29 de julho de 2010

Trilhas Potiguares em Janduis

A cidade de Janduis recebe, durante toda a próxima semana, uma série de oficinas do projeto Trilhas Potiguares, proporcionadas através de convênio assinado entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Prefeitura de Janduís.

Para o desenvolvimento dessas atividades, uma equipe de vinte técnicos da UFRN, coordenada pelo professor Mário Cardoso, desembarca na cidade entre os dias 01 e 06 de agosto trazendo oficinas de temáticas variadas nas áreas de assistência social, agricultura, saúde, educação, agricultura familiar, cultura, dentre outras, escolhidas a partir da própria demanda da comunidade em reunião de sensibilização sobre o projeto, realizada no último mês de maio.

Durante a cerimônia de assinatura do convênio entre a UFRN e os municípios, o Reitor José Ivonildo do Rêgo destacou que, a cada edição, o Trilhas Potiguares vem ganhando espaço e ampliando sua atuação de forma significativa.

Melhorando a qualidade de vida dos idosos de Janduís

Dentre as oficinas trazidas pelo projeto Trilhas Potiguares, duas terão impacto direto na qualidade de vida dos idosos locais. Alunos dos cursos de fisioterapia, nutrição, enfermagem e serviço social vão realizar atividades matinais com os idosos visando o desenvolvimento de exercícios físicos voltados às necessidades especiais do grupo com finalidade de melhorar o condicionamento e prevenir problemas decorrentes da idade e falta de atividade. Além do mais, haverá espaço para discussão de assuntos relevantes como hipertensão, diabetes, obsesidade, entre outros.

Na outra oficina, será ministrado um curso de Cuidadores de Idosos. O objetivo é promover uma capacitação nessa atividade, abordando saúde, bem-estar e cuidados do dia-a-dia para com as pessoas da terceira idade e enfermos. O que vai representar oportunidade de emprego e renda para moradores do Município.

O projeto Trilhas Potiguares também vai atender a demanda cultural do município com a realização de cinco oficinas culturais. Serão desenvolvidas capacitações de teatro, fotografia, dança, reciclagem de materiais, música e poesia. As oficinas serão abertas ao público em geral abordando temas relacionados à cultura e lazer.

Um comentário:

Anônimo disse...

LEGAL