1 de maio de 2010

Blogueiro do GP participa de congresso de marketing político em Fortaleza

O funcionário do Grande Ponto fotografado por Rodrigo Afonso, durante o 9º Congresso Brasileiro de Estratégia Eleitoral e Marketing Político.

Quem conhece o Grande Ponto sabe que só se publica cultura nesse espaço. Porém, o funcionário do blog também trabalha para a Com-Texto Comunicação, uma empresa de Marketing Político. Pois bem. Semana passada, o blogueiro foi enviado à Fortaleza pela empresa para participar do 9º Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político e ficou encantado com tudo que viu.

O blogueiro decidiu que vai investir em estudos nessa área de estratégias e marketing político/eleitoral. O funcionário do GP, Rodrigo Afonso (diretor da Com-Texto) e mais de 400 pessoas de todo o Brasil participaram por dois dias do 9º Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político, no centro de convenções do Hotel Oásis Atlântico (cinco estrelas), na Beira Mar de Fortaleza.

O Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político é o evento mais importante e completo para os profissionais e interessados da área de campanhas eleitorais. O evento acontece a cada dois anos. Profissionais de todo o Brasil estiveram presentes, debatendo e socializando experiências, que pela primeira vez aconteceu no Nordeste, saindo do eixo São Paulo – Rio de Janeiro.

Dentre as palestras, merece também destaque a fala de Marcelo Serpa, que tratou de convencer a platéia que não exista mais “marqueteiro”, que até a palavra se tornou pejorativa por causa do Duda Mendonça. O termo politicamente correto é “cientista político”, aquele que desenvolve uma estratégia dentro da campanha eleitoral. Ele defendeu o uso das pesquisas para nortear uma campanha e que as pesquisas podem monitorar a estratégia a ser seguida. Mas, ele mesmo frisou que “as pesquisas são termômetros de campanha e não o remédio”.

Marcelo Serpa é professor de Comunicação Eleitoral da Universidade Federal do Rio de Janeiro, consultor editorial e autor do livro “Voto é Marketing”. Especialista em estratégia, opinião pública e análise de pesquisa eleitoral, atua no Marketing Eleitoral desde 1994 e já realizou dezenas de campanhas para governador, prefeito, deputado federal, estadual e vereadores. Outros nomes importante de estratégia de marketing político também fizeram palestras em Fortaleza, como Rubens Figueredo, Fernando Lacerda, Paulo Tarques, Gil Castilho e o grande Chico Santa Rosa, jornalista e publicitário.

O blogueiro saiu do congresso com três livros no sovaco: “Inteligência política para vencer eleições”; “Pauta política do candidato a prefeito – Manual de Campanha O Tom da Vitória”; e “Os 10 mandamentos de uma campanha eleitoral – Planejamento e Organização”, todos do camarada chamado Tadeu Comerllato, ex-prefeito de Videira (Santa Catarina), consultor de Administração Pública, autor de 10 obras sobre Marketing Político, Administração Pública, Estratégias Eleitorais, Motivação e Vendas.

Nenhum comentário: