18 de junho de 2009

Curta potiguar será exibido em rede nacional

O gari Wilson é o protagonista do documentário.
-
O documentário Alma de gari dirigido pela estudante de comunicação, Érica Lima foi selecionado para a competição oficial do Festival Tela Digital, e será exibido neste domingo 21/06 as 19h30 em rede nacional na TV Brasil. Até o momento este é o único vídeo potiguar selecionado para competição, O curta Alma de gari têm como protagonista o Wilson Fernandes - um gari que trabalha á noite nas ruas de Natal-RN. Um personagem anônimo que trás consigo uma forte relação com a cidade de Natal. Festival de Vídeo Tela Digital é um festival de vídeos inédito pois permite que os vídeos concorrentes sejam exibidos pela TV BRASIL.

Os radialistas potiguares, Alexandre Santos, Érica Lima e Jurandyr França, produziram em dezembro de 2008 a série de documentários intitulada Alma das ruas. Um projeto piloto com cinco documentários de cinco minutos, produzidos inicialmente, como Trabalho de conclusão de curso e apresentado ao departamento de comunicação social da UFRN.

Com o intuído de mostrar esse trabalho para o grande público, inscreveram esses curtas em alguns festivais de cinema e vídeo que ocorrem pelo Brasil. E para surpresa da equipe os curtas já foram selecionados em três importantes festivais de cinema; O Festival Internacional de Filmes curtíssimos (ocorreu de 24 a 26 de abril de 2009 em Brasília); Festival de cinema de países de língua portuguesa - CINEPORT (ocorreu de 01 a 10 de maio de 2009 em João Pessoa/PB); Mostra de Cinema Documentário de Ipatinga - CINEDOCUMENTA (ocorreu de 13 a 17 maio de 2009 em Minas Gerais) e agora o Festival de Vídeo - Tela Digital.

A competição do festival Tela Digital se dá por duas fases, a primeira, é no site do festival, onde tem o júri popular – os internautas podem acessar e votar no seu vídeo favorito. A segunda etapa se dá na mostra que ocorre na TV, está selecionada pelo júri oficial. A curadoria oficial do festival selecionou o curta Alma de gari sem que o mesmo passasse pela votação popular.

Curta Alma de gari
Neste domingo 21/06
As 19h30 na TV Brasil (TVU- CANAL 5)
Site do festival: www.teladigital.org.br

Nenhum comentário: