23 de janeiro de 2010

Uma viagem fotográfica por Recife e Olinda

Capitaneado pelo diretor cultural da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), Adovany Claro, a nave Milênio levou um grupo de aventureiro para explorar os encantos de Olinda e Recife. Armado até os dentes com câmeras e lentes, o grupo foi guiado por Biu de Olinda que nos levou até o Marco Zero das terras pernambucanas.

Em torno do Marco Zero, encontram-se alguns dos edifícios mais antigos de Recife. A partir do Marco Zero, ainda pode-se visualizar o Parque das Esculturas, obras de artes gigantes esculpidas por Brennand, um dos mais famosos artistas pernambucanos. Uma ligeira parada para a fotografia oficial e o grupo segue registrando a história pernambucana.

Destaque para a Torre Malakof, construção de 1855 que serviu como observatório astrológico. Dos prédios antigos do velho centro comercial recifense, há ainda, a Alfândega, a Sinagoga Kahal Zur Israel, mais antiga das Américas, e a Antiga Bolsa de Valores de Pernambuco e Paraíba (Centro Cultural da Caixa).

No centro de Recife, a galera visitou o “Palácio das Princesas”, construção de 1841 que serve com residência do governador, e está situado no mesmo local onde encontrava-se o Palácio de Friburgo, construído pelo conquistador holandês Maurício de Nassau. Visitamos também a fachada do Teatro Santa Isabel, datando de 1850, e assim denominado em homenagem à Princesa Isabel.

Na Praça da República, o grupo deparou-se com dezenas de imagens da mitologia romana. A fotógrafa Ceres, deparou se com a estátua de Ceres, que na mitologia romana, equivalente à deusa grega Deméter. De acordo com a Wikepédia, Ceres era a deusa das plantas que brotam (particularmente dos grãos) e do amor maternal.

O mais famoso dos baobás do Recife está na Praça da República, em frente ao Palácio do Campo das Princesas. Circulando a pé no centro da capital pernambucana, o grupo cruzou uma das pontes do rio Capibaribe até a Rua da Aurora, que foi revitalizada recentemente. Em recife, há cerca de 100 pontes espalhadas pelo município, só no centro histórico são 32. Por essa razão, a cidade recebeu o apelido de “Veneza brasileira”.

Veja fotos da Expedição Fotográfica de Recife e Olinda:

http://www.flickr.com/photos/practical-fotos
-

Nenhum comentário: