18 de fevereiro de 2010

A folia dos Papangus é para guardar na memória

Enviado especial para Bezerros PE, o funcionário do Grande Ponto posa entre os papangus no clique de Hugo Macedo.

Os Smurfs se vestiram de foliões e foram de mãos dadas para Bezerros, no reino encantado dos papangus. A menina mascarada se juntou ao rapaz vestido de arlequim, fazendo par e reinventando antigos carnavais. Em luxuosas indumentárias, os papangus mascarados nem ligaram para o calor escaldante do sertão e transformaram o domingo de sol num dia lindo para ser feliz no carnaval.

Pela exuberância dos papangus, é um grande pecado ir para Bezerros, região Agreste de Pernambuco, sem levar uma câmera fotografia e registrar a “Folia do Papangu”, no domingo de carnaval. Pintados, mascarados, fantasiados, lambuzados, cada um brincou o carnaval como bem quis. Uma folia saudável, segura e cheia de lirismos carnavalescos.

Com ares serranos, a cidade de Bezerros está localizada a 110 km de Recife, onde habita 60 mil pessoas. No domingo de carnaval, a cidade recebe cerca de 300 mil pessoas (conforme dados da prefeitura municipal) para curtir a grande folia. As ruas estreitas lotam de gente, obrigando a pular bem devagar, sem pressa.

Ladeiras apinhadas de gente, fantasias originais, muito frevo e repórteres de todo o mundo na cobertura da festa. Parece Olinda, mas é Bezerros, que a cada ano se firma como a melhor opção do domingo de Carnaval de Pernambuco. E, apesar da multidão, o clima é tranquilo e agrada a todas as tribos, dos adolescentes às famílias.

Estar mascarado é tão comum em Bezerros que até personagens comuns como Minnie e Branca de Neve escondem o rosto. Um espetáculo inesquecível para quem encara essa folia pela primeira vez. Do urso ao boi, do maracatu ao afoxé, tinha de tudo em Bezerros. O único problema foram as famigeradas espuminhas, usadas pelas crianças. Talvez seja o caso de seguir o exemplo do Recife e proibir a venda do produto.
-
Veja a galeria de fotos da Folia do Papangu, em Bezerros:
-
-

2 comentários:

Angela Felipe disse...

Parabéns ao Grande Ponto por ter um 'funcionário" tão competente. Além da clara explicação de como é o carnaval em Bezerros, exibe uma excepcional foto q parece ter sido intencionalmente trabalhada, pela disposição das cores. Foi?

Ângela Felipe.

Carol Muniz e Bruna Bistafa disse...

Olá! Adorei a matéria e a explicação, estou fazendo um trabalho sobre os papangus e gostaria de saber onde posso obter mais informações sobre os mesmos, se tiver alguma fonte que possa me passar ficarei muito grata!

Obrigada desde já,
Bruna