6 de abril de 2010

Estréia espetáculo O Bizarro Sonho de Steven

O espetáculo "O Bizarro Sonho de Steven", do Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e outras histórias, de Natalo, foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2008. O espetáculo é dirigido pelos componentes do grupo, dentro de uma proposta de participação coletiva, em que os atores são os responsáveis tanto pela direção, como também pela concepção de cenas, falas, cenários, iluminação e figurinos.
-
A dramaturgia teve como raiz o texto do potiguar Eduardo Vinícius, criando o universo subjetivo dos sonhos, onde conflitos e emoções afloram de maneiras inusitadas e sem explicação; o espaço e o tempo situam-se na fronteira do real e do irreal, onde três personagens sobrevivem no limite entre a loucura e a racionalidade, criando, cada um a sua “ordem”, mas ao interagirem instala-se a “desordem”.

Em cena, os atores Alex Cordeiro, Enio Cavalcante e Rodrigo Bico levam o público a deixar sua passividade, caminhando pelo espaço, experimentando e interagindo com as sensações e conflitos, criados pelo circuito dos sentidos, dos signos, nos sonhos de Steven. Envolvido pela atmosfera onírica, o público participa reagindo solidariamente aos atores. Aceitação ou conscientização? Cada um internaliza suas impressões. A meta do grupo é a liberdade do pensamento.

O Grupo de Teatro Facetas desenvolve trabalho de pesquisa, criação e formação em teatro de forma horizontalizada, eliminando a figura hierárquica do diretor. Propõem um fazer artístico baseado nas trocas sociais onde as interações entre o artista, o espaço social e o público fogem do convencional, fazendo da arte um instrumento de transformação, de encontro com novas formas de sociabilidade e de estética.

SINOPSE

Susxto, H.C.R (o aleijado) e Srta. Puta são três seres que compõem um só corpo, um corpo doente, o que remete a sociedade planetária em crise. Sobrevivem numa atmosfera onírica, na fronteira do real e do irreal, querem se libertar das opressões psico-sociais e buscam qualquer saída. Convivem entre encontros e desencontros.

Vivem no limite: loucos, descomedidos, descontrolados ao mesmo tempo em que são racionais. O sarcasmo, a sátira e a violência são recursos presentes na trama contra a mesquinhez, o egoísmo e o individualismo inútil. O BIZARRO SONHO DE STEVEN mostra o lado torcido do ser humano que sobrevive no mundo real, como mero consumidor passivo de mensagens.

O mundo utópico e bizarro criado na peça aponta a precariedade do meio, do humano, levando atores e público a convivência extrema.

Serviço
O Bizarro Sonho de Steven
entradas: 10,00 inteira e 5,00 meia
dias: 15, 16 de abril
23, 24 e 25 de abril
Local: TECESol (Coeduc - Conjunto Pirangi)
às 20 horas

Nenhum comentário: