27 de fevereiro de 2010

Manicacas fazem folia no Centro Histórico de Natal

Foto: Ana Flávia
Já foi dito nesse espaço que o carnaval de Natal está sendo conhecido como uma cidade onde as prévias carnavalescas são os grandes destaques. O carnaval no Beco da Lama teve sucesso com a troça “Manicacas no Frevo”, que reuniu uma pequena multidão pelas ruelas do Centro Histórico ao som de uma orquestra de frevo.

Os Manicacas saíram na sexta-feira pré-carnaval, se consolidando como uma das melhores opções da cidade antes do carnaval. Conforme Julio Cesar Pimenta Gurgel, um dos diretores da troça e manicaca-mor, muita gente pega estrada no Sábado de Zé Pereira e aproveita a folia dos Manicas antes da viagem.

Na foto acima, o registro da diretoria com o Rei Momo e a Rainha do Carnaval de Natal. Com cabelo e cavanhaque verde (pra lá de micarlista assumido) Julio Cesar, o artista plástico Fábio Eduardo ao centro, parecendo um papangu mascarado, e o produtor cultural Dorian Lima, usando uma ridícula peruca encarnada.

Veja outros fotos do evento: CLIQUE AQUI

Saiu a listas dos artistas selecionados para XIII Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal

A Capitania das Artes divulgou o resultado com os selecionados do XIII Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal. Na lista, o único artista do Beco da Lama é Jotô. Tirando Sayonara Pinheiro, a estupidez do funcionário do Grande Ponto não permite conhecer os outros nomes.

A Comissão de seleção foi formada por Sólon Ribeiro (CE), Márcio Harun (SP) e Leandro Garcia (RN). A abertura das exposições acontece no dia 12 de março, às 19h, na Galeria Newton Navarro

O XIII Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal pode ser visitado de 15 de março a 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Capitania das Artes.

Relação dos selecionados

· Andrea Ebert
· Danielle Carcav
· Diego Medeiros
· Gabriella Rebouças
· Gigio Almeida
· Jaquelene Linhares
· Joto
· Sayonara Pinheiro
· Maria Clara Rocha – Coletivo Instante Já
· Marjorie Simões e Mariana Zulianeli
· Max Pereira
· Nayara Costa
· Pedrx
· Sussa Rodrigues

26 de fevereiro de 2010

TwittencontroRN acontecerá nesse sábado

Nesse sábado, dia 27, acontecerá o "2º TwittencontroRN", encontro de twitteros potiguares. O evento comaça a partir das 19h e acontecerá na Pizzaria Piazzale (Rota do Sol, próximo ao Frasqueirão).

O evento tem mais de 300 pessoas inscritas. Todos os testes já foram feitos com som, iluminação, para que a transmissão do TwittencontroRN aconteça ao vivo via@Plugtech_, pelo link da twitcam.

Haverá um espaço especial para fotos e entrevistas. As pessoas que chegarem vão poder dar o login do twitter e ganhar um adesivo para as pessoas o identificarem melhor. A organização garante momentos divertido com brindes, de livros, bonés, vinhos, tortas, mesa com várias utilidades.

Quem participará do 2º TwittencontroRN

O Senador Arthur Virgílio (PSDB- AM), virá especialmente para este TwittencontroRN para expor a interatividade que ele tem com os usuários;

Fábio Faria, Deputado Federal do RN com maior número de seguidores;

Peres Filho, Promotor de Justiça, um dos criadores da primeira promotoria para melhor atender as dúvidas de usuários;

Vagner Araújo, O Secretário da Casa Cível por ser um dos usuários mais antigos do Twitter do RN;

Jean Paul Prates, Secretário de Energia e assuntos Internacionais, Twitter como instrumento para transparência e interatividade na gestão pública;

Anna Ruth Dantas, Jornalista da Tribuna do Norte Natal /RN, vai falar do uso da ferramenta para divulgar noticias;

Maria Izabel Dias, Publicitária- Mossoró/RN, com base na pesquisa de campo relacionada ao Twitter vai fazer uma breve Introdução ao Twitter;

Camila Trigueiro, Estudante de Direito, depoimento sobre o Twitter;

Larissa Gabrielle Araújo, Gerente de Marketing do Jornal de Fato e Assessora da PMM- Mossoró/RN. Expôr suas experiências de usuária do twitter;

Um poema de Ilton Gurgel, Caraúbas RN

As bravuras de Seu Quinca Saldanha

I
Um velho bem respeitado
Que viveu nesse lugar
Tem uma história séria
Agora vou relatar
Por isso que o leitor
Por favor queira escutar.
II
Caraúbas o lugar
Tinha um velho valente
Chamado Quinca Saldanha
Homem sério e potente
Que sem medo de ninguém
Era muito consciente.
III
Seu Quinca era valente
E tinha muito dinheiro
Possuía objetos
Era grande fazendeiro
Grande rebanho de gado
Animal, porco e carneiro.
IV
Esse nobre fazendeiro
Respeitado e valentão
Ficou muito conhecido
Por toda população
As bravuras recordadas
Pela nossa geração
V
Em certa ocasião
Por lá passa um sujeito
Deixou a cancela aberta
Achava está direito
Seu Quinca por sua vez
Mostrou que tinha respeito.
VI
Chamou logo o sujeito
E a ele ordenou
A passar o dia todo
No que nunca imaginou
Cancela fechar abrir
Assim ele obrigou.
VII
O homem então passou
O tempo todo assim
Debaixo de um sol quente
Achando muito ruim
Pois se ele não cumprisse
Podia se o seu fim.
VIII
E o homem que assim
Ficou o resto do dia
Para ser observado
Estava lá um vigia
Se acaso ele parasse
De chibata apanharia.
IX
Quando foi um certo dia
Quinca mandou o recado
Ao valente Lampião
Cangaceiro afamado
Pra não vir em Caraúbas
Temeu ver o resultado.
X
Deu Quinca bem respeitado
Com arma e munição
Com cabra bom de gatilho
Todos de arma na mão
Esperava a chegada
Do famoso Lampião.
XI
Temendo a reação
E com medo de morrer
Graças a Quinca Saldanha
Caraúbas pôde ver
Lampião e o cangaço
Na estrada a correr.
XII
Muito mais para dizer
Pois o tempo é corrido
Sobre Seu Qunica Saldanha
Foi um velho conhecido
Morreu na Fazenda Alto
Com todo acontecido.

Folia do Papangu

A imagem acima é uma das mais visitadas na galeria do Flickr, mostrando todo o glamour da "Folia do Papangu", em Bezerros, sertão agrestino de Pernambuco, no domingo de carnaval.

Veja a galeria de fotos:

http://www.flickr.com/photos/practical-fotos

Notas da Bexiga Taboca

Feira da Música de Fortaleza
De 18 a 21 de agosto de 2010, acontece a 9ª Edição da Feira da Música de Fortaleza. Como todos os anos, a Feira reúne um grande número de shows musicais de vários gêneros, além de oficinas, workshops, debates, palestra e exposições. Consolidada como um dos maiores encontros de música e negócios do Brasil, a Feira da Música de Fortaleza entra na expectativa para a realização de sua nona edição com o respaldo das edições anteriores. As inscrições no RN também podem ser feitas através da Fundação José Augusto, até 19 de março. Outras informações pelo telefone: 3232-5326, com atendimento ao público das 08 às 13 horas.
Os documentos necessários para a inscrição são:
- Preencher a ficha de inscrição - disponível para baixar no site oficial da Feira (http://www.feiradamusica.com.br/) – e imprimir;
- Incluir mapa de palco e uma ficha técnica com o nome dos integrantes e respectivas funções, incluindo produtor, se houver;
- CD de áudio – contendo mínimo de três faixas autorais;
- CD-R com breve release do grupo (ou artista solo) e fotos de divulgação (em alta resolução) ambos em formato digital.
-
Oficina de Arte Cênica
O Governo do Estado do RN, através da Fundação José Augusto, abre inscrições para oficinas de artes cênicas a serem realizadas a partir do dia 15 de março no Centro Experimental de Formação e Pesquisa Teatral. Os cursos de Iniciação Teatral – Módulo I e II e Laboratório Vocal serão ministrados por Lenilton Teixeira, Edeilson Matias e Leandro Rocha. Cada turma terá duas aulas semanais que se estenderão até o final deste semestre. O Centro também está cadastrando grupos teatrais que desejam usar o espaço como local de ensaio, experimentos e montagem de suas peças, como explica o coordenador João Marcelino: “O projeto se chama Espaço Livre de Criação. Nossas salas serão abertas para os Grupos de Teatro do Estado do Rio Grande do Norte. Pretendemos atender aos interessados fazendo um controle dos horários através de um Mapa de Trabalho.” A intenção é favorecer um grande número de artistas e assim ajudar a desenvolver as artes cênicas do Estado. Os interessados, tanto para as aulas quanto para solicitar o local para ensaios, devem procurar o Centro Experimental de Formação e Pesquisa Teatral das 14h às 20h ou ligar para 3232 7438. O Centro fica localizado na Av. Hermes da Fonseca, ao lado do Aero Clube.
-
Cursos Oferecidos pelo Centro Experimental:
-
INICIAÇÃO TEATRAL – MÓDULO I. Para quem deseja travar os primeiros contatos com a arte da representação. Trinta vagas para alunos novos. Às terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas. O Professor Lenilton Teixeira é o mestre responsável pela turma e contará com dois assistentes: Professor Leandro Rocha conduzirá a Preparação Vocal e o Professor Edeilson Matias conduzirá a Preparação Corporal.
-
INICIAÇÃO TETRAL – MÓDULO II. Para alunos antigos do Centro e para atores interessados. Trinta vagas. As aulas serão às segundas e quartas-feiras, das 19 às 22 horas. O professor Lenilton Teixeira é o mestre responsável pela turma e contará também com dois assistentes: Professor Leandro Rocha conduzirá a Preparação Vocal e o Professor Edeilson Matias conduzirá a Preparação Corporal.
-
LABORATÓRIO VOCAL – Oficina de Técnica Vocal para atores: o canto, a fala, o canto coral, a palavra, o aparelho fonador... A PREPARAÇÃO DO ATOR! O Professor Leandro Rocha irá trabalhar com trinta alunos todas às segundas-feiras, das 15 às 18 horas.
-
EDITAIS NACIONAIS
-
VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO - Até 5 de março
Estão abertas as inscrições para o 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras. Através do edital serão apoiados projetos que trabalhem as expressões da cultura negra nos segmentos de Teatro, Dança e Artes Visuais. Ao todo serão selecionados 20 trabalhos, distribuídos pelas 5 regiões do Brasil, que deverão ser executados até 31 de outubro de 2010. O regulamento e outras informações sobre o edital estão disponíveis nos endereços http://culturanegra.palmares.gov.br/ e http://www.premioafro.org/.

Prêmio de Literatura – Até 07 de março
Romances, contos, poesias, crônicas, dramaturgias e autobriografias, são os gêneros aceitos pela 8ª edição do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2010. As inscrições dos livros podem ser feitas até o dia 07 de março, no site http://www.premioportugaltelecom.com.br/. Os prêmios serão de R$ 100 mil para o primeiro colocado, R$ 35 mil para o segundo, e R$ 15 mil para o terceiro.

AUDIOVISUAL UNIVERSITÁRIO - Até 10 de março
As inscrições para o 3º MIAU – Mostra Independente do Audiovisual Universitário estão abertas de 25 de janeiro a 10 de março de 2010 para produções audiovisuais brasileiras universitárias em curta-metragem, finalizadas a partir de 2008, em qualquer formato, com duração máxima de 20 minutos. O festival que acontece de 5 a 9 de maio de 2010 no Cine Goiânia Ouro, em Goiânia/GO, visa contribuir para o enriquecimento do cenário cultural goianiense e promover o cinema universitário nacional trazendo o que ele oferece de inovador e criativo. Este ano o MIAU , realizado pela Estação Filmes, conta com apoio institucional da Prefeitura de Goiânia, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Inscrições: http://www.mostramiau.com.br/

EDITAL MAIS MUSEUS - Até 10 de março
Ibram/MinC está com inscrições abertas a partir do dia 08 de fevereiro para a nova edição do Edital Mais Museus, que tem como objetivo a formação de um banco de projetos que terão apoio financeiro durante o exercício de 2010. A iniciativa beneficiará cinco regiões brasileiras, com até 50 mil habitantes e que não possuem instituição museológica. A ação faz parte do Programa Museu, Memória e Cidadania e segue com as inscrições até o dia 10 de março. O Edital já está disponível para consulta na página eletrônica http://www.ibram.gov.br/, mas os interessados em participar da seleção deverão enviar propostas para o Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus do Ibram/MinC apenas no período determinado para inscrição. Informações: (61) 2024-6207 e http://br.mc599.mail.yahoo.com/mc/compose?to=fomento@ibram.gov.br.

ESPAÇOS MAIS CULTURA - Até 14 de março
O Ministério da Cultura (MinC) investirá R$ 9 milhões na implantação de 20 Espaços Mais Cultura, em municípios com até 500 mil habitantes. Os projetos devem ser enviados pelas prefeituras até o dia 14 de março e o edital está disponível nos sites mais.cultura.gov.br ou http://www.cultura.gov.br/.

ELETROBRÁS DE CULTURA 2010 - Até 15 de março
Este ano, o Programa Sistema Eletrobrás de Cultura investirá um total de R$ 15 milhões na realização de espetáculos teatrais adultos, audiovisual (longa-metragem), festivais de cinema e teatro e patrimônio imaterial (manifestações culturais folclóricas). As inscrições vão até o dia 15 de março e serão feitas apenas pela internet, na seção Cultura e Esporte, do site http://www.eletrobras.com/

CINESUL 2010 - Até 20 de março
A mostra competitiva do Cinesul 2010 – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo recebe obras de ficção ou documentais, em curta, média ou longa metragem, até o dia 20 de março. Para participar da 17ª edição do evento — que este ano será realizado de 15 a 27 de junho, no Rio de Janeiro — é exigido que o trabalho inscrito tenha sido finalizado entre 2008 e 2010 e que não tenham sido exibidos no Brasil, em salas comerciais ou televisão aberta. Saiba mais: http://www.cinesul.com.br/.

TELCENTROS.BR – Até 26 de março
Foi publicado hoje (24) o Aviso de Seleção Pública para o Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR. Inscrições até 26 de março. Saiba mais: http://www.inclusaodigital.gov.br./

MÚSICA INSTRUMENTAL - Até 31 de março
O Festival PIB — Produto Instrumental Bruto, visando incentivar e difundir a produção contemporânea de música instrumental do Brasil, já está recebendo inscrições de bandas, até 31 de março. Para participar da seleção é necessário enviar material do grupo atualizado (CD + Release e foto). Confira mais informações no site http://www.festivalpib.com.br/. Dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail festivalpib@gmail.com.

FESTIVAL DE FILMES CURTÍSSIMOS - Até 4 de abril
Filmes com até 3 minutos são o foco das mostras competitivas da 3ª edição nacional e 12ª edição internacional do Festival de Filmes Curtíssimos. Os interessados em enviar seus vídeos têm até o dia 04 de abril. Não há exigências quanto à data de conclusão do filme, desde que não tenham sido inscritos nas edições de 2008 e 2009, e podem ter sido finalizados em qualquer formato, mas devem ser enviados em arquivos do tipo .AVI. O Festival acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de maio, em Brasília. Regulamento e outras informações estão disponíveis no site http://www.filmescurtissimos.com.br/.

PITCHING SOCIAL FUTURA - Até 09 de abril
O Canal Futura abre mais uma frente para a produção audiovisual independente, com a realização do 1º Pitching Social do Canal. A seleção irá premiar dois programas de TV, com 20 minutos de duração e temática livre. Um deverá ser produção de uma ONG, OSCIP ou Instituto e Associação, e o outro de uma TV Universitária. O Pitching, que recebe inscrições até o dia 09 de abril, contemplará cada um dos selecionados com R$ 30 mil reais. Para baixar o regulamento e a ficha de inscrição, acesse: http://www.futura.org.br/.

PRÊMIO CLARIVAL DO PRADO VALLADARES - Até 30 de abril
O Prêmio Clarival do Prado Valladares, possibilitado pela Odebrecht, está com inscrições abertas até 30 de abril. A ideia deste processo seletivo é incentivar pesquisadores a desenvolver projetos com temas inéditos relacionados à História do Brasil. O, ou os vencedores, já que a comissão de seleção se reserva o direito de escolher tantos projetos quanto considerarem merecedores, terão todas as despesas custeads, desde a pesquisa à publicação e distribuição do livro. Confira o regulamento aqui.

PRÊMIO DE PESQUISA MEMÓRIAS REVELADAS - Até 30 de julho
Estão abertas as inscrições ao Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas - Edição 2010. O concurso de monografias com base em fontes documentais referentes ao período do regime militar no Brasil (1964-1985), está aberto a qualquer pessoa, que pode inscrever, no máximo, 01 (uma) monografia, individualmente ou em grupo. Ao todo serão selecionados três projetos, que serão editorados e publicados, com tiragem de 1000 (hum mil) cópias. O envio das monografias e dos documentos de inscrição deverá ser realizado até o dia 30 de julho de 2010. Mais informações estão disponíveis nos sites http://www.memoriasreveladas.gov.br/ ou http://www.arquivonacional.gov.br/.

Show de Leno na AABB

Tem show confirmado do grande cantor Leno, um dos maiores ídolos da Jovem Guarda que virou cult. Vai ser na aabb , sábado dia 6 de março!

Leno vai cantar grandes sucessos da Jovem Guarda e algumas músicas inéditas feitas em parceria com Raul Seixas guardadas no fundo do baú.

Participação da Banda Anos 60. Tá vendo que é show imperdível, né? Junte os amigos e vá lá.

25 de fevereiro de 2010

O Caribe é aqui

Pablo Pinheiro
Camba significa amigo em um dialeto africano. A Banda Camba é o resultado da fusão dos talentos de Gilberto Cabral (trombone), Sérgio Groove (contrabaixo), Yrhan Barreto (guitarra), Walterkleyson (teclados) e Paulírio (percussão), todos músicos potiguares com muitas horas de palco, estúdio e estrada, que se reuniram para tocar o melhor da música latina.

Como o Groove está "embarcado", será substituido pelo não menos competente contrabaixista Paulo de Oliveira. A banda vai apresentar no palco do Anfiteatro Pau-brasil um repertório com releituras de clássicos da música caribenha, além de arranjar e traduzir para versões "calientes", sucessos de nomes consagrados da música brasileira.

Quem gostar de salsa, merengue e rumba, pode se dirigir ao Parque das Dunas nesse final de tarde de domingo, se entregar ao suingue da banda e terminar a semana apreciando o requinte e a técnica que essa cambada de músicos promete oferecer.

Serviço
Show : Banda Camba
Local: Anfiteatro Pau-brasil - Parque das Dunas
Dia: 28 de fevereiro - domingo
Hora: 16h30
Preço: R$ 1,00 (um real)
Fone: 3201 4440

Marketing Inteligente - Windows Vista

23 de fevereiro de 2010

Resposta de Cláudia Magalhães à Rodrigues Neto

A dramaturga Cláudia Magalhães responde às declarações do presidente da FUNCARTE, Rodrigues Neto, na edição do novo jornal de 20 de fevereiro de 2010.

1- Rodrigues disse quanto ao ENE, atual ELE: “se houve negligência, a culpa foi da própria Cláudia Magalhães”. Ora, se eu era a coordenadora geral do evento, acredito que eu era a principal interessada em que o mesmo acontecesse e que fosse um sucesso. Ademais, como coordenadora, não tinha o poder para liberar dinheiro, fazer empenho ou poder político algum, quem os tinham ou tem são justamente, o presidente da FUNCARTE, Rodrigues Neto e a Prefeita, Micarla de Sousa.

2- Rodrigues Neto afirmou que “ao assumir a presidência do órgão, dei carta branca para Cláudia Magalhães seguir no projeto do ELE”. Se eu tivesse “carta branca” o ENE teria acontecido em novembro de 2009, não teriam nem tempo para mudar de letra!

3- “Rodrigues Neto confirmou o ELE para os dias 29, 30 de abril e 1 de maio no Teatro Alberto Maranhão”, contudo a classe artística não sabe disso e a divulgação fraca atesta a falta de comunicação entre a FUNCARTE e os artistas. Quais os nomes dos escritores locais já convidados? Serão mantidos os nomes já confirmados para o evento ou eles também serão negligenciados pela FUNCARTE? Houve algum conselho pra a escolha dos nomes? O conselho anterior (Carlos Fialho, Petit das Virgens, Margot Ferreira, Lívio Oliveira e Isabel Vieira) também foi negligenciado pela presidência da FUNCARTE?

4- Rodrigues diz que “Cláudia passou quase dois meses sem aparecer na capitania”. Ora, se foi assim por que não fui exonerada logo no primeiro mês de ausência? No fim das contas, eu pedi exoneração, assim como outros que não concordaram com a nova política da FUNCARTE. Mas a frase de Rodrigues é reveladora. Então ele aceitaria ou aceita na sua equipe pessoas que ficam dois meses sem aparecer? Interessante sabermos disso.

5- Rodrigues disse que tentou entrar em contato comigo. Ridículo. Meu e-mail e telefone estão na agenda do gabinete da FUNCARTE e na SEPLAN. Além disso, todo o mundo artístico cultural tem os meus contatos, inclusive o próprio presidente da FUNCARTE. Afinal, Rodrigues telefonou do número da presidência para o meu celular na noite de 16 de novembro de 2009 para pedir o telefone do meu marido, o jornalista Cefas carvalho. A conversa dos dois está registrada no blog de Cefas (www.cefascarvalhojornalista.blogspot.com) em postagem no dia 17 de novembro de 2009. Para completar eu e Rodrigues fazemos parte da comunidade social da internet, o orkut, também um excelente maio de comunicação. Como muitas pessoas da sua equipe pode testemunhar, passei tardes inteiras em seu gabinete na esperança de ser atendida.

6- Rodrigues disse: “Ela sequer enviou e-mails para os escritores” Fiz bem melhor que isso, telefonei para os escritores informando a mudança do nome e da data e a confirmação de seus nomes no novo evento. Ficou acertado em reunião que eu não passaria e-mails e sim telefonaria para os escritores. Nesta reunião, além de mim e de Rodrigues Neto, estavam presentes o então presidente da FUNCARTE e já demissionário, César Revoredo, o chefe do departamento de atividades culturais, Josenilton Tavares, e o então assessor de comunicação, Dionísio Outeda.

7- Com relação aos concursos Câmara Cascudo e Othoniel Menezes, Rodrigues disse que “os editais dos concursos estão prontos e no início de março vamos convocar uma coletiva para divulgar as datas dos editais”. Os editais já estavam prontos desde setembro de 2009 e deveriam ter sido lançados em outubro/novembro do mesmo ano para que em março de 2010, no Dia da Poesia, fossem divulgados os vencedores, como foi prometido pelo então presidente César Revoredo, e pela prefeita Micarla de Sousa. Coletiva para divulgar os editais? Ridículo. Não há nenhum mérito nisso, esses concursos já são realizados há mais de vinte anos e com grande sucesso! Aliás, os concursos poderiam ser viabilizados com uma pequena fração dos recursos gastos no duvidoso Natal em Natal.

8- Sobre a revista GINGA, Rodrigues Neto não deu previsão. “Só vou lançar, quando tiver dinheiro para pagar e mantê-la”. Bem, as palavras de Rodrigues Neto atestam quase tudo que eu escrevi na carta e revelam a triste realidade da política cultural natalense!

20 de fevereiro de 2010

Versos do poeta Licurgo Carvalho são aplicados no vestibular da UERN

Agora é pra valer. O poeta seridoense Licurgo Carvalho é literatura pura. Aconteceu que seu poema “Anjo Drummondiano”, um intertexto poético dos versos “Poemas de sete faces”, de Carlos Drummond de Andrade, foi publicado na prova de Literatura Brasileira, durante o vestibular 2010 da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Quando soube do fato, através de uma estudante que fez a prova, o funcionário do Grande Ponto entrou em contato com Licurgo Carvalho, que ficou radiante com o reconhecimento literário. O poeta prometeu continua enviando seus versos para serem publicado no blog com toda a exclusividade do mundo.

A questão 17 da prova de Literatura Brasileira publicou “Anjo Drummondiano”, com o nome do autor e a fonte onde os professores que elaboraram a prova viram o poema, o Grande Ponto. Os versos foram acompanhados com uma questão de Falso ou Verdadeiro.

Agora que virou literatura, reconhecido pela UERN, Licurgo Carvalho prometeu enviar para publicação seus mais recentes versos. O poeta confessa que está pensando seriamente na publicação de um livro, reunindo sua obra inteira.

Para Ler o poema Anjo Drommondiano, CLIQUE AQUI

Para ver a “prova 3” em pdf com todas as questões, CLIQUE AQUI

Para ver a prova, clique na imagem abaixo para ampliar.
-

Espetáculo Experimento n° 1 estréia na Casa da Ribeira

AG Sued
A companhia "si-la-bAs c.dança" estréia dia 24 de fevereiro, seu novo espetáculo intitulado “Experimento nº 1”. Com inicio ás 20h, na Casa da Ribeira o espetáculo é composto por dois trabalhos de diferentes coreógrafos.

O primeiro trabalho da noite é o solo "A quarta parede", criação do bailarino e coreógrafo Clébio de Oliveira e interpretado por Anizia Marques. Neste trabalho o potiguar erradicado na Alemanha, buscou inspiração nos sonhos enquanto experiência real e imaginária a um só tempo, ao tecer a fugacidade de sons e imagens que nos habitam segundo a gramática de desejos recalcados, sobre a concretude do corpo e seus processos bioquímicos.

O segundo trabalho da noite é o dueto "Rumor" desenvolvido a partir de um poema de Frederico Garcia Lorca. Quando as forças se esvaem, o corpo aos poucos enfraquece e ouvimos o rumor da morte se aproximando, o que fazer? Temer o desconhecido ou abraçar uma nova viagem? Mauricio Motta, diretor artístico da companhia é o interprete criador desta obra em parceria com Rosa Costa, bailarina carioca com passagem pelo Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e importantes companhias da Alemanha.

Experimento n°1
Dia: 24 de fevereiro
Hora: 20h
Ingressos: R$ 16,00 (inteira) / R$ 8,00 (estudante)
Local: Casa da Ribeira - Rua Frei Miguelinho, 52 - Ribeira
Informações: 3211.7710

Carta aberta de Cláudia Magalhães sobre o antigo ENE, atual ELE

NOTA DO GP: Enquanto o capitão das artes natalense, Rodrigues Neto, está feito cavalo em parada de Sete de Setembro, cagando e andando, o orgão maior da cultura natalense (leia-se Capitania das Artes) está fadada a ser relegada a uma produtora de eventos como carnaval, São João, entre outras. Em algumas entrevista à imprensa local, o capitão já demostrou ser um sujeito aculturado e que não se preocupa com a cultura de raiz. Literatura, então, não é seu campo de entendimento para dar a devida importância ao ENE ou ELE. A carta abaixo demonstra claramente que a atriz, escritora, articulista e dramaturga, Cláudia Magalhães, tentou trabalha mas não encontrou espaço inteligente na Capitania das Artes.

Carta Aberta sobre o antigo ENE, atual ELE,
Por Cláudia Magalhães

Aos escritores convidados, artistas, produtores culturais potiguares, jornalistas e amigos(as),
-
Na qualidade de Coordenadora do Núcleo de Documentação (Chefe da Biblioteca Pública Esmeraldo Siqueira), cargo que ocupei de janeiro de 2009 a janeiro de 2010 (quando fui exonerada a pedido), comunico a todos os citados acima que não faço mais parte da coordenação geral do ENE (Encontro Natalense de Escritores), atual, ELE (Encontro Lusófono de Escritores). Esta carta se faz necessária para esclarecer alguns pontos que dizem respeito ao meu relacionamento com o mundo cultural local e a sociedade em geral, aos quais devo prestar contas enquanto ocupante que era de um cargo público.

1- Por convite do então presidente da FUNCARTE, César Revoredo, aceitei a coordenação geral do então ENE. Portanto, auxiliada por um conselho formado por: Carlos Fialho, Petit das Virgens, Margot Ferreira, Lívio Oliveira e Isabel Vieira, foram enviados convites via e-mail (oficial da FUNCARTE, em nome do presidente César Revoredo, com cópia para o meu e-mail) para: José Eduardo Agualusa, Paulo Lins, Marçal Aquino, Arthur Dapieve, Xico Sá, Ziraldo, Pedro Bandeira, Marcelino Freire, Cassiano Elek Machado, Joca Reiners, Mário Bortolloto, Eduardo Bueno, Shiko, Fernando Bonassi, Milena Azevedo, Chico César, Tárick de Sousa, Edney Silvestre, Antônio Cícero, Tarcísio Gurgel, Gabriel O Pensador, Tácito Costa, Clotilde Tavares, Carlos Magno, Nivaldete Ferreira, Isabel Vieira, Túlio Andrade, Danilo Guanais, Buca Dantas, Abimael, Nei Leandro de Castro, Lívio Oliveira, Sérgio Vilar, Diogo Guanabara e Macaxeira Jazz, Agregados Família do Rap, Cordel do Fogo Encantado. Além do contato com diversos artistas plásticos, poetas e jornalistas que contribuiriam para o ENE.

2- Depois de meses de trabalho, com planilha total feita, convites prontos e confirmados com a garantia do então presidente César Revoredo, a prefeita Micarla de Sousa até então não tinha posição nenhuma sobre um possível cancelamento ou adiamento do ENE, o encontro literário estava confirmado para os dias 26, 27 e 28 de novembro de 2009. Contudo faltando poucos dias para o início do ENE, César Revoredo pede exoneração da FUNCARTE e o vice Rodrigues Neto assume.

3- Dias antes, fui chamada para uma reunião na qual César Revoredo, na presença do então vice presidente, Rodrigues Neto e do Chefe de atividades culturais, Josenilton Tavares, me comunica que não teríamos mais o ENE, e sim, o ELE e que este seria realizado em março de 2010. Confirmou o meu nome na coordenação geral do mesmo, onde manteríamos a participação de todos os que foram convidados para o antigo ENE. Desta feita, comuniquei – via telefone – aos escritores convidados a mudança do nome e da data. Além de pesquisar possíveis escritores internacionais para o ELE.

4- Contudo, após assumir a presidência da FUNCARTE, Rodrigues Neto não me procurou para confirmar ou retirar o meu nome da coordenação geral do ELE. Semanas depois, comunico ao vice presidente Gustavo Wanderley a minha decisão de sair da coordenação do ELE, mas de permanecer na função de chefe da Biblioteca Pública Municipal Esmeraldo Siqueira, visto que várias atividades por mim desenvolvidas na gestão de César Revoredo estavam em andamento ou com editais publicados, o que detalharei nos próximos tópicos.

5- Semanas depois, diante do silêncio apresentado, posto que o presidente Rodrigues Neto não teve nenhuma conversa oficial sobre o ELE e nem sobre outros assuntos do meu núcleo e também observando pela imprensa a conduta e a atuação da presidência, tomei a decisão de pedir exoneração em janeiro de 2010.

6- Uma vez tendo pedido exoneração surpreendi-me com contatos de escritores locais e nacionais, artistas e jornalistas me perguntando sobre o ELE. Percebi, então, que a presidência não comunicou a ninguém que eu não apenas não era mais a coordenadora do Núcleo de Documentação como também não estava mais na coordenação do ELE, antigo ENE.

7- Artistas e produtores culturais envolvidos em projetos que iniciei me procuram por e-mail e por telefone para saber detalhes dos mesmos. Projetos como o CONCURSO DE REDAÇÃO -“O que é ser um cabra das Rocas”, CONCURSO DE FOTOGRAFIA ESCRITORES POTIGUARES com o tema “Escritores potiguares vivos” foram negligenciados, e pior, não houve comunicação aos artistas envolvidos. No dia da Poesia, o qual fui coordenadora geral, O então presidente César Revoredo com a presença da prefeita Micarla de Sousa, comunicou a todos os presentes não somente a continuação dos CONCURSOS CÂMARA CASCUDO E OTHONIEL MENEZES, mas também, além da premiação em dinheiro, a publicação dos livros dos vencedores. Infelizmente, estes dois concursos também foram negligenciados.

8- Na gestão de César Revoredo o meu núcleo ficou responsável pela nova revista cultural da FUNCARTE, A “Ginga”. Ao longo de meses de trabalho, a revista, por meio do editor contratado, Sérgio Vilar com a sua equipe de jornalistas produziu 100% da revista que estava pronta para ir pra gráfica. Com a mudança da presidência a revista teve o lançamento adiado para março de 2010, eu soube disso através do editor Sérgio Vilar, pois nada me foi comunicado oficialmente.

9- Diante disso, por respeito a todos os que estavam envolvidos nesses projetos, aos artistas e amigos, torno todos estes fatos públicos, de maneira a evitar dúvidas, mal entendidos e conversas de bares e corredores que tanto empobrecem e aviltam a cultura natalense. Saio da FUNCARTE com a sensação do dever cumprido, com coragem de me olhar no espelho todos os dias e com o respeito do mundo artistico e cultural, bem mais precioso que consegui nestes meses de FUNCARTE.

19 de fevereiro de 2010

Banho de cultura no encontro dos maracatus em Nazaré da Mata

Caboclos de Lança do Maracatu do Baque Solto, em Nazaré da Mata PE.

O Carnaval de Pernambuco não tem mesmo comparação. O samba carioca pode até atrair estrelas internacionais. O axé baiano toma conta das TVs pelo Brasil afora, mas fica sempre aquele gosto de produto enlatado. Quem gosta de espetáculo de cores e tradição vai direto aos encontros de Maracatus do Baque Solto, em Nazaré da Mata, distante 65 km de Recife.

Como não tem uma música dançante, o Maracatu de Baque Solto acaba sendo um espetáculo só para os olhos. Pense num espetáculo! As roupas são lindas e têm brilho, colorido. Quando os chapéus dourados apontarem no horizonte é sinal de que lá vêm os lanceiros do Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata.

Na segunda-feira de carnaval, as agremiações saem da Praça João XXIII, mais conhecida como Praça da Catedral, em desfile pelas ruas da cidade. Ontem, eles mostraram mais uma vez que a tradição, antes de esmorecer, está dando mostras de que se renova a cada ano. Não só pelas crianças e jovens que participam da brincadeira, mas pelos grupos novos que surgem e se unem aos antigos.

O cortejo dos grupos de Maracatus rurais mantem a magia e energia que marcam a resistência do trabalhador rural da Zona da Mata, que passa o ano todo esperando por esse momento de libertação da rotina pesada dos canaviais. Ao lado de antigos grupos de Maracatus, que são praticamente um patrimônio histórico, como o Cambinda Brasileira, fundado em 1918, há outros ainda na infância, como o Leão Dourado, de 2006.
-
Veja Galeria de Fotos do Maracatu: CLIQUE AQUI

18 de fevereiro de 2010

A folia dos Papangus é para guardar na memória

Enviado especial para Bezerros PE, o funcionário do Grande Ponto posa entre os papangus no clique de Hugo Macedo.

Os Smurfs se vestiram de foliões e foram de mãos dadas para Bezerros, no reino encantado dos papangus. A menina mascarada se juntou ao rapaz vestido de arlequim, fazendo par e reinventando antigos carnavais. Em luxuosas indumentárias, os papangus mascarados nem ligaram para o calor escaldante do sertão e transformaram o domingo de sol num dia lindo para ser feliz no carnaval.

Pela exuberância dos papangus, é um grande pecado ir para Bezerros, região Agreste de Pernambuco, sem levar uma câmera fotografia e registrar a “Folia do Papangu”, no domingo de carnaval. Pintados, mascarados, fantasiados, lambuzados, cada um brincou o carnaval como bem quis. Uma folia saudável, segura e cheia de lirismos carnavalescos.

Com ares serranos, a cidade de Bezerros está localizada a 110 km de Recife, onde habita 60 mil pessoas. No domingo de carnaval, a cidade recebe cerca de 300 mil pessoas (conforme dados da prefeitura municipal) para curtir a grande folia. As ruas estreitas lotam de gente, obrigando a pular bem devagar, sem pressa.

Ladeiras apinhadas de gente, fantasias originais, muito frevo e repórteres de todo o mundo na cobertura da festa. Parece Olinda, mas é Bezerros, que a cada ano se firma como a melhor opção do domingo de Carnaval de Pernambuco. E, apesar da multidão, o clima é tranquilo e agrada a todas as tribos, dos adolescentes às famílias.

Estar mascarado é tão comum em Bezerros que até personagens comuns como Minnie e Branca de Neve escondem o rosto. Um espetáculo inesquecível para quem encara essa folia pela primeira vez. Do urso ao boi, do maracatu ao afoxé, tinha de tudo em Bezerros. O único problema foram as famigeradas espuminhas, usadas pelas crianças. Talvez seja o caso de seguir o exemplo do Recife e proibir a venda do produto.
-
Veja a galeria de fotos da Folia do Papangu, em Bezerros:
-
-

13 de fevereiro de 2010

Revista Turismo RN

Capa da revista TRUISMO RN, edição especial de carnaval.

Mesmo sem a fama do carnaval pernambucano, cheio de frevo e maracatu, ou do carnaval baiano aonde a galera vai atrás dos trios elétricos, o carnaval no Rio Grande do Norte reúne todos os ritmos nas mais diversas tribos espalhadas pelos municípios, que investem em mega-estrutura para proporcionar alegria para os foliões.

A revista TURISMO RN apresenta uma edição especial mostrando onde estão concentrados os melhores carnavais potiguares, com destaque para as folias nos municípios de Natal, Macau e Parnamirim. A revista ainda leva o leitor para dar um rápido passeio pelo carnaval na praia de Areia Branca e no sertão de Caicó. Seja na Costa Branca ou no Seridó, a folia da galera é contagiante.

A tranquila e pacata cidade sertaneja de Janduís, encravada na Região do Médio Oeste potiguar, é nossa dica para quem quer fugir da folia momesca e se aventurar pelo sertão adentro, conhecendo um pouco da nossa história e desbravando novos horizontes. Janduís guarda uma riqueza cultural ainda inexplorada pelo turista convencional e merece uma visita demorada. O carnaval é um momento perfeito.

Esse ano, a prefeitura de Macau investiu pesado num grande carnaval de rua para agradar o folião que gosta de axé music, saindo enlouquecido atrás do trio elétrico se esbaldando na folia dos acordes baianos. Todas as tardes de carnaval, o legítimo frevo é tocado por uma orquestra de metais na Praça da Conceição. Afinal, atrás do tradicional Mela-Mela vai uma multidão de 150 mil pessoas pelas ruas macauenses.

Já no carnaval de Pirangi, o som do frevo impera em quase todas as troças e blocos de rua. Porém, também há espaço para aqueles que curtem o som energético dos trios elétricos levando uma multidão pelas ladeiras da praia de Pirangi, onde o Maior Cajueiro do Mundo é testemunha da folia momesca. Com um palco armado na praça, o carnaval de Parnamirim segue de noite adentro com bandas tocando até amanhecer.

O carnaval em Natal é multicultural, reunindo uma diversidade de ritmos e molejos nos quatro dias de folia. Na certeza de um dia todo coco virar quenga, o irreverente bloco das “Kengas” sai pelas ruas do Centro Histórico distribuindo sorrisos, plumas, paetês e muita sensualidade no domingo de carnaval. Imperdível para quem ficar em Natal!

Em Ponta Negra, o bloco “Carecas, poetas, bruxas e Lobisomens” aterroriza as ruas da praia com os fantasiados e mascarados seguindo uma orquestra de metais tocando frevo. Na velha Redinha, o bloco “Os Cão” se enche de lama na terça-feira de carnaval e pintam de preto as ruas da praia. Lá, a troça “Baiacú na Vara” ainda tem forças para arrastar os ressacados foliões na manhã da Quarta-feira de Cinzas.

A revista TURISMO RN detalha cada carnaval para que o leitor conheça as diversas opções carnavalescas no Estado.

12 de fevereiro de 2010

Macau: sal, sol e mela-mela

Um dos maiores carnavais do Rio Grande do Norte.

Quem resolve brincar o carnaval em Macau jamais esquece. A cidade se preparou para receber o turista montando uma grande infra-estrutura com vários palcos, som super potente, vários trios elétricos, camarotes confortáveis, praça de alimentação, banheiros químicos e segurança reforçada.

O carnaval de Macau não pára. São cinco dias de muita adrenalina pelos becos estreitos e ruas largas, ao som eletrizante das bandas que tocam nos trios elétricos. Jovens, crianças e adultos, todas as tribos se encontram no tradicional Mela-Mela, onde um trio arrasta os foliões dentro do mesmo cordão de alegria, sem distinções sociais, onde todos ficam melados de carnaval.

Tem carnaval em Macau pra todos os gostos. Na Praça da Conceição, a orquestra de frevo “Balaio de Sal” toca as marcinhas dos antigos carnavais para encher os olhos dos foliões de saudades. Mascarados e fantasiados, armados com confete e serpentinas, aparecem dos quatro cantos de Macau para se juntar a alegria na pracinha.

O carnaval de Macau é multicultural quando os mais vários ritmos se misturam. O axé music dos trios elétricos toca em sintonia com os atabaques do puro maracatu, enquanto os metais tocam frevos e marchinhas carnavalescas das antigas e entram em harmonia com a sanfona forrozeira de um tocador invocado.

O novo roteiro, através do recém-construído Anel Viário, vai proporcionar aos trios elétricos mobilidade e segurança para arrastar os foliões pelas ruas de Macau. Durante os dias de carnaval, a alegria começa cedo na praia de Camapum com palco armado. Mas, a qualquer hora que o folião sair de casa, haverá uma boa opção para pular carnaval e se divertir.

Os trios e as troças de Pirangi

AG Sued
Troças e blocos de rua no carnaval de Parnamirim.

O carnaval da praia de Pirangi, 17 km ao sul de Natal, é considerado a maior folia do litoral do Rio Grande do Norte. Ao som de trios elétricos e bandas de frevo, a Prefeitura de Parnamirim garante conforto e segurança para os foliões que vão participar ativamente do autêntico carnaval de rua, esbanjando irreverência e alegria.

A Prefeitura de Parnamirim promete alegria e segurança aos foliões nos seis dias de folia em Pirangi do Norte, começando na sexta-feira, 12 de fevereiro, e só terminando na Quarta-feira de Cinzas com o Bloco das Vassourinhas, que vem direto de Olinda para animar o final da festa.

O destaque fica por conta da segunda-feira de carnaval com a tradicional irreverência de jovens do bloco “Virgens de Pirangi”, um acontecimento momesco que atrai uma multidão estimada em cerca de 15 mil pessoas. A avenida deputado Márcio Marinho, a principal de Pirangi, fica tomada por um “mar de gente” que acompanha o desfile das Virgens.

Os foliões travestidos de mulheres saem em grupos ou isoladamente, cada um dando seu show particular no corredor da folia. A alegria e irreverência das Virgens já fazem parte do carnaval de Pirangi há 22 anos, quando um grupo de veranistas de Natal resolveu colocar o bloco na rua para brincar. Noivas, enfermeiras, odaliscas, super-heróis, entre outros trajes deixam os foliões a caráter do que exige o bloco.

A maior folia da Costa Branca

AG Sued
A partir da praia de Upanema, o trio elétrico arrasta multidões em Areia Branca.

A programação do Carnaval 2010 de Areia Branca superou as expectativas. Mesmo depois de problemas de ordem financeira no município, gerado pela crise econômica mundial que durou todo o ano passado, o prefeito Manoel Cunha Neto, conhecido como Souza, abriu o cofre e contratou grandes atrações para o reinado de Momo areia-branquense.

Em praça pública, Areia Branca irá se render ao ritmo irresistível da banda baiana Bonde do Maluco, a sensação do momento. Da Bahia, vem ainda o irreverente Kiko Sales e Banda (Ex-Pimenta Nativa), Chicana e Pimenta Nativa, com Serginho. Do Ceará, foram contratados a musa do axé músic, a bela Rafaella Manville e o inquieto Municipal Santos e Banda.

Puxando a galera pelas praias até a cidade e garantindo animação nos palcos de Areia Branca, ainda tem as bandas potiguares Saia Elétrica e Cavaleiros Elétrico, além da Cantora mossoroense Tábata, alvo de elogios de cantoras como Ivete Sangalo e Cláudia Leite. E ainda tem as bandas Axé Feitiço, Banda Introza, Zumzumbaba eRoberto (Ex Terríveis) e Banda Maior Expressão.

O carnaval vai ferver no Seridó

AG Sued
O carnaval em Caicó é considerado o melhor da região.

Desde os anos 1960, grupos de amigos começaram a se reunir em agremiações, conhecidas hoje como blocos de rua, onde possuíam sua própria programação; que consistia em banhos em açudes, algazarras nos balneários e de um desfile de carro pelas ruas de Caicó, sempre fantasiados, fazendo batucada e cantando marchinhas.

Hoje em dia, o Bloco do Magão arrasta a galera jovem avisando que começou o carnaval de rua em Caicó, a maior folia do Seridó, reunindo uma multidão de 50 mil foliões por dia. Ano passado, o carnaval em Caicó foi invadido por foliões de todo o nordeste, sendo considerado um dos melhores carnavais do nordeste brasileiro.

Quando a noite chega, a galera junta os blocos para brincar na Ilha de Santana, com palco fixo e estrutura de camarotes e banheiros químicos. Na Ilha, a preferência são os ritmos atuais de axé baiano e forró eletrizado. Lá, os blocos estacionam seus caixotes e viram a madrugada curtindo.

Os caixotes são para armazenar as bebidas em plena festa. Os caixotes são confeccionados em madeira e revestidos internamente por isopor. Cada bloco personaliza seu caixote com sua marca e o carregam para onde forem. Inclusive, o caixote se transforma em uma espécie de palco onde os foliões dançam, seja no Ala Ursa ou estacionado como acontece à noite na Ilha de Santana.

Vista sua fantasia e caia na gandaia no carnaval de Natal

AG Sued
No domingo de carnaval, as Kengas mostram toda a sua irreverência no Centro Histórico.

Em Ponta Negra, ao som de antigas marchinhas, o bloco “Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens” é atração do Sábado de Zé Pereira. Conforme os organizadores, a idéia é resgatar figuras que fazem parte do imaginário popular dos antigos moradores da Vila, com destaque para os bonecos gigantes dos personagens que dão nome ao Bloco.

No domingo de Carnaval, a dica é curtir o tradicional Carnaval das Kengas, enchendo de purpurina, lantejoulas, brilho, alegria e irreverência, as ruas do Centro Histórico, que ficam lotadas de gente para ver a escolha da “Rainha das Kengas”, ponto alto da festança.

A Terça-feira Gorda é conhecida na cidade por um dos blocos mais famosos de Natal, o tradicional bloco "Os Cão" (no singular), cujos integrantes invadem o mangue para se melar de lama na praia da Redinha. Nos últimos anos, a troça arrasta milhares de foliões pelas ruas da praia, com a fantasia confeccionada no mangue.

O carnaval da Redinha é caracterizado pelos blocos e troças populares que enchem de colorido as ruas estreita da praia. Entre as atrações estão os blocos "Os Bem Amados", "Pinto de Fora", "Fiéis do Gavião", "Banda do Siri", “Só Vai Quem Tem coragem", "Sem Preconceito eu vou" e “Baiacu na Vara”. A concentração acontece na Praça do Cruzeiro todos os dias.

Cordão da Fantasia no carnaval de Macau

O Cordão da Fantasia é uma grande troça de frevo, típica de carnaval de época. Vai às ruas de Macau na tarde da segunda-feira de carnaval. Sai da Praça da Conceição, às 16 horas. Percorre ruas da cidade durante 4 horas, finalizando no mesmo ponto de onde saiu. O folguedo carnavalesco de rua não tem fins lucrativos.

O Cordão da Fantasia foi fundado em 2008, oriundo da necessidade premente de valorizar frevos e marchinhas no carnaval macauense. Macau conta com o privilégio de ter um povo que adora a folia de momo, e o Cordão da Fantasia incentiva o fortalecimento dessa cultura.

Luz, cor, brilho, irreverência, criatividade, harmonia e alegria são características marcantes do Cordão, e que empolgam os foliões, animando a todos, por onde passa. O espontâneo multicolorido de reinado de momo macauense fica mais bonito com o movimento de desmicaretização do carnaval de Macau, vivificado no Cordão da Fantasia.

Macho também apanha

Bloco Manicacas do Frevo sai hoje e homenageia personalidades
-
Por Sérgio Vilar
in Diário de Natal


Na troça carnavalesca de hoje, o Arlequim, o Pierrot e a Colombina passam longe. No bloco Manicacas do Frevo, o triângulo amoroso mais tradicional do carnaval dá vez aos casais apaixonados... No bom português, ao folião controlado pela mulher. E não faltam adeptos. São mais de 300 manicacas "ousados" que deixaram de lavar a louça da cozinha no único dia do ano e desfilam semi-orgulhosos do título pelas ruas do Centro Histórico, claro, ao lado da mulher. Os mais corajosos chegam sozinhos e brincam apenas se vierem munidos de procuração da respectiva autorizando o ingresso no bloco. Na verdade, a troça é aberta a quem se orgulhar do título de manicaca, como explica o diretor do bloco, Júlio César Pimenta. É assim há cinco anos. A concentração de folião controlado e mulheres brabas será em frente ao Bardallos Comida & Arte, na Rua Gonçalves Lêdo, adjacências do Beco da Lama.
-

A partir das 17h, uma orquestra de frevo composta por 25 músicos, comandada pelo maestro Maurício,percorre as ruas e avenidas do centro, com paradas estratégicas nos principais bares e restaurantes dos arredores. À frente do bloco, a novidade deste ano: um estandarte montado pela produtora Danielle Brito ara homenagear o Manicaca do Ano. O título já é tradição no bloco e reivindicação de mulheres orgulhosas do companheiro que têm. A diretoria do bloco conta que a disputa este ano foi acirrada e análises aprofundadas a respeito do comportamento de cada integrante foram postas à mesa. Venceu o jornalista Sérgio Vilar - este que vos escreve. Embora tenha contestado o título - logicamente sem a presença da respectiva ao lado - foi vencido pelos argumentos convincentes da diretoria e receberá o Troféu Rolo de Macarrão.
-

Quem inaugurou a "homenagem" foi o artista plástico Fábio Eduardo. Os manicacas do ano seguintes foram o produtor Fábio Lima e o jornalista Alex de Souza, angariado com o título nos últimos dois anos. Entre os concorrentes deste ano, figuraram ainda o presidente Lula, o marido da governadora Wilma, José Maurício, o músico Paulo, da banda DuSouto e o jornalista Rafael Duarte. "Rafael estava bem cotado, mas brigou com a esposa (Ana Paula) e vimos ele separado dela no Pratodomundo (o Festival Gastronômico do Beco), então decidimos premiar aquele que religiosamente está ao lado da companheira e não sai sozinho nem com procuração", malha o diretor Júlio César Pimenta.
-

Outra peculiaridade do bloco é a arte estampada nas camisas. A primeira foi confeccionada pelo designer gráfico Afonso Martins. As seguintes receberam o talento do artista plástico e também diretor do bloco Fábio Eduardo, geralmente com a figura do colega artista Marcelus Bob acorrentado pelo pescoço e puxado pela mulher. Todas as cem camisas confeccionadas este ano já foram vendidas. Brinca quem for manicaca, com ou sem camisa.
-

Após o percurso, por volta das 19h30, a banda de frevo fará o arrastão do público presente até o palco oficial do pólo Centro Histórico, armado na esquina da Rua Ulisses Caldas com a Vigário Bartolomeu. Após a apresentação final da banda de frevo, serão realizados dois shows musicais para o público presente, no palco do pólo Centro Histórico, com o Grupo Arrelia e o compositor Maguinho da Silva.
-

Serviço
Saída do Bloco Manicacas do Frevo
Onde: Concentração no Bardallos (Rua Gonçalves Ledo, Centro Histórico)
Data e hora: Hoje, a partir das 17h
Atrações: Banda de frevo, banda Arrelia e Maguinho daSilva.

11 de fevereiro de 2010

21 razões para se casar com um fotógrafo

Resposta da Mônica Canejo, do blog "Uma mulher de vestido" (www.umamulherdevestido.blogspost.com) ao post do Clicio "50 razões para não casar com um fotógrafo" (www.clicio.com.br/blog).

Mônica já se relacionou com três fotógrafos e diz em seu blog que não irá namorar mais nenhum.

1 - Fotógrafos, mesmo os mais tímidos, são sempre galantes. Faz um bem pro ego!

2 - Seus pais nunca vão reclamar que você casou com um vagabundo: ele pode não ter emprego, mas estará sempre trabalhando.

3 - E se ele for um fotojornalista que vai para guerras e coisas do tipo, vai conseguir respeito até daquela sua tia mais careta, que invoca com o jeito esquisitão que ele tem (tá certo que o cara demora meses para perceber que precisa aparar o cabelo e a barba, mas, afinal, qual o problema de alguém se parecer com o Capitão Caverna quando é capaz de arriscar a vida desta forma, né?).

4 - Se fotógrafos não dão carona para o casal de amigos porque o banco do carro tá cheio de equipamentos, também não dão carona para aquele cara folgado, que vai insistir para vocês desviarem em quilômetros o caminho só para deixá-lo na porta de casa.

5 - E como o porta malas também tá sempre cheio, você é obrigada a fazer malas exíguas, que levem apenas o essencial. Ótimo aprendizado para quando for viajar sozinha: vai poder carregar suas malas sem esforço.

6 - Ir ao cinema fica bem melhor. Você aprende a observar outras coisas - além do roteiro e da fina estampa do galã - como movimentos de câmera, enquadramentos e iluminação.

7 - Na verdade, tudo pode ter uma nova cara: o fundo da lata de cerveja, a silhueta da antena do vizinho, a gota de orvalho no brotinho da samambaia... você vai começar a botar reparo em coisas que nunca tinham tido a mínima importância na sua vida.

8 - São melhores conselheiros na hora de escolher uma roupa do que as amigas. Elas sabem o que está na moda. Eles sabem o que realmente fica bem em você.

9 - Esta regra também vale para os cabelos, a maquiagem e a cor do esmalte. Eu sei... o cinza arábia tá na moda e suas amigas adoram. Mas se ele disser que “parece que você não tem mais a ponta dos dedos”, dê o vidrinho recém comprado para a sua sobrinha modernete. Ele deve estar certo.

10 - Eles gastam todo dinheiro em equipamento. Mas isto é melhor do que gastar em outras coisas, né? Imagina ser casada com alguém que gasta tudo na coleção de dvds de axé!

11 - Fotógrafos são movidos à paixão. Se está com você, é porque você é apaixonante, mesmo que eles nunca digam.

12 - Também estão sempre procurando beleza. Então, seguindo o raciocínio do item anteriror, você deve ter uma beleza especial (isto eles até dizem). Mesmo que ele esteja cercado de modelos lindas, sensuais e – obviamente- mais bonitas que você.

13 - Pense nisto também na hora em que o flagrar olhando descaradamente para outra mulher: melhor do que fazer uma cena de ciúme, é dizer (mentir?) para si mesma que ele só está olhando por uma questão estética (ele é um esteta nato!).

14 - A maioria dos fotógrafos precisa viajar a trabalho, pelo menos de de vez em quando. E, a menos que você trabalhe com ele, sobra tempo para se encontrar com as amigas solteiras e ficar hooooras falando sobre aqueles assuntos que nós adoramos mas que evitamos na presença deles.

15 - Fotógrafos são exigentes. Mesmo que o restaurante que ele insiste em ir seja um muquifo com toalhas de plástico, a comida deve ser ótima.

16 - Fotógrafos têm sempre algo para te ensinar. Mesmo que sejam nomes esquisitos que mais ninguém conhece. Como Gurski. Scheimpflug. László Moholy-Nagy.

17 - Se você acha importante manter o diálogo, fique tranquila: nunca vai faltar conversa neste relacionamento. Por via das dúvidas, mantenha-se informada sobre o mundo da fotografia: talvez o tema das conversas não varie muito.

18 - Se você gosta de fotografia, tem uma ótima oportunidade de aprender muitas coisas observando sua postura profissional. Eu disse ‘observando’. Não fiquem na ilusão de que ele vai te emprestar lentes ou te ensinar a usar o flash: se o teu interesse é técnica, faça um curso. Ele, no máximo, vai querer te ensinar outras coisas, como a subjetividade narrativa cinematrográfica implícita nos enquadramentos de Sergei Eisenstein ou a importância da documentalidade dentro do contexto contemporâneo numa sociedade saturada pelo excesso de imagens cuja banalização da fotografia beira... Enfim, abra bem os olhos, balance a cabeça concordando (concorde sempre) e se matricule num curso o mais rápido possível.

19 - Seus retratos serão retocados: acabou aquela estória de por seu cachorrinho no avatar do Tweeter porque não ficou bem na foto. As pessoas podem até não te reconhecer, mas que você vai ficar bem, isto vai!

20 - As fotos de corpo também podem virar uma montagem. Se ele puser o corpo de uma gostosona embaixo do seu rosto, guarde com cuidado. Se vocês se separarem, você pode usá-las num daqueles sites de ‘paquera’ quando estiver afim de ter outro namorado (e, se na hora de se conhecerem pessoalmente, ficar muito visível que você tá com vários quilos a mais, invente que está tomando um anticoncepcional que retém liquidos).

21 - Se você conseguir manter o casamento até a velhice não vai ter que se lidar com um marido aposentado na poltrona assistindo Datena e reclamando dos jovens de hoje em dia. Fotógrafos não se aposentam. E estão sempre cercados pelos jovens de hoje em dia, que ficam pedindo opinão sobre seus próprios trabalhos. Ah, eles também não assistem o Datena: o cenário é feio.

Carnaval para a criançada

Pablo Pinheiro
Os palhaços Xaréu, Tamborete, Algaroba, Cabeleira, Catacumba e a palhaça Priziaca formam a banda Xaranga do Riso que no próximo domingo estará se apresentando no projeto Bosque Encena no Parque das Dunas.

A única banda de palhaços do Nordeste e a 3ª do Brasil vai apresentar um repertório com músicas clássicas infantis em ritmo de Carnaval, proporcionando às crianças de todas as idades a oportunidade de conhecer ou reviver as matinês que aconteciam nos clubes da nossa cidade há décadas atrás.

Podem fantasiar seus pequenos pois os palhaços músicos e cantores prometem sacudir o chão do bosque.
-
Serviço
Show: XARANGA DO RISO
Local: Anfiteatro Pau-brasil - Parque das Dunas
Data: 14 de fevereiro - domingo
Hora: 10h30
Preço: R$ 1,00 (um real)
Fone: 3201 4440

Fungindo do carnaval

Pablo Pinheiro
Marco da Costa (guitarra e violão), lider do Na Maré, aproveita as férias da Universidade de Música de Graz na Áustria, a escola de música mais antiga da Europa, onde faz especialização em música clássica e Jazz, para voltar ao palco do Anfiteatro Pau-brasil e apresentar com os parceiros Yuri Dantas (saxofone), Daniel Ribeiro (contrabaixo) e Mateus Jardim (bateria), seu trabalho de música instrumental com ênfase nos ritmos nordestinos e no Jazz, resultado de duas turnês em cruzeiros marítmos.

No repertório, composições próprias e interpretações de músicas de Vitor Assis Brasil, Tom Jobin e Jorge Ben, dentre outros. Para fechar com chave de ouro esse final de tarde de domingo, ainda teremos as participações super especiais de Diogo Guanabara, Antônio de Pádua e Gilberto Cabral.

Serviço
Show : NA MARÉ
Local: Anfiteatro Pau-brasil - Parque das Dunas
Dia: 14 de fevereiro - domingo
Hora: 16h30
Preço: R$ 1,00 (um real)
Fone: 3201 4440

Morre Mestre Elpídio

AG Sued
Mestre Elpídio e sua última apresentação no seu Boi Calemba.

O mestre de Boi de Reis Elpídio Alexandre da Silva, de 82 anos, mais conhecido como "Mestre Elpídio", morreu no início da tarde de ontem, vítima de parada cardíaca, em consequência de um tumor cerebral. Tido como o principal ícone desse tipo de manifestação popular no Rio Grande do Norte, o artista estava internado há pouco mais de um mês no Hospital Walfredo Gurgel.

No dia 5 de janeiro, Mestre Elpídio esteve na Policlínica, no Alecrim, e, após ser submetido a um exame relacionado ao câncer de próstata que enfrentava, teve uma convulsão. Foi, então, transferido para o Walfredo. "Tivemos que levá-lo em uma Kombi, porque não havia ambulância disponível", reclamou o presidente da República das Artes, Lenilton Lima, que acompanhou de perto o trabalho e a saúde do folclorista.

O atestado de óbito registra que a morte aconteceu às 12h50 e divulga a causa como "parada cardio-respiratória devido à síndrome convulsiva em decorrência de um tumor cerebral". Lenilton Lima informou que o velório deverá acontecer na própria residência do mestre, no bairro Santos Reis, em Parnamirim (Grande Natal). Casado pela 36ª vez, conforme comentava entre os conhecidos, Elpídio deixou 21 filhos.

Mestre Elpídio participava do ponto de cultura Boi Vivo, cujo objetivo consiste em restaurar o boi de reis. "Ele era o único remanescente da época dos palanques de Djalma Maranhão", lembrou Lenilton. "E costumava reclamar, amargurado, que nunca existiu um prefeito como ele em Natal, em termos de valorização da cultura popular", continuou.

Fonte: Diário de Natal

10 de fevereiro de 2010

Baile de Máscara no Beco da Lama

clique no cartaz para ampliar
-
Como o Grande Ponto divulgou em primeiríssima mão, o "Ball Masqué" ou o 1º Baile a Fantasia do Centro Histórico (leia-se Beco da Lama) acontece hoje, nos jardins da Pinalcoteca do Estado, Palácio Potengi, que antigamente abrigou o governo do RN.
-
O evento será feito pela Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (Samba) que marca mais um gol em favor da revitalização do carnaval de Natal. A festa começa às 22 horas e vai contar com uma banda de frevo com 40 músicos, finalizando com um tremendo show de Pedrinho Mendes.

A entrada é franca. Porém, o folião deve estar devidamente fantasiado e levar um livro para ser doado a biblioteca José Gonçalves, no Paço da Pátria.

9 de fevereiro de 2010

Hoje tem Kengas na rua

AG Sued
Nesta terça tem “Ensaio da banda das Kengas”, em frente ao Bardallos.

Para ensaiar a banda do maestro Neemias, celebrando o “Dia do Frevo”, as Kengas botam o bloco no Beco da Lama e convida os foliões para o “Lavagem da Peruca”. O evento "kengal" acontecerá hoje, na rua Gonçalves Lêdo, em frente ao Bardallos, o barzinho mais cult do Centro Histórico.

O grande apogeu das Kengas é “Domingo de Carnaval”, quando as Elas comemoram um reinado de 27 anos no carnaval de Natal. Todo ano, Lula Belmont e companhia realizam o tradicional desfile das Kengas, em palco e passarela armado na Rua Vigário Bartolomeu com Ulisses Caldas, atraindo uma grande multidão que vem assistir e aplaudir a irreverência e deboche das Kengas em Natal.

Veja mais fotos das Kengas CLIQUE AQUI

Serviço:
Lavagem da Peruca
“Ensaio Aberto da Banda das Kengas”

Data: 09 de fevereiro
Horário: 19h
Local: Em frente ao Bardallos na Rua Gonçalves Lêdo, 678. Cidade Alta
Informações: 3211 -8589

Abertas as inscrições para a XIII edição do projeto Palco Giratório

AG Sued
Lançando-se no seu décimo terceiro ano de existência, o projeto "Palco Giratório", do Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio (SESC), consolida-se como a principal iniciativa de difusão e descentralização das artes cênicas no país, fazendo circular por todo o território nacional, espetáculos oriundos dos diversos estados brasileiros.

A inquestionável qualidade dos espetáculos, gratuitamente apresentados, assim como das oficinas ministradas pelos integrantes dos grupos selecionados no campo do teatro, dança, arte circense e pantomima, têm contribuído para a formação de platéias, e conta hoje com forte reconhecimento por parte da classe artística brasileira.

Este ano, o processo seletivo que norteará as indicações dos projetos concorrentes ao "Palco Giratório no Rio Grande do Norte" contará com uma curadoria composta por Sávio Araújo (Prof. Dr. do curso de teatro do Dpto de Artes da UFRN), Ivonete Albano (produtora, gestora cultural e ex-diretora do Teatro Sandoval Wanderley) e Bruna Hetzel (responsável pela coordenação do setor de cultura do SESC-RN).

O SESC-RN estará recebendo o material dos grupos interessados a partir do dia 10 de fevereiro. O prazo limite para o envio dos projetos inscritos é o dia 01 de maio/2010. Além disso, a instituição lança um convite aberto a todo o setor artístico para uma reunião de esclarecimentos sobre o Projeto Palco Giratório, que será realizada no próximo dia 10 de fevereiro, a partir das 15hs no SESC-Centro.

A inscrição dos grupos supõe as seguintes exigências:

- 3 Cópias Impressas e Digitalizadas do Projeto incluindo: mapa de luz, elenco, condições adequadas e adaptáveis do espetáculo, detalhamento do cenário, peso dos materiais, proposta de oficina, histórico do grupo, informações sobre a concepção do espetáculo, release contendo sinopse do espetáculo;

- 3 DVDs não-editados contendo a gravação na íntegra do espetáculo;

- Apresentação aberta ao público do espetáculo para avaliação da curadoria

Obs: Ressaltamos que os parâmetros definidos pelo SESC para a escolha de espetáculos são os seguintes:

· Diversidade;
· Espaço Físico e Equipamentos;
· Atividade de Pesquisa;
· Currículo dos Grupos;
· Trabalho em Grupo;
· Inovação/ Diferencial;
· Relevância Social do projeto.

Locais de entrega dos projetos:

SESC-Centro
Av. Praça Tomás de Araújo, s/n. Cidade Alta.

SESC Mossoró
Rua João Marcelino, s/n. Nova Bethânia.

SESC Seridó
Rua Washington Luiz, Boa Passagem. Caicó.

Mais informações com o setor de cultura do SESC-Centro: (84) 3211-5577

Flor Atirupa realiza exposição “Toda Forma de Amar Vale Apena”

Com toques carnavalescos a Artista plástica Flor Atirupa envolve cores, formas, purpurinas e lantejoulas em telas que vão expressar as várias formas de amar.

Imaginem uma Escola de samba chamada "Unidos pelo Amor" com samba enredo "Toda forma de Amar Vale a Pena". Imagem só quem seria o mestre sala e a porta bendeira? Como seria a comissão de frente? Quais formas de amar estariam desfilando em alas pela avenida?

Dessa forma foram os pensamentos iniciais da Flor Atirupa e durante toda a sua criação o amor foi pesquisado, delicadamente escolhido para nascer as 15 tela que estarão expostas e a venda na semana que antecede o carnaval, em meio a confetes e serpentinas.

A abertura da exposição será no dia 09 de fevereiro as 19h com participação do grupo de chorinho "Nem choro nem vela".

Serviço
Toda Forma de Amar Vale Apena
Data: de 09 a 21 de fevereiro de 2010.
Local: Praia shopping ( Na loja ao lado dos caixas eletrônicos)
Contato: Viviane Mendonça - 84 8862-3176
Flor Atirupa: 84 8874-5509

8 de fevereiro de 2010

O livro de memórias de Floriano Bezerra

AG Sued
Ex-deputado conta suas vivências de menino no Vale do Açu e revela os bastidores das lutas que o fizeram uma ameaça à ordem estabelecida.

O ex-deputado estadual, Floriano Bezerra de Araújo, lançou seu primeiro livro, marcando presença na literatura potiguar, com “Minhas Tamataranas: Linhas Amarelas (Memórias)”. O concorrido lançamento foi no salão nobre da livraria Siciliano, no 3º piso do Midway Mall.

No livro, o autor retrata suas vivências de menino nascido em 1927, no Vale do Açu, revelando os bastidores das lutas que o fizeram uma ameaça à ordem estabelecida. Segundo o próprio autor, o ex-deputado destacou-se, na tradução dos militares, como “elemento de cúpula na pretendida realização da Revolução Brasileira”.

Defensor ferrenho dos trabalhadores rurais e urbanos, Floriano foi cassado pela ditadura militar e preso político, torturado nos porões do exército em 1964. O ex-deputado foi três vezes eleito deputado estadual, representando sua terra e escreveu uma trajetória política de sindicalista a deputado.

O autor revela que gostaria de ter publicado o livro ainda na década de 70. Porém, ele teve que passar muito tempo cuidando de sua esposa (Francisca Ribeiro Bezerra – Quinquinha) com câncer e quando ela faleceu, em 2002, Floriano ficou dois anos sem pensar em nada. “Mas, em 2007 resolvi escrever tudo de uma vez”, justifica.

Durante o lançamento do livro, a equipe de reportagem do JORNAL DE MACAU conversou com o escritor, que declarou: “O livro é o registro de anos de silêncio. É quando ganha voz o esquecimento, a falta de conhecimento sobre as lutas sindicais e um emaranhado de informações precisas sobre uma história marcada a ferro e fogo, mas sem mágoas”.

O que eles pensam sobre Floriano Bezerra de Araujo

Mery Medeiros (professor e ativista político)
“Convivi com Floriano desde 1963 e fundamos a Liga dos Camponeses do RN. Ele é uma das pessoas mais humanas que conheci, que lutou muito pelo social”

Geraldo Queiroz (jornalista, ex-reitor da UFRN)
“Ele carrega a hombridade de seu povo. No momento em que escreve suas memórias, Floriano cita muitos acontecimentos importantes que marcaram a revolução brasileira”.

Fernando Mineiro (deputado estadual)
“Floriano é um militante incansável que teve pode contar sua vida e sua luta através do livro que ele está lançando. Convivi com ele em 1994, quando fui candidato a governador e ele sempre foi uma pessoa correta”.

Tarcísio Gurgel (escritor)
“Um homem de larga vivência, uma pessoa convencida do seu papel de cidadão que sempre trilhou sua vida dentro da ética e dos seus ideais sociológicos”.

Afonso Laurentino (jornalista)
“Floriano Bezerra é a última resistência da política maiúscula do Rio Grande do Norte”.

Joanilson de Paula Rego (advogado)
“Esse lançamento concorrido é uma homenagem a simplicidade, a coerência e ao espírito generoso que estabeleceu a harmonia entre seu pensamento e seu coração. Esse livro de Floriano é fruto da integridade de um grande homem público”.

Fábio Henrique Carmo (neto de Floriano Bezerra)
“Não é por ser meu avô, mas Floriano é o ser humano mais íntegro que conheço! Um homem dotado de um espírito altruísta, sempre conseqüente nos seus atos e pensamentos”.

A tirânica estética ensandensida

Feita em plena seguda carnavalesca de 2009, por vários artistas, a pintura coletiva só tem o nome de Dunga.
-
CRÔNICA

Plínio Sanderson
professor, poeta e antropólogo

Há quase um ano, no gregoriano atual plena segunda de cavarnal, amigo Mersons me liga na matina, logo cedo, e diz: Plínio Santos, tô chegando com um presente. Chegou as nove e alguns frames. Numa camioneta, e motorista descarregando uma tela imensa, caixotes de tintas acrílicas, espátulas, pincéis, cavalete, munição completa para uma produção iconográfica coletiva.

Nosso marchant havia virado à noite, depois de encenar personagem próprio na Banda da Ribeira. Chegando a conclusão de quê? “Plínio-Plínio (Emerson nunca conseguiu dizer Plínio, apenas uma vez), ainda consigo seduzir alguém”. Numa gagueira típica de bobeira ou de uma ânsia inerente ao filosofar, emitir juízos de valor - logo ele, que todos dizem de uma ausência total juízo.

Pois bem, os convivas vão chegando sem pressa. Mesa armada como manda o figurino familiar, em babetiana simbiose de manjares (sempre achei antropologicamente que todo caicoense é um italiano do Seridó) e BALBURDIAESCULHAMBAÇÃO, no mínimo cinco falando (aos berros) ao mesmo tempo na ágora praiana sob Távora quadrática.

Cavalete armado, tela montada, algazarras plásticas de iconoclastas lombráticos em transe. Alguns arriscam pinceladas, ensaiam ícones, simulam desenhos, Fernandão Kalon de Maracajau, Carlinhos Bem, um representante do movimento cigano das Minas Gerais, Leozito, Serrote, Euzim, transeuntes em geral, e claro, Mersons, nosso (é) terno herói, que pintou freneticamente, inclusive a si mesmo, primeiro, levantou a camisa, espalhou tinta vermelha perscrutando o coração bobo; sentou em cima de tinta derramada propositalmente criando matiz glute gutural. Deixou vestígios até hoje impressos do teto ao chão, das paredes as iluminarias, em luminuras visuais. Dunga, grog com siempre, levanta-se impávido e tasca sua assinatura: dunga/09. Não contribuiu com um traço, uma cor, um palpite. Assina a obra comemorativa aos 46 anos da aparição de P.S. - desde daquele sábado de Zé Pereira, lá pelas veredas do arcaico Caicó.

Mersons, paladino dos pincéis, protesta irado. Pô Dunga, você não fez nada e ainda que ser dono da obra? Motivado pelo ato sovina dunguiano outros assinaram (ou assassinaram) a tela: Serrão e até um tal de Eu. Mersons ainda enlouquecido, incorporou persona beat vândalo, o vídeo feito como mimo, pelo cineasta Carlos Tourinho teve como título o áspero: “Sábado Violento”. Dublê de artista deformático, Mersons estrelou a película divertida.

Quadro concluído. Conforme anexo. Percebo que havia uma particularidade ou unidade estética (na minha visão, claro, desembocando no limiar do Merlou-Ponty, donde “arte é tudo que gera emoção poética”) na área pintada por Mersons e alguns carimbos com a paleta meus. Olhei com os olhos livres e vaticinei: vou cortar, passar a serra. As pessoas discordavam, deixe de ser idiota, vai quebrar a história? Matar o momento mágico? A celebração instantânea?

Oremos, cortar o quadro não é também fazer história? E essencialmente, paz com minha bel estética? Se reie as convenções. Tudo pela arte, inclusive o sublime ato de serrar. Lembro das histórias pregressas de um certo marchant potiguar que ampliavam a mais valia serrando a obra, multiplicando o vil capital.

Cortei sem trauma, matemático, cirúrgico, emoldurei e como encanta Zeca Baleiro em “Bienal”, “um resultado estético bacana”, massa mesmo, para deleite Plínio, digo, Pleno. Detalhes curiosos no ato de tamanho (e tacanho) vandalismo sentimentalóide: depois do serrote permaneceu a assinatura de Serrão, sem o mesmo ter participado da parte perpetuada. Ele desenhou o poeta de perfil fidelíssimo, com um cocar de pajé tapuya. O artista plástico criador da Galeria do Povo, militante excitante Eduardo Alexandre, nunca, jamé assinou um quadro como: DUNGA! Guardarei a exceção para a prosperidade, como trunfo para quando a sociedade entender e aceitar a obra do Eduardo Alexandre - e venerar, por tabela, o saudoso Chulepa.

O tal resultado estético bacana está à disposição do excelentíssimo público em santa Rita dos Bebeus - bem ali na Ponta do Giz, onde o continente faz a curva, numa vírgula dunar nas águas atlânticas.

6 de fevereiro de 2010

Um soneto de Jarbas Martins, Natal RN

Canhoteiro
para meu irmão Jairo, torcedor do São Paulo,
e admirador de Canhoteiro

Em um primeiro tempo ele driblou
Coroatá, uma trave e o campo ausente.
Driblou o Maranhão, berço insolente,
de revolto lençol, que o atirou

num minifúndio de inocência e grama.
Belzebu, seu grão mestre, o adestrou
no azucrinado ritmo de um tambor
de mina. E maestro o fez do próprio drama.

Tirou o time. Em São Paulo um templo
erigiu o farsante ao seu não-senso.
Fazia coisas do Tinhoso. (Exemplo:

driblava nos limites de um lenço).
Driblou seu obscuro nome e a glória,
ignorou o mercado, as leis, a história.

5 de fevereiro de 2010

Apoteose do Samba no Beco da Lama

AG Sued
Lula do Beco, presidente da Samba, é o responsável pelo Ensaiando o Samba e o 1º Encontro de Baterias das Escolas de Samba de Natal.

Nesse sábado, de tardezinha já caminhando para a boquinha da noite, acontece o encerramento do projeto “Ensaiando o Samba” com uma apresentação das quatro baterias das principais Escolas de Samba de Natal: Acadêmicos do Morro, Malandros do Samba, Imperatriz Alecrinense e Balanço do Morro.

As baterias das Escolas de Samba se concentrarão nos botecos do Beco da Lama, seguindo em cortejo até a Praça Padre João Maria, onde se apresentarão, em conjunto, no primeiro grande encontro das baterias de escolas de samba de Natal. Uma apoteose do samba natalense.

O evento é da Samba e mérito do presidente Lula Augusto, da primeira dama Daniele Brito e dos produtores culturais Julio César e Doriam Lima, que vem cumprindo o calendário da entidade, além de ampliá-lo com novos eventos como esse. O resto da diretoria não faz nada, uns parasitas, só serve para enfeitar o bolo em dias de festa.

4 de fevereiro de 2010

Eu vou embora pra Amsterdã

AG Sued
O fotógrafo viajante, Hugo Macedo (ao centro), ladeados por Plínio Sanderson (em pé) e Dunga (sentado), amigos da Bamba (Boêmios Amigos do Beco da Lama e Adjacências).

O fotógrafo Hugo Macedo chegou da Europa encantado com o Velho Mundo, principalmente a grande quantidade de museus, galerias de artes, pinacotecas, salas temática e uma infinidade de ambientes cheios de obras de artes, pertencentes aos grandes mestres da humanidade.

Já de volta, Hugo encontrou os amigos na espelunca de Nazareth, no Beco da Lama, onde narrou sua admiração com o que viu na viagem, onde percebeu que em todos os museus se podia fotografar a vontade, sem restrições ou maiores rigores.

Entre uma talagada ou outra de cachaça Samanaú, Hugo disparou:

- Enquanto isso, no Museu do Sertanejo, em Acari, o cabra para fotografar a máquina de costurar de dona Mariazinha tem que pedir licença ao diretor do museu e ao prefeito da cidade. Eita, povinho atrasado! Eu vou me mudar pra Amsterdã!

3 de fevereiro de 2010

Curso de fotografia para iniciantes

Em parceria com a Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), o Practical Cursos & Comunicação está com inscrições abertas para novas turmas do “Curso de Fotografia Básica” para iniciantes. O curso vai ensinar passo a passo todas as regras e técnicas fotográficas para qualquer pessoa fazer fotos como um verdadeiro profissional.

O curso é destinado para aqueles que querem conhecer todos os segredos para fazer uma boa fotografia. O Curso de Fotografia vai abordar todas as técnicas necessárias para que o aluno possa tirar fotos profissionais, usando a composição adequada, além de utilizar os recursos que a câmera digital oferece.

O curso vai abordar as técnicas de composição, enquadramento, resolução, armazenamento, acessórios, entre outros temas, em aulas teóricas e práticas.

Curso de Fotografia
Início das aulas: 06 de março
Horário: das 08h00 às 10h00
Aulas somente aos sábados
Valor: R$ 300,00 (2 x R$ 150,00)
Informes: 3211-5436 ou 8817-3359

Maria Bonita, a Rainha do Cangaço

clique no cartaz para ampliar
-
Um novo livro sobre a Rainha do Cangaço será editado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com apoio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.

O livro será lançado no dia 08 de março de 2010 na própria Uneb. O livro aborda a cangaceira Maria Bonita em diferentes contextos e sua vida ao lado do bando de Lampião.

O livro nasceu durante o 1° Seminário do Centenário de nascimento de Maria Bonita. Os artigos são assinados por João de Sousa Lima, Juracy Marques, Edson Barreto, Rubervânio Lima e Antonio Galdino.

Dicas de Leitura

J.D. Salinger (1919 – 2010)

Romance da inocência, resenha de Otto Maria Carpeaux para O Apanhador no Campo de Centeio Obituário do The New York Times
Eu quase vi o Salinger, trecho do livro inédito As Folhas Vermelhas da Nova Inglaterra no Outono de 2000, de Ignácio de Loyola Brandão
A night at the movie, de John Seabrook
Bearable, de Lillian Ross
Carta de Salinger explicando porque não queria um filme baseado em O Apanhador no Campo de Centeio
How to be a recluse, de Andrew Martin

Obras
Parágrafo inicial d`O Apanhador no Campo de Centeio
Trecho de Carpinteiros, Levantem Bem Alto a Cumeeira e Seymour, uma Apresentação
13 contos de Salinger na íntegra, publicados na The New Yorker entre 1946 e 1965 (acesso restrito a assinantes)
Trecho do livro Nove Estórias

Multimídia
J.D. Salinger, Reclusive Literary Icon, Dies at 91, reportagem da PBSNewsHour
Who Wrote Holden Caulfield, canção da banda Green Day
Salinger Rocking Through The Rye, gravada por Bill Halley and his Comets
Catcher in the Rye, canção da banda Guns N' Roses
Le Pastie de la Bourgeoisie, da banda Belle & Sebastian
A look at J.D. Salinger's Incidental Music Legacy

As Vítimas-Algozes, de Joaquim Manuel de Macedo
"No interior e principalmente longe da vila, ou da freguesia e dos povoados há quase sempre uma venda perto da fazenda: é a parasita que se apega à árvore; pior que isso, é a inimiga hipócrita que rende vassalagem à sua vítima.
A venda de que falo é uma taberna especialíssima que não poderia existir, manter-se, medrar em outras condições locais, e em outras condições do trabalho rural, e nem se confunde com a taberna regular que em toda parte se encontra, quanto mais com as casas de grande ou pequeno comércio, onde os lavradores ricos e pobres se provêem do que precisa a casa, quando não lhes é possível esperar pelas remessas dos seus consignatários ou fregueses."
Leia o texto na íntegra

Quando, de Fernando Pessoa
"Quando olho para mim não me percebo.
tanto a mania de sentir
Que me extravio às vezes ao sair
Das próprias sensações que eu recebo.

O ar que respiro, este licor que bebo,
Pertencem ao meu modo de existir,
E eu nunca sei como hei de concluir
As sensações que a meu pesar concebo.

Nem nunca, propriamente reparei,
Se na verdade sinto o que sinto. Eu
Serei tal qual pareço em mim? Serei

Tal qual me julgo verdadeiramente?
Mesmo ante as sensações sou um pouco ateu,
Nem sei bem se sou eu quem em mim sente."

Leia outros textos de Poemas de Álvaro de Campos