em viagens, sem nenhuma pretensão a não ser a de registrar momentos em que estava "por aí" com uma maquina na mão.
www.ricardojunqueira.com.br ,

2- Jean Lopes - mora e trabalha em Assu e já ganhou vários prêmios em vários concursos de fotografia no Brasil e alguns no exterior. Tem um excelente trabalho em p/b, mas a principal característica de seu trabalho é o uso da cor.
www.jeanlopes.com.br

3 - Numo Rama - fotógrafo reconhecido dentro e fora do Brasil, ganhador do Prêmio Porto Seguro de Fotografia, com várias exposições nacionais e internacionais no currículo. Depois de anos de experiência no exterior, fixou residência em Natal e tem feito uma fotografia documental conteudista, focando suas lentes em direção dos excluídos socialmente.
www.numorama.com.br

4 - José Frota - é paulista, está em Natal desde 2007 - a maior parte do trabalho foi realizada por aqui > ganhou o premio porto seguro e foi selecionado para algumas exposições muito importantes como Rumos (Itaú Cultural) e Programa de exposições do Centro cultural São Paulo, Coleção Pirelli MASP, entre outras

5 - Karen Montenegro - é de Alagoas, morou e se formou em Comunicação na Unp (Universidade Potiguar), onde começou a se interessar por fotografia. Vive atualmente no Rio de Janeiro.
http://karenmontenegro.carbonmade.com

6 - Max Pereira - é professor de fotografia no SENAC, fotógrafo premiado, com várias participações em salões de arte contemporânea.
www.maxp.carbonmade.com

7 - Erik van der Weijde - holandês, veio fazer intercâmbio em Natal, quando era adolescente, casou com uma potiguar e tem um filho, publicou um livro sobre a praia e as prostitutas de Natal. Passou dois anos fora e está voltando ao Estado.
www.erikvanderweijde.com

8 - Pablo Pinheiro - trabalha com fotografia publicitária e dá aula de fotografia na Unp. Seu trabalho na exposição é um ensaio intimista sobre a família.
www.pablopinheiro.com.br

9 - Hugo Macedo - trabalha com fotografia publicitária e ministra aulas, é de Parelhas e trabalha em Natal. Seu ensaio é sobre o bloco das Kengas.
www.hugomacedo.com.br



Nenhum comentário: