4 de novembro de 2009

Bodas de prata literária de Marize Castro

clique no cartaz para ampliar
-
Um dos maiores nomes da poesia contemporânea potiguar vai lançar nova obra. A poetisa Marize Castro revela seu íntimo no livro “Lábios-espelhos”. A publicação será lançada na próxima quinta-feira, dia 05, na livraria Siciliano do Midway Mall, a partir das 19h.

“Lábios-espelhos” é um livro de poesias que revelam a essência literária da autora. A publicação da Editora Una é composta por 106 páginas. A obra é o quinto livro de poemas de Marize. A poetisa recebeu o seguinte comentário da imprensa especializada: “Seus poemas se colocam perante a vida, cuja expressão ela busca palavra a palavra. A vida nas manifestações claras e escuras, que incluem a morte em seu processo. Essa atitude pode ser verificada no próprio feitio dos versos isentos de penduricalhos”, do crítico literário Moacir Amâncio (Revista Cult/SP).

Marize Castro nasceu em Natal, em 28 de dezembro de 1962. É formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e exerce a profissão de jornalista. Quando foi editora do jornal literário O Galo, da Fundação José Augusto, inspirado na publicação Nicolau, do Paraná, reuniu o que de mais significativo havia nas letras norte-rio-grandenses, e deu uma valiosa contribuição à cultura do Estado.

Como poetisa, Marize publicou “Marrons crepons marfins”, em 1984, que recebeu o Prêmio de Poesia da Fundação José Augusto, e “Rito”, em 1993. Desde o lançamento de seu primeiro livro, a escritora surpreendeu pela qualidade literária de seu trabalho. O segundo livro confirmou o talento, o amadurecimento poético e a opção por uma certa linguagem refinada, que busca alcançar um tom universal para sua poesia.

Em 1996, publicou “Poço. Festim. Mosaico”, onde utiliza uma linguagem que oscila entre a prosa e a poesia e se nutre dos principais mitos e musas da literatura ocidental. Já em “Esperado Ouro” seu quarto título, lançado em 2005, mostra a sua própria evolução quanto ao fazer literário, e a intensidade do universo emocional feminino.

A escritora tem publicado poemas em jornais e revistas literárias nacionais e internacionais. Seus textos foram traduzidos para o inglês pelo poeta e professor norte-americano Steven White. Paralelo ao consistente trabalho poético, a autora tem-se revelado uma editora sofisticada e preocupada com os diversos aspectos que envolvem as publicações culturais que produz.

Nenhum comentário: