12 de fevereiro de 2010

O carnaval vai ferver no Seridó

AG Sued
O carnaval em Caicó é considerado o melhor da região.

Desde os anos 1960, grupos de amigos começaram a se reunir em agremiações, conhecidas hoje como blocos de rua, onde possuíam sua própria programação; que consistia em banhos em açudes, algazarras nos balneários e de um desfile de carro pelas ruas de Caicó, sempre fantasiados, fazendo batucada e cantando marchinhas.

Hoje em dia, o Bloco do Magão arrasta a galera jovem avisando que começou o carnaval de rua em Caicó, a maior folia do Seridó, reunindo uma multidão de 50 mil foliões por dia. Ano passado, o carnaval em Caicó foi invadido por foliões de todo o nordeste, sendo considerado um dos melhores carnavais do nordeste brasileiro.

Quando a noite chega, a galera junta os blocos para brincar na Ilha de Santana, com palco fixo e estrutura de camarotes e banheiros químicos. Na Ilha, a preferência são os ritmos atuais de axé baiano e forró eletrizado. Lá, os blocos estacionam seus caixotes e viram a madrugada curtindo.

Os caixotes são para armazenar as bebidas em plena festa. Os caixotes são confeccionados em madeira e revestidos internamente por isopor. Cada bloco personaliza seu caixote com sua marca e o carregam para onde forem. Inclusive, o caixote se transforma em uma espécie de palco onde os foliões dançam, seja no Ala Ursa ou estacionado como acontece à noite na Ilha de Santana.

Nenhum comentário: