9 de junho de 2009

São João de Natal 2009 homenageia Câmara Cascudo

Festival de Quadrilhas de Natal, comidas típicas, muito forró, apoio a arraiás espalhados por toda a cidade, além de homenagem ao mestre Câmara Cascudo, compõem a programação do Natal Forró da Gente 2009 - Contos de Câmara Cascudo.

Bandeirinhas, balões, fogueira, milho assado e forró não podem faltar numa festa de São João. Mas os festejos juninos realizados este ano pela Prefeitura do Natal trarão, além dessa combinação, um adicional. O Natal Forró da Gente 2009 homenageia quem mais contribuiu para a difusão e o estudo das raízes nordestinas: o mestre Luís da Câmara Cascudo.

O "Natal Forró da Gente 2009 - Contos de Câmara Cascudo" será na Ribeira, bairro onde o mestre morou e ao qual rendeu louvores. De 19 a 28 de junho, quem quiser ver o Festival de Quadrilhas Juninas de Natal, provar comidas típicas, dançar forró e conhecer uma mostra da obra de Câmara Cascudo, pode ir ao Largo Dom Bosco, em frente ao Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, a partir das 18h.

Dez dias de forró

Participa do Festival de Quadrilhas - que acontece nos dez dias de evento - um total de 69 quadrilhas juninas, 9 delas cômicas, 13 estilizadas, 6 infantis e 41 tradicionais. As noites serão abertas sempre às 18h com uma quadrilha infantil. Grupos juninos dos quatro cantos da cidade irão se apresentar, como Beijoqueiros (Bom Pastor), Estrela da Candelária (Candelária) e Bom na Hora (Loteamento José Sarney).

Todas as noites, às 21h, o forró começa com trio de forró e, em seguida, sobe ao palco uma banda da terra. Chiquinho do Acordeon, As Nordestinas, Maiorais do Forró, Traz a Massa e Canteiros do Rojão já estão confirmados para animar as noites de festa. Além disso, 30 barraquinhas com comidas típicas se espalharão por todo o Largo, oferecendo uma enorme variedade de petiscos, para a nostalgia dos paladares nordestinos.

Homenagem ao mestre

O tema do São João 2009 será Contos de Câmara Cascudo. Os espaços da festa receberão nomes de contos do escritor. O Pavilhão das Quadrilhas se chamará "O BOI LEIÇÃO", as feirinhas serão "Uma Lição do Rei Salomão" e "A Goela e o Rabo da Baleia", e o arrasta-pé será no espaço "A Princesa de Bambuluá". Nesses pontos também serão instalados banners com resumos dos contos e fotos do mestre.

Apoio aos arraiás

O São João das comunidades também faz parte da programação da Prefeitura. São 119 arraiás espalhados pelas quatro zonas de Natal e que contam com o apoio da Funcarte, como o Chamas Douradas (Redinha), Pega Fogo (Soledade II), Padre Pina (Mãe Luíza), Arraiá da São João (Rocas), Arraiá da Florestina (Ponta Negra) e Arraiá dos Beijoqueiros (Bom Pastor). Os festejos juninos nos bairros acontecem de 12 de junho a 20 de julho.

Nenhum comentário: