18 de agosto de 2010

Aphoto inaugura sua nova sede no Dia Mundial da Fotografia

A Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) Inaugura sua sede no Mercado de Petrópolis e está aberta para receber novos sócios e fortalecer a fotografia norte-riograndense.

A Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) nasceu com o desejo de fortalecer o mercado fotográfico e organizar num só lugar os mais diversos segmentos que trabalham com fotografia em solo norte-riograndense. De acordo com o Estatuto, a Aphoto tem por objetivo reunir e representar os profissionais com interesses comuns, promovendo e defendendo a imagem, o trabalho e os direitos dos associados.

A entidade aceita como sócio qualquer fotógrafo que viva em território potiguar, sendo amador ou profissional. Basta vir até a sede da entidade, no Mercado de Petrópolis em Natal, preencher a ficha de inscrição e pagar uma anuidade de 60 reais.

A principal bandeira de luta da Aphoto é a união das várias entidades que trabalham com fotografia se juntem em favor de um projeto comum, abrangendo todos os segmentos fotográficos para viabilizar um congresso, um simpósio ou encontro de fotografia. Estamos buscando apoios para projetos que possam divulgar a fotografia praticada no Rio Grande do Norte para o Brasil inteiro.

Ainda faltam políticas públicas que estimulem as pessoas para fazer projetos que utilizem a fotografia como ferramenta de aprendizado ou inclusão social. Na opinião do presidente, é necessário que o Poder Público crie alguns editais ou concursos de fotografia para promover a fotografia praticada no Rio Grande do Norte.

Fortalecendo a fotografia praticada no RN
Carteiras de sócios dos aphotistas, inovação da atual gestão da Aphoto.

O repórter-fotográfico Adrovando Claro é um dos fundadores da entidade e um entusiasta da fotografia praticada em solo potiguar, afirma que o Rio a do Norte abriga fotógrafos premiados e de alto nível praticando uma fotografia de qualidade. “O trabalho da galera que está no cenário fotográfico potiguar da atualidade não deixa nada a desejar aos fotógrafos paulistas”, disse.

Atual diretor cultural da Aphoto, Adrovando Claro relatou que a entidade obteve avanços significativos nessa gestão, onde buscou o intercâmbio entre as pessoas que curte fotografia através de “expedições fotográficas” em pontos turísticos e históricos do Rio Grande do Norte. “Enquanto o pessoal descobre novos visuais pelo sertão ou no litoral, eles vão trocando idéias sobre o melhor ângulo, a lente utilizada, se a luz é direta ou indireta. Eles estão falando o tempo inteiro sobre fotografia”, explicou.

Além das expedições, a atual gestão da Aphoto criou o “varal fotográfico” com encontro de sócios e não-sócios no Parque das Dunas e no Iate Clube de Natal, onde houve a última confraternização do grupo ao sabor do pôr-do-sol, na beira do Rio Potengi. “A gente também faz feijoada e sarau, além da realização de exposição fotográfica coletiva com a participação dos sócios”.

Adrovando afirma que foi nessa gestão que a entidade foi devidamente registrada em cartório, configurando o “nascimento legal” da instituição e também foi feito o cadastro do CNPJ, se abrindo para convênios e afins. “A gente também comemora o Dia Mundial da Fotografia (19 de agosto), que já está virando uma tradição da Aphoto reunir as pessoas para pensar sobre a fotografia potiguar”.

O diretor cultural assegurou que a nova sede no Mercado de Petrópolis vai facilitar ainda mais as reuniões dos sócios, além de ser uma referência física da Associação Potiguar de Fotografia, que será aberta diariamente em horário comercial. “Aqueles que quiserem fazer sua inscrição na Aphoto é só se dirigir ao Box 38 do Mercado de Petrópolis para preencher a ficha e pagar a anuidade”, finalizou.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom, Alex, participo humildemente e torço muito para o engrandecimento da APHOTO. Um abraço,

Thyrone.

Nina disse...

Parabéns e sucesso Alex !!!

um abraço
nina