Instituto dos Amigos do Patrimônio Histórico, Artístico Cultural e da Cidadania – IAPHACC com o apoio da Fundação Cultural Capitania das Artes- Funcarte finalizam o processo de translado da Catita 03, última locomotiva a vapor do estado, que atualmente encontra-se abandonada no galpão do Museu do Trem em Recife.
A Catita 03 é uma das locomotivas a vapor que integrou um grupo de 26 máquinas de pequeno, médio e grande porte que foram adquiridas em 1906. A locomotiva pertencente ao Rio Grande do Norte inaugurou a ponte sobre o Rio Potengi em 1916 e a ponte de concreto em 1970, durante o governo de Walfredo Gurgel.
A locomotiva e o reboque foram localizados, em 2003, pelo pesquisador Ricardo da Silva Tersuliano, durante a elaboração de uma pesquisa sobre a ponte de ferro de Igapó. Entre os anos de 1966 e 1969 as locomotivas a vapor foram desativadas e substituídas pelas máquinas diesel-elétricas, restando apenas a Catita-03, que permaneceu funcionando até 1975 na manobra interna localizada no pátio das Rocas. Em 1975, a Catita e o reboque foram enviados para da Rede Ferroviária Federal S/A – REFESA com sede em Recife, onde permaneceu até 1998 quando foi enviada para o galpão anexo ao Museu do Trem.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN/RN, a pedido do Ministério Público, esteve em Recife para a realização de uma perícia com o intuito de diagnosticar se realmente a locomotiva pertence ao Rio Grande do Norte. O parecer emitido pelo IPHAN/RN foi favorável a vinda da locomotiva para Natal, considerando, a Catita 03, como a única locomotiva a vapor pertencente ao Rio Grande do Norte. Na quinta-feira, 15 de outubro, representantes do IAPHACC e do Centro de Tecnologia do Gás - CTGÁS estiveram em Recife para fazer todo o levantamento do que será necessário para restauração da locomotiva e do reboque, além da conversão do combustível e a construção de três vagões.
A volta da Catita para Natal faz parte do projeto que tem objetivo regatar e preservar a história, tornando a locomotiva num espaço cultural e de laser. A Catita 03 fará parte do roteiro turístico da cidade que incluirá o bairro das Rocas, Ribeira e Cidade Alta. Atualmente o projeto encontra-se em processo de finalização com a elaboração de um relatório final com o diagnóstico atual da locomotiva, que incluirá um laudo com as medidas técnicas para o translado Recife – Natal, a indicação técnica e a avaliação sobre a operacionalidade da Catita 03.
A Catita 03 é uma das locomotivas a vapor que integrou um grupo de 26 máquinas de pequeno, médio e grande porte que foram adquiridas em 1906. A locomotiva pertencente ao Rio Grande do Norte inaugurou a ponte sobre o Rio Potengi em 1916 e a ponte de concreto em 1970, durante o governo de Walfredo Gurgel.
A locomotiva e o reboque foram localizados, em 2003, pelo pesquisador Ricardo da Silva Tersuliano, durante a elaboração de uma pesquisa sobre a ponte de ferro de Igapó. Entre os anos de 1966 e 1969 as locomotivas a vapor foram desativadas e substituídas pelas máquinas diesel-elétricas, restando apenas a Catita-03, que permaneceu funcionando até 1975 na manobra interna localizada no pátio das Rocas. Em 1975, a Catita e o reboque foram enviados para da Rede Ferroviária Federal S/A – REFESA com sede em Recife, onde permaneceu até 1998 quando foi enviada para o galpão anexo ao Museu do Trem.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN/RN, a pedido do Ministério Público, esteve em Recife para a realização de uma perícia com o intuito de diagnosticar se realmente a locomotiva pertence ao Rio Grande do Norte. O parecer emitido pelo IPHAN/RN foi favorável a vinda da locomotiva para Natal, considerando, a Catita 03, como a única locomotiva a vapor pertencente ao Rio Grande do Norte. Na quinta-feira, 15 de outubro, representantes do IAPHACC e do Centro de Tecnologia do Gás - CTGÁS estiveram em Recife para fazer todo o levantamento do que será necessário para restauração da locomotiva e do reboque, além da conversão do combustível e a construção de três vagões.
A volta da Catita para Natal faz parte do projeto que tem objetivo regatar e preservar a história, tornando a locomotiva num espaço cultural e de laser. A Catita 03 fará parte do roteiro turístico da cidade que incluirá o bairro das Rocas, Ribeira e Cidade Alta. Atualmente o projeto encontra-se em processo de finalização com a elaboração de um relatório final com o diagnóstico atual da locomotiva, que incluirá um laudo com as medidas técnicas para o translado Recife – Natal, a indicação técnica e a avaliação sobre a operacionalidade da Catita 03.
A liberação da locomotiva acontecerá após a entrega do relatório, que será enviado juntamente com um parecer técnico assinado pelo engenheiro ferroviário Marco Aurélio Cavalcante, e entregue até o fim do mês de outubro para a Coordenadoria Técnica do IPHAN.
2 comentários:
Pena que o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Natal venha sendo bombardeado pelo lóbi rodoviário.
Catita... Gostei até do nome. Que bom que ela está voltando para compor a história dos transportes de Natal.
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