12 de maio de 2009

Forró Namanha lança seu segundo CD autoral com foco no autêntico forró

Leonamanha: cantor, compositor e voz principal da banda; Bruno Rodrigues: sanfoneiro; Edimar Rocha: pecurssão e zabumba; Thazia Brito: triângulo e back vocal; Everarte Araújo: contra baixo e vocal.

O Forró Namanha é um grupo de forró pé-de-serra com uma musicalidade que resgata as raízes do famoso ritmo nordestino dando um toque de modernidade e inovação através de uma linguagem que mescla gírias do cotidiano urbano com expressões matutas do sertão, sem perder a autenticidade rítmica e poética.

O produto cultural dessa matemática é um som bem humorado, de swing gostoso, convidativo e facilmente consumido pelas mais diversas classes sociais, sendo simultaneamente comercial e de boa qualidade.

O lançamento do segundo CD autoral vai acontecer durante os shows agendados para a próxima temporada junina e durante apresentação no Rio de Janeiro, no Lapa 40º, num evento promovido pela CVC/RJ e pela Emprotur, com a finalidade de divulgar Natal para os cariocas.

Intitulado de "Tu + Eu e Eu + Tu", de autoria de Alexandre Lacerda, o CD contém ainda outras 13 músicas, com a maioria sendo composta pelo vocalista e compositor da banda Leonamanha e seus parceiros como, Romildo Soares, Júnior Mandrix, Jorge Lima e Marco França, além da participação de Carlos Zens com sua gaita de caboclinhos, nas faixas 05 e 06.

O CD tem identidade própria, misturando ritmos como xaxado, xote, baião, ciranda e côco, sendo gravado no Megafone Estúdio e mixado por Eduardo Pinheiro.

O grupo Namanha, cujos integrantes foram recrutados entre músicos premiados e de destaque no meio artístico, conta com mais de oito anos de formação. Ao longo dessa estrada, tiveram a oportunidade de divulgar o trabalho em festivais culturais no concorrido mercado artístico do eixo Rio-São Paulo, além de convites para shows nos Estados Unidos e Europa.

A qualidade musical da banda acontece como resultado do rico currículo de seus integrantes, que são profissionais com influências musicais que vão do jazz aos ritmos regionais, incluindo formação e pós-graduação na Escola de Música da UFRN e atuação em bandas de renome nacional.

A estréia do Forró Namanha foi no dia 06 de maio de 2001 no Zás Trás, uma casa de shows direcionada a atividade de turismo, seguida por uma longa temporada no complexo Chaplin, onde se apresentam grandes nomes da música nacional.

No São João e no São Pedro, tocaram em todo litoral do RN; no Juazeiro do CE, em Recife/PE e outras cidades do Nordeste abrindo shows para nomes como, Falamansa, Rastapé, Genival Lacerda, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Fagner e outros.

Banda esteve no Rio de Janeiro e São Paulo

O Forró Namanha esteve no Rio de Janeiro, tocando na Casa Rosa, Scalla (Leblon), Baú Room, Cabana da Serra (Estrada Grajaú/Jacarepaguá), Mourisco (Botafogo), Xote da Palhoça (Jacarepaguá), Forró do Quebra-Mar (Barra da Tijuca), Forró da Manhã (Ilha da Jigóia), sendo janela para nomes famosos do cenário nacional como, Alceu Valença, Dominguinhos, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste, Tribo de Jah e Skank, entre outros.

Em São Paulo, foi uma temporada de dois meses, tocando na casa KVA (Pinheiros), Remelexo (Pinheiros), Remelexo (Ubatuba – SP), O Canto da Ema, Morro de São Paulo e Projeto Equilíbrio.

Os shows mais recentes da banda foram no Forró do Olho D’água – RN, Salão de Turismo (Anhembi-SP) representando o RN e numa temporada realizada na Capitania das Artes e no Castelo Pub (Natal-RN).

Nenhum comentário: