24 de junho de 2010

Santa Cruz do Inharé inaugura a estátua de Santa Rita de Cássia

Foto Jailson Fernandes

Uma multidão de devotos de Santa Rita de Cássia é esperada neste fim de semana na cidade de Santa Cruz, a 120 quilômetros de Natal. Uma vasta programação será desenvolvida por ocasião da inauguração do Alto de Santa Rita, já chamada de "madrinha dos sertões".

No sábado, haverá reza do terço, missa, procissão, solenidade de inauguração, às 16h, e shows. Já no domingo, a programação terá início às 7h, com missa, na Igreja Matriz e início da visitação ao Santuário. Depois, terá reza do terço, atendimento de confissões, missa e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A estátua da imagem da padroeira de Santa Cruz faz parte do Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita, construído no Monte Carmelo, lado da cidade. O início das obras foi em 2007, com recursos dos governos municipal, estadual e federal.

A estátua mede 50 metros de altura, sobre um pedestal de seis metros, totalizando 56 metros de altura, tornando-a mais alta que a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que mede 38 metros de altura. O complexo compreende, além da estátua, uma capela, sala de promessas, praça do romeiro, auditório, restaurante, lanchonete, lojinhas, banheiros, mirante e estacionamento.

Programação permanente

A partir de agora, será desenvolvida uma programação permanente, todos os domingos, no Santuário: 10h, missa, e às 11h30, bênção do Santíssimo. Além disso, cinco romarias serão realizadas, anualmente: Romaria Eucarística, dias 21 e 22 de abril, fazendo memória à primeira missa celebrada no Santuário; Romaria de Santa Rita de Cássia, de 13 a 22 de maio, na festa da padroeira; Romaria Mariana, de 17 a 22 de julho, festa de Nossa Senhora do Carmo; Romaria da Gratidão, dias 11 e 12 de outubro, celebrando o aniversário de criação do Santuário; e Romaria da Coroa, todo dia 22 de cada mês.

Nenhum comentário: