31 de maio de 2008

Editais e Prêmios culturais

UNIÃO EUROPÉIA - Até 1º de junho
Organizações culturais, públicas ou privadas, têm até 1º de junho para inscreverem seus projetos no Programa de Cooperação Cultural da União Européia que, em 2008, escolheu o Brasil como país participante. Serão investidos um total de um milhão de euros em projetos culturais brasileiros. A iniciativa deve financiar até 50% dos trabalhos escolhidos, no valor máximo de 200 mil euros por projeto. As atividades previstas devem transcorrer no biênio 2008-2010, sendo que 50% delas devem ser realizadas no Brasil. Outras informações: www.cultura.gov.br/.
-
COOPERAÇÃO CULTURAL - Até 1º de junho
A União Européia escolheu o Brasil para fazer parte do Programa de Cooperação Cultural 2008 e disponibiliza hum milhão de euros para projetos culturais. O objetivo é receber sugestões que apoiem a cooperação e proporcionem intercâmbios culturais. As atividades previstas nos projetos deverão transcorrer entre o segundo semestre de 2008 e dezembro de 2010. Edital e outras informações: www.cultura.gov.br/.
-
RUMOS: ARTES VISUAIS - Até 10 de junho
O Programa Rumos Itaú Cultural lançou editais para serem executados no período de três anos. Em Artes Visuais, os selecionados participarão de exposições coletivas, divulgação do trabalho em catálogos e concorrerão a quatro bolsas de ateliê-residência. Editais e outras informações: www.itaucultural.org.br/rumos/.
-
PRÊMIO LEYA - Até 15 de junho
A empresa editorial portuguesa Leya lançou um prêmio que dará 100 mil euros ao melhor romance inédito em língua portuguesa. Os romances premiados serão publicados por uma ou mais editoras do grupo e vão ser distribuídos simultaneamente em todos os países que adotam o português como língua oficial. O vencedor do prêmio será anunciado na Feira do Livro de Frankfurt, em outubro. Regulamento e outras informações: www.leya.com/.
-
PRÊMIO IBERO-AMERICANO SM - Até 30 de junho
O Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil 2008 está com inscrições abertas para escritores vivos que tenham trabalhos dedicados ao público infantil e juvenil e de relevância para o âmbito ibero-americano. Os candidatos deverão ser apresentados por instituições culturais ou educativas, associação ou grupo de pessoas relacionadas com a literatura infantil e juvenil. O prêmio, no valor de 30 mil dólares, será entregue durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara. Convocatória e outras informações: www.cerlalc.org/
-
RUMOS: EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTE - Até 7 de julho
O edital Educação, Cultura e Arte do Programa Rumos Itaú Cultural vai selecionar trabalhos educativos que dialoguem com a arte e cultura no processo de educação fora das salas de aula. Nesta edição, o foco central do programa são os trabalhos desenvolvidos por educadores em museus e outras instituições culturais. Serão contemplados 15 profissionais com o prêmio de R$ 10 mil, participando ainda de viagens de formação. Editais e outras informações: www.itaucultural.org.br/rumos/.
-
PRÊMIO VIVALEITURA - Até 8 de julho
Estão abertas inscrições para Prêmio Vivaleitura 2008, que faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer boas práticas de leitura. Na edição 2008, o prêmio será de R$ 30 mil para cada um dos vencedores nas categorias Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e Sociedade. Edital e outras informações: www.premiovivaleitura.org.br/.
-
LITERATURA JUVENIL - Até 21 de julho
Está aberto o prazo de inscrição de textos, para jovens brasileiros, com idade entre 12 e 20 anos, que pretendem participar da quinta edição do Prêmio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro. O tema é livre e os interessados podem concorrer tanto em prosa como em poesia. O objetivo do concurso é estreitar as relações literárias entre Brasil e Portugal. Regulamento e outras informações: www.apnljfc.pt/.
-
FRANÇA.BR 2009 - Até 31 de julho
O Ano da França no Brasil deve acontecer entre abril e novembro do próximo ano. A idéia é proporcionar à França a oportunidade de apresentar, nas diversas regiões brasileiras, as diferentes formas de sua cultura. Franceses e brasileiros podem propor projetos, divididos nas categorias França hoje, França diversa e França aberta. Os projetos nacionais serão analisados por um Comissariado brasileiro. Outras informações: (61) 3316.2126, www.cultura.gov.br/franca_br2009/.
-
SESC DE LITERATURA - Até 15 de agosto
O Prêmio Sesc de Literatura está com inscrições abertas para a sua edição 2008. Podem ser inscritos romances ou coletâneas de contos inéditos. As inscrições estão sendo realizadas nas unidades de atentimento de todos os Estados. Outras informações: www.sesc.com.br/.
-
INTERCÂMBIO E DIFUSÃO CULTURAL - Até março de 2009
Está aberto o edital 2008 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, que cobrirá as viagens a se realizarem de julho de 2008 a março de 2009. O programa destina-se a artistas, técnicos e pesquisadores da área cultural, convidados a participar de eventos fora do seu local de residência, no Brasil e no exterior, para apresentar trabalho próprio, fazer residência artística ou curso de capacitação de profissionais da cultura. Podem se inscrever pessoas físicas, grupos ou entidades privadas sem fins lucrativos. O período de inscrição varia de acordo com o mês em que se realizará a viagem. Os formulários de requerimento devem ser entregues em via única, impressa e sem encadernação. A documentação enviada deve obedecer a Portaria MinC nº 4, de 26 de fevereiro de 2008. Edital, formulário e outras informações: www.cultura.gov.br/.

Galeria de fotos

Caros leitores do Grande Ponto,

Hoje, resolvi tirar a poeira do baú de fotografias e encontrei alguns cliques antigos que coloquei na galeria desse blogueiro no Flirck. Siga o link para ver as fotos:

http://www.flickr.com/photos/practical-fotos/

Na galelria há espaço para comentários, que são sempre bem-vindos.

30 de maio de 2008

Cadê a musicalidade potiguar?

Nesse sábado, o Festival de Música do Beco da Lama (MPBeco) apresenta os vencedores do festival, revelando o que há de melhor na musicalidade potiguar. Nas mãos de um júri específico, as canções e letras passam por uma tremenda triagem até chegar ao palco do festival, onde um público ávido por música espera os artistas da terra.

Um espectador mais atendo vai descobrir que a tal musicalidade potiguar está parcialmente representada. A maioria dos artistas que passaram pelo palco do MPBeco são nomes mundialmente desconhecidos e não têm o respaldo de representar a verdadeira essência da música popular potiguar, se é que existe esse termo. Como se o MPBeco fosse um palco menor, alguns artistas evitam o clima de disputa que caracteriza esse tipo de evento.

Onde estão as feras musicais de Natal que não concorrem no MPBeco? Músicos da lavra de Carlos Zen, Galvão Filho, Babal, Sueldo, Valéria Oliveira, Lane Cardoso, Pedrinho Mendes, Rejane Luna, Isaque Galvão, Cleudo e seus Bambeloucos, entre outros tantos. Além de uma porrada de bandas que atuam em Natal e alhures como Perfume de Gardênia, Uskaravelho, Peixe Coco e Jane Fonda, só para citar algumas.

Um festival tão importante quanto o MPBeco, onde resgata a atmosfera dos antigos festivais de músicas enquanto agita o Centro Histórico natalense, era para ser prestigiado com o que há de melhor na música potiguar, contando com a participação maciça daqueles que trabalham e constroem o circuito musical contemporâneo da terra de Elino Julião, Hianto de Almeida, Tonheca Dantas, Felinto Lúcio, Trio Iraquitan, Núbia Lafayette e Glorinha Oliveira.

Na tarde desse sábado, quem for ao Centro Histórico para assistir ao show final da 3ª edição do MPBeco vai curtir a fina flor da musicalidade natalense, onde se apresentarão artistas anônimos que não têm medo de mostrar seu talento. Também estarão se apresentando artistas consagrados como Rodolfo Amaral, Patrícia Palhano, Hardy Guedes, além das bandas Os Grogs e Afetamina, dando garantias que o público vai se delirar com música de qualidade. Esses sim, os verdadeiros representantes da Música Popular Potiguar. Será?

29 de maio de 2008

Informes Literários

Mafalda em campanha pela leitura na Argentina
"La Provincia en Estado Público de Lectura" é uma iniciativa que visa garantir o acesso ao conhecimento e aos bens culturais de todos os habitantes da província de Buenos Aires. O cartunista Quino autorizou o uso de sua personagem Mafalda na divulgação dos materiais de leitura, afirmando que o programa “é fundamental para incentivar a leitura e que nos faz pensar, entender, imaginar e nos permite crescer”. Leia mais (em espanhol).

O futuro das revistas de poesia na Inglaterra
As principais revistas de poesia no Reino Unido costumavam ser vistas como clubinhos fechados, pois criavam dificuldades para a publicação de novos poetas. Mas, segundo post do blog sobre livros mantido pelo jornal inglês The Guardian, novos títulos e a Internet começam a mudar esse cenário. No Reino Unido, atualmente existem quase 300 revistas dedicadas à poesia. Para Todd Swift, poeta e editor canadense, “está surgindo uma nova geração de títulos sobre o tema”, como a Nth Position e a The Wolf. A Internet também tem reduzido a importância das revistas em papel e alguns títulos, como a norte-americana Jacket, têm migrado para versões online.

A polêmica Feira do Livro de Lisboa
Esteve em risco a realização da Feira do Livro de Lisboa (Portugal), que começou no último sábado (24). Até poucos dias antes da realização do evento, que está em sua 78ª edição, a data de início não havia sido definida. A Câmara Municipal de Lisboa chegou a considerar a hipótese de retirar a declaração de interesse público ao evento e cancelar qualquer tipo de ajuda financeira. O motivo da discussão foi um desacordo entre a União de Editores Portugueses e a organizadora do evento, a Associação de Produtores Livreiros (APEL), quanto à participação diferenciada de determinadas editoras.

Jorge Amado e Zélia Gattai
Biografia Jorge Amado
Biografia Zélia Gattai
Fundação Jorge Amado
Trechos de obras de Jorge Amado
Jorge Amado foi festejado por leitores de matizes bem diversos. E também por diversos escritores, como Mario Vargas Llosa, José Saramago e Milton Hatoum.
Entrevista de Zélia Gattai para a Folha de S. Paulo

FEIRAS LITERÁRIAS

Festa Literária Internacional de Parati (FLIP)
2 a 6 de julho, Parati (RJ)
www.flip.org.br

Bookfest Bucareste
4 a 8 de junho, Romênia
www.bookfest.ro

BookExpo Canada
13 a 16 de junho, Toronto
www.bookexpo.ca

Feira do Livro da Cidade do Cabo
14 a 17 de junho, África do Sul
www.capetownbookfair.co.za

EcoSábado 2008

Dia 31 de Maio tem mais uma edição do EcoSábado no Campus!
Esse ano, o evento vai abrir a Semana de Meio Ambiente, que será realizada entrea 30 de maio a 5 de junho.
-
Apresentação teatral, esposição fotográfica, oficinas, cinema, música e muita curtição.
-
Veja toda a programação clicando no cartaz abaixo.

28 de maio de 2008

Infinita Estética Particular

A arte de Assis Marinho estará exposta no Colégio Ciências Aplicadas.

O irrequieto poeta, antropólogo, artista plástico e professor do Colégio Ciências Aplicadas, Plínio Sanderson, realiza mais uma quinta-feira recheada de cultura e arte na escola.

Nessa quinta, a partir das 15h30, acontecerá uma exposição coletiva com 40 obras de 23 artistas plásticos potiguares mais afamados, celebrando o Dia do Artista Plástico. As obras fazem parte do acervo particular do próprio Plínio.

O poeta, artista plástico e jornalista Eduardo Alexandre fará uma palestra sobre “A Galeria do Povo e as Artes Plásticas em Natal”. Haverá ainda um slide-show intitulado “PanAroma das Artes Plásticas Potiguar”, exibição de alguns vídeos e o relançamento do Livro/Postais “Matizes Potiguares”, do artista plástico Franklin Serrão.
-
Uma excelente oportunidade para conhecer e se aprofundar no movimento das artes plásticas do Rio Grande do Norte.

Infinita Estética Particular
Quando: 29 de maio, quinta-feira,
Horário: A partir das 19h30min.
Onde: No auditório do Colégio Ciências Aplicadas
Rua nossa Senhora de Lourdes, 56 - Tirol (ao lado CAERN)

ENTRADA FRANCA
Informações: 9983 5667

27 de maio de 2008

Um poema de Moacy Cirne

os segredos da tua alegria
poderão ser lambidos
em poemas
de muitas noites
e ventanias?
os mistérios de teu olhar
serão intangíveis
como pássaros
embriagados de abismos
e oceanos?
na viagem
que se faz vida
e linguagem
não há respostas possíveis
-
só distâncias impossíveis.

In Balaio Vermelho

Espetáculo da resistência estréia em junho


Já está tudo pronto para o início do espetáculo teatral ao ar livre “Chuva de Bala no País de Mossoró”, que será apresentado no adro da Igreja de São Vicente, local real da batalha entre os resistentes mossoroenses e o bando do temível cangaceiro Virgulino Lampião. O espetáculo começará no dia 14 de junho e será encenado em quatro fins de semana, fazendo parte dos festejos “Mossoró Cidade Junina”, realizado pela municipalidade.
-
Eliezer Rolim, o novo diretor do espetáculo, realizou mudanças radicais na apresentação, começando pela retirada da personagem Antônia, interpretada durante muitos anos pela atriz Tony Silva. A nova versão do espetáculo não tem narrativa, misturando cinema e teatro em cena, para que a história seja contada de forma didática.
-
De acordo com Toinha Lopes, produtora executiva do “Chuva de Bala no País de Mossoró”, o diretor fez as locações de filmagens nos locais onde os fatos realmente aconteceram, criando uma projeção onde os atores sairão das telas de cinema e entrarão no palco. Sem dúvidas que é uma proposta inovadora com promessas de surpresas.
-
Chuva de vaidade
-
Quando foi convidado para dirigir o espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, Eliezer Rolim realizou testes com os atores mossoroenses para poder definir o elenco, já que ele não conhecia de perto o trabalho dos artistas da Terra de Santa Luzia. Os testes atraíram mais de 180 atores para o Teatro Municipal Dix Huit Rosado para o diretor escolher 50 atores.
-
A novidade para fazer os testes causou calafrios na vaidade de alguns atores e atrizes resistentes, que se acham famosos e tinham cadeira cativa na peça, a ponto de alguns não participar do exame de verificação da qualidade artística de cada um. Resultado: ficaram fora do espetáculo.
-
Um ponto positivo é a valorização do músico mossoroense, pela primeira, compondo a trilha sonora da peça, que será capitaneada pelos músicos Gideão Lima e Fábio Monteiro. Mais uma vez, o texto do professor Tarcísio Gurgel (também um mossoroense nato) será readaptado.

RAPADURA NEWS

Desculpa esfarrapada
"Fumo maconha, mas não trago, quem traz é um amigo meu", justificou um maluco que fumava uma ervinha em pleno Beco da Lama quando foi abordado pela PM. Foi liberado na hora.
-
Artistas azuis
Dez artistas plásticos norte-riograndenses vão expor suas obras na “Exposição Anjos”, que será realizada na Galeria Anjo Azul, entre 30 de maio e 14 de junho próximo. Vinte obras selecionadas comporão o salão, localizado na avenida Hermes da Fonseca, 953, Tirol, fone 3611-1000. Os artistas convidados a expor suas pinturas são Ana Antunes, Cristina Jácome, Demetrius Coelho, Fabio Eduardo, Fernando Gurgel, Fracisco Eduardo, Marlene Galvão, Sônia Jácome,. Túlio Fernandes e Vicente Vitoriano. A Galeria Anjo Azul está ficando conhecida pelo Anjo de oito metros de altura esculpido em sua frente por Jordão, a pedido do proprietário da casa, Anchieta Miranda, 61 anos. Ali são comercializados entalhes, pinturas, esculturas e porcelanas.
-
Cinema infantil
Prorrogadas as inscrições para o Festival Internacional de Cinema Infantil. O festival recebe até o dia 31, filmes destinados ao público infanto-juvenil, que serão exibidos nas salas do complexo de cinemas Cinemark em oito cidades brasileiras. O FICI ainda contará com uma programação aberta ao público nos finais de semana e outra voltada às escolas no projeto intitulado A Tela na Sala de Aula. Regulamento e outras informações: http://www.festivaldecinemainfantil.com.br/
-
Mix Brasil
Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual. Os interessados em exibir suas produções no evento tem até o dia 20 de julho (filmes estrangeiros) ou 31 de agosto (filmes brasileiros) para realizarem inscrição. O Mix Brasil acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, durante o segundo semestre de 2008. Regulamento, inscrição e outras informações: www.mixbrasil.org.br/
-
Sinfônica para todos
Hoje, às 20h, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) sobe ao palco do Teatro Alberto Maranhão. Antes da apresentação, às 19h, no Salão Nobre do Teatro, o regente André Muniz ministra uma palestra sobre o repertório a ser apresentado na noite. Para os interessados em saber mais sobre uma orquestra, acontece na quarta (28), às 10 horas, no mesmo teatro, o Concerto Didático, que é gratuito e aberto ao público. A entrada do Concerto Oficial custa R$ 5 inteira e R$ 2,50 para estudante e idosos. Outras informações: http://www.fja.rn.gov.br/
-

Poema matuto de um corno manso

Autor desconhecido

Nascí no Sítio Belém
Lá vivi e me criei
E desde criança jurei
Nunca casá com ninguém.

Por arte num sei de quem
Com Maria me encontrei
Quebrei tudo que jurei
Passei dois mês namorando
Passei três mês me ajeitando
Cum cinco mês, me casei

Me casei e me mudei
La pras banda do riacho
Onde perto morava um macho
Iludidor de muié

Um tal dum Joca Rumeu
Que um dia me apareceu
Cum jeito muito estranho
E cuns ói desse tamanho
Reparando pra Maria

Adispois de uns dias passado
Eu reparei que tinha um sócio
Maria inventou um negócio
De nóis drumi separado
Inventou um bucho inchado
Uma dor de ouvido, umas frieira no pé
Essas manhas de muié, quando quer deixar o marido

Eu vivia dizendo
Que talvez nun me acostume
Os amor deles crescendo
E eu morrendo de ciúme

E ele tratou de buscá ela
Logo no raiar do dia
E eu gritava e dizia:
Volta Maria. Volta pra onde tu vivia

Mas quanto mais eu gritava, antonce
Mas os sem vergonhe corria
Cum oito anos depois
Maria me apareceu

Deixou o Joca Rumeu
E chegou toda déferente
Cuns oito fio na frente
Uns cum tosse e outros cum gôgo
Eu tenho comido é fogo
Pra sustentar tanta gente...

26 de maio de 2008

III MPBeco


No último sábado, aconteceu a segunda eliminatória do MPBeco (Festival de Música do Beco da Lama), em pleno Centro Histórico natalense. Este blogueiro resolveu fazer algumas fotos, que podem ser conferidas no link:
*-*

22 de maio de 2008

Macaíba virtual

Foto: AG Sued
Solar do Ferreiro Torto, um marco na história macaibense.
-
Macaibenses criam lista de discussão

Os macaibenses Karl Mesquita Leite e Cleber Pinheiro Costa, criaram uma lista de discussão em prol da história, divulgação e preservação da cidade de Macaíba, cujo nome "Sempre Macaiba", reflete os objetivos primordiais da ação. Ela congrega macaibenses (moradores ou não de Macaiba) e macaibeiros (os que não nasceram em Macaiba e lá moram, bem como os que defendem a cidade histórica).

Karl Leite informa que a lista já tem 48 inscritos e que os membros farão uma reunião no próximo dia 31. "Pretendemos oficializar a criação da lista e na ocasião o Instituto Pró Memoria de Macaíba, fará o relançamento do livro do escritor macaibense Otacílio Alecrim, Provincia Submersa", informou Karl.

"A reunião ocorrerá às 18h no Solar Caxangá, sede do Instituto Pró Memoria de Macaíba que fica na rua Doutor Pedro Velho, quando a SEMANCA - Sociedade dos Macaibenses e Macaibeiros, será apresentada a sociedade macaibense".

Concursos Literários

Prêmio VivaLeitura 2008
Período de inscrição: até 8 de julho
Aberto a: Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; Escolas públicas e privadas; Sociedade: ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais.
Premiação: R$ 30 mil concedidos a cada um dos três vencedores (um em cada categoria). Os 15 (quinze) trabalhos finalistas do Prêmio VivaLeitura – edição 2008 serão objeto de uma publicação especial.
Divulgação do resultado: setembro de 2008
-
Prêmio Leya
Período de inscrição: até 15 de junho
Aberto a: autores de qualquer nacionalidade.
Premiação: €100 mil ao melhor romance inédito escrito em português; €25 mil para os finalistas.
Divulgação do resultado: Feira Internacional do Livro de Frankfurt, em outubro de 2008.
-
Prêmio Afrânio Coutinho 2008
Período de Inscrições: de 29 de abril a 29 de setembro
Aberto a: universitários, jornalistas, professores da área de ciências humanas, pesquisadores e usuários que tenham registro na Biblioteca Rodolfo Garcia.
Premiação: Os três melhores trabalhos receberão, respectivamente, R$ 10 mil, R$ 6 mil e R$ 3 mil.
Data da premiação: 30 de outubro de 2008
-
Vencedores das três categorias da premiação
(Mini-conto, poesia e crônica)
Entrega dos prêmios e lançamento do livro com os melhores textos serão durante a VII Feira do Livro de Florianópolis & 1ª Feira Catarinense do Livro (no dia 08 de maio de 2008, às 17 horas).
-
Vencedor do 3º Prêmio Barco a Vapor
Lançamento do título vencedor no Espaço da Leitura do 10º Salão FNLIJ do Livro
De 21 de maio a 1º de junho
Mais informações: http://www.edicoessm.com.br/

Cordel Erótico

NA PORTA DO CU DO DONO
(De Maciel Melo e Zé Marcelino)

Essa rôla antigamente
Vivia caçando briga,
Furando pé de barriga
Doidinha pra fazer gente.
Mas hoje tá diferente,
No mais profundo abandono,
Dormindo um eterno sono,
Não quer mais saber de nada,
Com a cabeça encostada
NA PORTA DO CU DO DONO.

Já fez muita estripulia.
Firme que só um bambu
Mais parecia um tatu,
Fuçava e depois cuspia.
Reinava na putaria,
O priquito era seu trono.
Trepava sem sentir sono,
Sem precisar de escada.
Mas hoje vive enfadada
NA PORTA DO CU DO DONO

Nunca mais desvirginou
Uma mata vaginosa.
Há muito tempo não goza.
A noite de gala passou.
Vive cheia de pudor,
Sonolenta e sem abono.
Faz da ceroula um quimono
E da cueca uma estufa.
Vive hoje a cheirar bufa
NA PORTA DO CU DO DONO

Currais Novos, a flor brejeira do Seridó

Foto: AG Sued
A Pedra Rasgada, em Currais Novos, guarda um enorme acervo de inscrições rupestres de tradição Nordeste, datadas de 12 a 18 mil anos.


Encravada no sertão do Seridó, Currais Novos é uma cidade com um potencial turístico ainda para ser lapidado, recheado de histórias e bravura entre índios e colonizadores. O município faz parte do “Roteiro Seridó”, oferecendo várias opções de encantamento para o visitante.

Figuras rupestres, minas de schellita, trilhas ecológicas, festa de Sant’Ana, queijo de coalho, entre outros atrativos, fazem de Currais Novos o lugar ideal para aqueles que querem sentir a presença constante das mais legítimas tradições sertanejas.

Há um roteiro ao Sítio Arqueológico Totoró que é imperdível. Na Pedra Rasgada e na Pedra do Letreiro podem ser observadas figuras rupestres datadas, aproximadamente, de 12 a 18 mil anos, em representações de seres humanos, marcas de mãos e figuras geométricas. No sítio, há trilhas pela caatinga para conhecer a Lagoa do Santo, onde poderá visitar a Pedra do Caju, a Pedra do Sino, a Pedra do Navio e o Pico do Totoró.

20 de maio de 2008

Informes Literários

RN deve receber 22 novas bibliotecas em 2008
Como parte das ações da implementação do Programa Mais Cultura do MinC, no Rio Grande do Norte, o governo promete criar 53 novos pontos de cultura. A iniciativa deve quadruplicar a quantidade desses pontos no Estado, que conta, atualmente, com 11 unidades implantadas. O programa também prevê a instalação de 22 novas bibliotecas no Rio Grande do Norte, dentre outras ações a serem desenvolvidas. Leia mais.
-
Parlamento português aprova acordo ortográfico
Após o conselho de ministros de Portugal ter aprovado, em 6 de março, a proposta do acordo ortográfico da língua portuguesa, agora é a vez do Parlamento desse país votar a favor do texto que padroniza o idioma em todos os países lusófonos. O acordo foi firmado em 1991, sendo validado em 2004 no Brasil, seguido por Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Agora, só falta a aprovação do presidente da república de Portugal, que receberá também um manifesto assinado por 33 mil portugueses contrários ao projeto.
-
"Livro de todos" será escrito com a participação de internautas
Aspirantes a autores terão a oportunidade de soltar sua criatividade participando da obra coletiva “Livro de todos”, de 16 de maio a 16 de junho. A obra foi iniciada pelo escritor Moacyr Scliar, responsável também pela apresentação do livro. Cada participante pode continuar a história a partir da última atualização, após se cadastrar. Uma comissão editorial avalia, seleciona e edita os textos recebidos ao longo do dia. Os trechos escolhidos passam a integrar a obra no dia seguinte, quando o site volta a ficar aberto a novas contribuições. O título será lançado em versão impressa na 20ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. As páginas a serem preenchidas estão disponíveis no site.
-
Escolas criam bibliotecas para bebês
Espaços com livros dedicados àqueles que ainda não têm idade para aprender a ler. Essas são as chamadas “Bebetecas”, que oferecem livros com histórias que podem ser compreendidas através dos sentidos, elaborados especialmente para bebês e crianças em idade pré-escolar. As Bebetecas, já presentes em algumas escolas públicas e particulares no Brasil, procuram estimular nas crianças o gosto de estar no ambiente de uma biblioteca e o hábito da leitura desde o berço. É o caso da escola Objetivo, em Sorocaba (SP), do Centro Municipal de Educação Infantil Cavalinho de Pau, em Castro (PR) e do Centro de Educação Infantil Hilca Piazero Schnaider, em Blumenau (SC). Leia mais.
-
Portal traz livros em áudio grátis
Os responsáveis pelo site LibriVox declaram ter como objetivo “dar vida a livros através de podcast”. Para isso, gravam a leitura de capítulos de livros do domínio público e disponibilizam na Internet o áudio. O site foi idealizado por um escritor de Montreal (Canadá), mas também conta com conteúdo em português (até o momento, algumas poesias de Fernando Pessoa). O LibriVox é finalista no Stockholm Challenge 2008, concurso sueco para novos projetos de tecnologia da informação.
-
Saramago aprova adaptação cinematográfica de seu livro
O escritor português José Saramago disse ontem (domingo) que gostou muito da adaptação de seu livro Ensaio sobre a cegueira para o cinema. Dirigida pelo brasileiro Fernando Meirelles, a obra estreou na última semana no Festival de Cannes (França). “Gostei muito, muito. Emocionei-me algumas vezes", disse sobre o filme o escritor ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1998. Leia mais.
-
Livros para o vestibular 2009 da UFC são escolhidos por internautas
A Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou uma enquete on-line para a escolha de dois títulos que vão compor a lista indicada para o vestibular 2009 da instituição. A escolha esteve aberta até o dia 7 de maio a qualquer internauta pelo site da universidade. Cerca de 61 mil pessoas votaram e as duas obras literárias escolhidas foram Encontro Marcado, de Fernando Sabino, e Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector. Veja aqui os outros livros indicados para o vestibular da UFC.

E-mail enviado ao Grande Ponto

Caro Alexandro Gurgel, tudo bem?
-
Há tempo que quero enviar este e-mail e o tempo tem sido meu maior inimigo. Preciso fazer muitos agradecimentos a você. Bem, antes de mais nada sou Denise, paguei com você umas duas displinas de letras no período noturno, na UFRN. Reencontramo-nos depois mais algumas vezes, em sebos, bienais, encontros culturais, coquetéis... Sei, no entanto, que você não lembra de mim. Isso não impede-me de dirigir meus elogios.
-
Há dez meses mudei-me para São Tomé-RN e sinto muita falta desta minha capital querida. Aqui estou privada de muitas coisas, inclusive de informação. Meu querido, faz uns dois meses que eu descobri, por acaso, seu blogspot (ou seria o Grande Ponto? Ah, sei lá!). Desde então, acesso-o no mínimo duas vezes por semana. Amiguinho, você tornou-se meu principal informante das coisas que acontecem no Estado, tendo em vista que escreve e posta sobre coisas e eventos de que eu gosto: literatura, arte, eventos culturais... Obrigado por, mesmo sem querer, trazer grande diferença nos meus dias.
-
Tenho sentido diversas coceiras na mão ao ver certos texto, pois tenho vontade de comentar alguns e de te enviar outros. Sobre essas chuvas no sertão , por exemplo, daria um caldo grosso! Você acredita que formou-se um rio no quintal de minha casa? E mais, até pouco atrás ele tornou-se o maior ponto turístico daqui de São Tomé, uma verdadeira praia. No domingo, a cidade inteira era ribeirinha daquela maravilha, traziam felicidade, admiração, e comida com direito a piquenique e tudo o mais. Até ambulante pintou no pedaço aproveitando a oportunidade para lucrar.
-
Alex, mas devo dizer que nem tudo é poesia, pois nesse período é comuníssimo aparecerem cobras nas casas próximas das águas. Veja só: eu passo os fins de semana com meus pais em Natal e num belo dia quando retorno a minha nova cidade, tenho um verdadeiro alumbramento (o de Bandeira foi erótico, já o meu não) quando deparo-me com aquela maravilha gigante atrás da minha casa. Não quis acreditar. Só entristeci por notar a água muito barrenta, pois se não fosse isso, faria questão de entrar com roupa e tudo!
-
Após meus elogios, agora quero pedir um favor para você. Li o livro de poemas Telha Crua, de Lívio Oliveira e gostei demais. Gostaria muito de mandar um e-mail para ele e também elogiá-lo, mas não tenho. Gostaria também de agradecer a ele pela iniciativa de pensar e lutar pela criação da lei estadual do livro, assim como pela entrevistinha curta , porém apimentada que fez com Maciel, divulgada no seu blog. Como você vê, são muitos os motivos que eu tenho para falar com ele, mas não tenho nenhum contato. Queria pedir-te, se possível, algum e-mail dele ou , caso contrário, que você mandasse por mim esse texto para ele (eu te envio via net). Por favor, responda se pode ou não fazer isto por mim, sim? Tentarei com você e com o Deputado Mineiro, que eu sei que tem contato com ele. Ficarei grata se qualquer um dos dois puder fazer isto por mim.
-
Um abraço,
-
Denise Araújo Correia
denisepoetica@bol.com.br

ABL abre inscrições para Prêmio Afrânio Coutinho

A Academia Brasileira de Letras e a PETROBRAS se inspiraram no centenário de morte de um dos maiores expoentes da literatura brasileira para realizar a segunda edição do Prêmio Afrânio Coutinho. Este ano, o tema é “Machado de Assis: o crítico literário”.
-
De 29 de abril a 29 de setembro, universitários, jornalistas, professores da área de ciências humanas, pesquisadores e usuários que tenham registro na Biblioteca Rodolfo Garcia poderão se inscrever no portal da ABL ou na própria BRG.
-
Os três melhores trabalhos receberão, respectivamente, R$ 10 mil (dez mil Reais), R$ 6 mil (seis mil Reais) e R$ 3 mil (três mil Reais). A entrega será no dia 30 de outubro de 2008, em Sessão Solene no Petit Trianon.

Informações:
Biblioteca Rodolfo GarciaPalácio Austregésilo de AthaydeAvenida Presidente Wilson, 2º andarCastelo - Rio de Janeiro3974-2506 / 2550brg.divulgacao@academia.org.br

Saiba mais:
Leia o edital aqui Inscrições on-line

17 de maio de 2008

Um poema de José da Luz

Metapoema

A poesia anda sufocada
num livro compacto
em banca de jornal.
A poesia anda envelhecida,
exposta no silêncio entre poeiras
da biblioteca pública.
A poesia anda adoentada,
diuturnamente dissecada como corpo
em biópsia acadêmica.
O poema perdeu o verso,
o verso perdeu o metro
e o metro perdeu a rima;
o poema aboliu o ritmo.
O poeta expurgou a emoção.
O poema virou notícia
e perdeu a poesia.
O homem ficou menor
e o universo, maior.
O cotidiano esmaecido,
sem cor e olor.
Falta ética.
Falta estética.
Falta poesia.
Falta o homem ético e poético.
Falta o poeta...

16 de maio de 2008

MPBeco - 1ª eliminatória nesse sábado

clique no cartaz para ampliar
-
Pelo terceiro ano consecutivo, os músicos potiguares têm a oportunidade de mostrar suas canções num evento que vem resgatando a atmosfera dos antigos festivais musicais com grandes públicos na praça pública. O 3º Festival de Música Popular do Beco da Lama (MPBeco) está se consolidando como o maior evento musical potiguar

Conforme o produtor cultural Júlio César Pimenta, um dos organizadores do MPBeco, o objetivo do evento é criar novas alternativas para músicos, compositores e intérpretes, estimulando-os através da distribuição de prêmios em dinheiro. “O evento também contribui com o resgate e preservação do Centro Histórico da cidade do Natal, movimentando o comércio local, gerando mais emprego e renda, além de oferecer uma ótima alternativa cultural, de lazer e entretenimento para nossa cidade”, ressaltou o produtor do evento.

III MPBeco
Local: Praça 7 de Setembro - Centro Histórico.
Horário: 16h30

Show Especial de Abertura: Valéria Oliveira
Show Especial de Encerramento: Rosa de Pedra

Apresentações das Músicas Concorrentes por ordem de Apresentação:

01 – Réveillon
Autor: Zeca Brasil
Intérprete: Lene Macedo

02 – Ascenda (A Tocha)
Autor: Luciano Rock
Intérprete: Tribunal Zen

03 - Rotina
Autor: Roberto Homem
Intérprete: Tom da Silva

04 – Imperador do Mundo
Autor: Franklin Mário
Intérprete: Willian Guedes

05 - Status
Autor: Enock Domingos
Intérprete: Grupo Escolar

06 – Começo, Meio e Fim
Autores: Ivando Monte – Romildo Soares
Intérprete: Ivando Monte

07 – Embolada do Desamor
Autor: Isaías Silvério
Intérprete: Zé Batukêru

08 - Jaz
Autor: Jorge Negão
Intérprete: Pangaio

09 – No Ar
Autor: Maguinho daSilva
Intérprete: Maguinho daSilva

10 – Eu Moro Na Esquina
Autor: Gustavo Lamartine
Intérprete: Gustavo Lamartine

11 – Hoje Não Faço Mais Café
Autores: Wescley Gama – Iara Maria Carvalho
Intérprete: Wescley Gama

12 - Acorde
Autor: Manolo
Intérprete: Banda Voyage

Papangu 51 - Uma boa idéia

clique na imagem para ampliar
-
Demorou, mas chegou! E para quem gosta de uma boa idéia, os papangus já estão com a nova edição, a de número 51, nas bancas de jornal e revista. Ainda sóbrios, destacamos na capa “O remo da pachorra” — a forma lenta e descompromissada de uma prefeitura em resolver pequenos problemas, o que deixa a população em polvorosa quando o problema é considerado grande.
-
No Artigo “A trágica neurose tecnológica da modernidade”, escrito pelo cientista social Francimar Barboza; “Ulisses e a Recessão Americana”, de Elias Epaminondas da Silva, em Crônica; no espaço reservado ao conto, a estréia no mundo das letras do professor e médico Francisco Edilson Leite Pinto, com “A peste lilás”.
-
O Troféu Papangu deste número vai para a autora do primeiro processo movido em desfavor da revista Papangu (esta que mais divulga a cultura potiguar além-fronteiras). Em Autores & Obras, Carlos Meireles comenta a obra “A Hora da Lua da Tarde, de Sanderson Negreiros”; Humberto Yashima apresenta um dos livros de maior sucesso, no momento, no eixo Rio-São Paulo, Pizzaria Brasil – Da abertura política à reeleição de Lula, do cartunista potiguar Cláudio de Oliveira.
-
Este blogueiro esteve na cidade de Acari, considerada mais asseada do Brasil, passou por Gargalheiras e arrochou: “Acari, a vedete catingueira do Seridó”. Eu também assino o Talento Potiguar trazendo o artista plástico Fábio di Ojuara. Ojuara que brada aos quatro cantos do mundo que “Toda merda agora é arte”— um projeto internacional de arte-correio e poema processo, criado por ele, que tem ressuscitado o conceito dadaísta aplicado à situação atual.
-
Clauder Arcanjo e David Leite entrevistaram para esta edição Saulo Ramos — o ex-caminhoneiro que com uma receita simples, a de “sempre correr atrás dos sonhos”, exerceu diversas funções públicas: oficial de gabinete do presidente Jânio Quadros, Consultor Geral da República e Ministro da Justiça.
-
Cefas Carvalho, Eliezer de Souza, Adélia Maria Woellner, Miriam Carrilho, Sanderson Negreiros, Ivan Junqueira e Clauder Arcanjo abrilhantam o espaço reservado à poesia.
-
E os papangunistas Antonio Capistrano, Cefas Carvalho, Yasmine Lemos, Túlio Ratto, Damião Nobre, Antonio Amâncio, Raildon Lucena e David Leite, com muita criatividade, seguem em busca incontinente de levar ao leitor da Papangu grandes idéias.

Franklin Serrão entre postais e pinturas

O artista Fraqnklin Serrão (em pé) ladeados de amigos que foram ao Bardallo's para prestigiar a exposição Matizes Potiguaras.
-
Foto e texto: Alexandro Gurgel
-
Para celebrar o dia 8 de maio, Dia do Artista Plástico, o artista Franklin Serrão abriu uma exposição de arte, nos salões nobres do Bardallo’s. Com o título “Matizes Potiguaras”, a exposição apresenta a fase atual do artista, que harmoniza seus traços entre escrituras rupestres e um abstracionismo naif contemporâneo, buscando a essência potiguar. Durante a vernissage, have o lançamento do catálogo de postais, em formato de um livro de bolso, com o título homônimo.

Pintor, ilustrador, professor, editor, cronista e boêmio, Franklin Serrão é um jovem talento que vem chamando a atenção de críticos de arte, despontando como uma das grandes promessas nas artes plásticas potiguar. Dono de um traço único, Serrão retrata em suas telas, cenários expressionistas, acentuando com cores tropicais os ambientes figurados, explorando as sombras e luzes de uma forma homogenia.

Franklin Serrão nasceu no Bairro Nordeste, onde fez fama de menino traquinas nos anos setenta. Filho do paraibano de Santa Rita, Fernando Serrão e dona Zuleide Serrão, seridoense de Jardim de Piranhas, o menino Franklin já se destacava na escola com um forte traço para o desenho. Como todo pintor figurativista, começou desenhando e a pintura veio como uma evolução do desenho.

Conforme o artista, seu trabalho está se direcionando para o expressionismo figurativo, uma espécie de pintura tropical, usando tinta acrílica sobre telas feitas pelo próprio artista. “No expressionismo alemão as cores são muito nebulosas e as figuras são muito deformadas, o que não acontece no meu trabalho. Procuro fugir dessa caracterização”, afirmou.

Buscando aprimoramento para sua arte, Serrão tem estudado alguns artistas consagrados e confessa uma preferência pelos pintores: o mexicano Diego Rivera e os brasileiros Portinari e Di Cavalcanti. Em terras cascudianas, sua pintura recebeu leve influencia de Newton Navarro e Assis Marinho. Hoje, adquiriu um estilo próprio, sendo sua arte reconhecida por sua maneira singular de pintar.

A entrada é livre e a exposição Matizes Potiguaras ficará em cartaz no Bardallo’s até o dia 31 de maio. Os postais podem ser encontrados no Sebo Paraupeba, adjacências do Beco da Lama. “Os postais e as exposição são formas de divulgar minhas obras. Além de ser uma maneira para celebrar o Dia do Artista Plástico”, ressaltou o artista.

Vivendo de arte em Natal

O lado escritor do artista foi despertado quando os editores do jornal cultural “O Potiguar”, João Gothardo Emericiano e Moura Neto abriram espaço para seus textos, o incentivando a escrever. Atualmente, seus artigos e crônicas têm espaço no Jornal de Hoje, Tribuna do Norte e Diário de Natal. Aliando artes plásticas ao texto, o artista/escritor trabalha no projeto do livro “Memórias de Botequim”, narrando e retratando os acontecimentos dos últimos dez anos que testemunhou, vividos na boêmia do Beco da Lama.

Segundo Serrão, não há condições de viver trabalhando com artes plásticas em Natal. Em sua opinião, o artista tem que ser eclético, produzindo muito e sobreviver com outra função, transcendendo a pintura, como ilustrar livros, trabalhos publicitários e editar material livresco.
-
Recentemente, o artista ilustrou o livro de cordel do poeta Manoel Azevedo, “Cordel da Cachaça”. Serrão e o poeta mantêm uma editora chamada “Serrote Preto”, e vai lançar outro livro, um cordel histórico do século passado, “O ABC dos Canelas”, do poeta Preto Salvador, narrando o massacre em Santana dos Matos.

Franklin Serrão já participou de várias exposições coletivas de arte, entre elas a “III Mostra de Arte Prata da Casa”, realizada na Base Aérea de Recife, onde conquistou o 1º lugar na categoria ‘pintura’ com a obra “Auto retrato”. Em maio do ano passado, realizou sua primeira exposição individual “Expressionismo”, na galeria de artes do Bardallos, em Natal.

Em novembro passado, o artista ainda realizou uma exposição individual na Feira de Sebos de Natal, na praça André de Albuquerque. O tema da exposição foi “Dom Quixote De La Mancha”, em homenagem aos 400 anos desse clássico da literatura espanhola, escrito durante o cárcere, por Miguel de Cevantes.

15 de maio de 2008

Janduís alerta sobre violência sexual

Até o próximo dia 18 de maio, o município de Janduís está realizando um ciclo de atividades e palestras com o objetivo de alertar a população sobre a importância de se fazer o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. São parceiros dessa atividade, a Prefeitura Municipal de Janduís, o Ministério Público, Conselho Tutelar e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

Com o tema “Janduís Unido no Desafio da Prevenção e combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”, a semana tem o objetivo de sensibilizar as famílias, os usuários da assistência social e toda a comunidade sobre essa temática, buscando a efetivação da Lei Orgânica da Assistência Social e do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Outra meta da semana de combate à violência sexual em Janduís é mostrar para a comunidade a gravidade do problema na realidade local e na sociedade brasileira como um todo, deixando a população a par dessa situação e buscando soluções conjuntas para a resolução desse problema.

A programação teve início na última segunda-feira com uma palestra do prefeito Salomão Gurgel na Escola Municipal Leonel Cícero. Na terça houve um debate sobre “Como Lidar” com esse problema, com a participação da psicóloga Thallyssa Thannaka e da assistente social Márcia Teciana. “Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes” foi apresentado nas escolas Daniel Gurgel, estadual, e Leonel Cícero.

14 de maio de 2008

Informes Literários

Editais públicos para o teatro
O Governo do Estado, através da Fundação José Augusto (FJA), convida todos os grupos teatrais, atores, produtores, montadores, diretores e demais interessados, para uma reunião às 09h30, desta sexta-feira (16), no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel. O objetivo é discutir a política de editais para as artes cênicas que a fundação deve implantar no Rio Grande do Norte. O encontro retomará o debate sobre o auxílio montagem, bem como, a discussão de dois novos editais, um deles privilegiando o Teatro de Rua, com o "Prêmio Lula Medeiros", e o outro, o Teatro de Palco, com o "Prêmio Chico Vila".
-
Clássicos recriados para a era da internet
O site We Tell Stories é uma iniciativa da editora inglesa Penguin Books que pretende dar novo significado às histórias contadas no mundo virtual. Ao longo de seis semanas, seis autores renomados deveriam escrever histórias de ficção em novos formatos, pensados especialmente para a internet. Segundo os idealizadores, a proposta foi “tirar vantagem do imediatismo, conectividade e interatividade que são possíveis agora”. As histórias escolhidas são novas versões de antigos clássicos, como contos de fada. Houve conto transmitido através de entradas diárias em um blog, outros que permitiam a interação dos leitores, como escolher o nome dos personagens e a direção da história. Visite o site do projeto e leia as histórias gratuitamente, em inglês.
-
Catálogo do PNLEM 2009 já está disponível no site do FNDE
Já pode ser consultado no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação o catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM 2009). No documento, estão reunidos resumos de todos os livros didáticos disponíveis para escolha dos professores das escolas de ensino médio da rede pública no Brasil. O catálogo é resultado de processo de seleção das obras inscritas pelas editoras e apresenta uma resenha e a estrutura dos livros, faz uma análise crítica dos seus aspectos conceituais, metodológicos e éticos e sugere caminhos para práticas pedagógicas. As obras só serão escolhidas em junho, mas os docentes já podem estudar o catálogo para eleger os livros que serão usados pelos estudantes e professores a partir do início do ano letivo de 2009. Leia mais.
-
Prêmio Jabuti prorroga inscrições
Foi estendido até 30 de maio o prazo de inscrições para o Prêmio Jabuti, um dos mais abrangentes da literatura brasileira. A medida foi tomada pela CBL para atender várias solicitações recebidas. O prêmio está aberto a obras inéditas de autores brasileiros, publicadas no Brasil entre primeiro de janeiro e 31 de dezembro passado. A entrega do prêmio acontece no dia 31 de outubro em São Paulo, SP. Este ano, o Prêmio completa 50 anos de existência.
-
Manifesto Surrealista será leiloado em Paris
O único original conhecido do texto Manifeste du Surréalisme, publicado por André Breton em 1924, irá a leilão na capital francesa no próximo 21 de maio. O texto é um dos principais marcos do movimento surrealista, do qual fizeram parte artistas como Salvdor Dalí e René Magritte. Segundo a Sotheby's, casa que sediará o leilão, trata-se "sem contestação do documento mais pródigo" numa coleção de nove manuscritos de Breton (1896-1966) que serão leiloados. Os escritos faziam parte da coleção de Simone Collinet, primeira esposa do escritor. A casa pretende vender os textos num único bloco; só o manifesto deve valer entre 300 mil e 500 mil euros. O leilão também vai oferecer vários outros manuscritos importantes, como um conjunto de obras inéditas da escritora Simone de Beauvoir, incluindo seu primeiro romance, inacabado. Leia mais.
-
Mix Brasil
Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual. Os interessados em exibir suas produções no evento tem até o dia 20 de julho (filmes estrangeiros) ou 31 de agosto (filmes brasileiros) para realizarem inscrição. O Mix Brasil acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, durante o segundo semestre de 2008. Regulamento, inscrição e outras informações: www.mixbrasil.org.br/.
-
Audiovisual para surdos
A Página 21 foi uma das vencedoras da seleção pública do Programa de Democratização Cultural com a Oficina Audiovisual para surdos. As oficinas devem ocorrer no segundo semestre deste ano, em Pernambuco, na Escola Estadual Severino Farias e no Centro de Referência e Formação da Criança e Adolescente Surdos (CREFAS), nos municípios pernambucanos de Surubim e Nazaré da Mata, respectivamente. Durante o projeto serão capacitados jovens surdos com idade entre 12 e 20 anos para a realização de vídeos em que todas as etapas da produção serão realizadas por eles mesmos: da confecção do roteiro à edição. Outras informações: (81) 3421.7180.

13 de maio de 2008

O Brasil de Câmara Cascudo

O Memorial Câmara Cascudo tem o prazer de convidar você e sua família para visitar a exposição temporária "O Brasil de Câmara Cascudo", em comemoração a Semana dos Museus/2008 (12 a 18 de maio). A referida exposição tem origem no Museu do Folclore Edison Carneiro, onde em 1988 integrava a Galeria Mestre Vitalino, sendo composta por painéis fotográficos retratando a Festa do Divino em Paraty, a Igreja do Galo e os Guerreiros (ciclo do reisado). As fotografias são de autoria de Márcia Vieria e Marcel Gautherot.
-
Este ano, a exposição foi doada ao Museu Câmara Cascudo/UFRN. Durante todo o mês de maio, de 3ª a domingo, no horário das 8 às 17 h, estaremos mostrando um pouco do vasto universo brasileiro estudado por Câmara Cascudo. Convidamos você a descobrir conosco este universo!
-
O Brasil de Câmara Cascudo, que o Memorial comemora na Semana dos Museus,remete nossa imaginação e lembrança às paixões do inesquecível mestre. Seu estudo, pesquisa e conseqüente valorização do povo e sua cultura foi o centro e objetivo da vida e obra do escritor potiguar". Anna Maria Cascudo BarretoEscritora e Acadêmica.
-
Memorial Câmara Cascudo
Praça André de Albuquerque, 30,
Centro,Natal/RN,
Informações: 3201-6425 e 8845-1259.

11 de maio de 2008

Grande Ponto entrevista Gilberto Gil

Fotos: AG Sued
Ao lado da governadora Wilma de Faria, Gilberto Gil deu entrevista coletiva à imprensa. O Grande Ponto fez uma entrevista exclusiva com o ministro.
-
Na última quarta-feira, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, esteve em Natal com o objetivo de assinar acordos de cooperação com o Governo do Estado para implementeção do projeto “Mais Cultura”, do Governo Federal, que vai proporcionar investimentos de R$ 4,7 bilhões na cultura brasileira, durante os três próximos anos.

Com o programa “Mais Cultura”, serão criados 53 novos Pontos de Cultura no Rio Grande do Norte, que atualmente, conta com 11 unidades implantadas. Dentre outras ações, em parceria com o Governo do Estado, o programa possibilitará a instalação de 22 novos bibliotecas em todo o RN.

Com a instalação dos novos Pontos de Cultuera, serão investidos no Rio Grande do Norte, cerca de R$ 8.200 milhões, cabendo a Fundação José Augusto a contrapartida de R$ 1.800 milhões. Cada Ponto de Cultura receberá, anualmente, R$ 60 mil para serem investidos na manutenção e outros projetos durante três anos.

O ministro Gilberto Gil concedeu uma entrevista coletiva no salão de eventos do Hotel Barreira Roxa, na Via Costeira, onde falou sobre os investimentos nos novos Pontos de Cultura no Estado. Com exclusividade, este blogueiro fez uma entrevista exclusiva com o ministro Gilberto Gil, em meio a todo burburinho em volta do ministro-cantor.

Ministro, o que o senhor conhece sobre a cultura potiguar?
Conheço pouca coisa... Só o que chega no corpo das expressões culturais nordestinas de um modo geral. Pontualmente assim, como autores e cantores... Lembro-me muito bem do Trio Irakitan e de Ademilde Fonseca, a rainha do chorinho brasileiro. Mais importante do eu conhecer pessoalmente a cultura do Rio Grande do Norte é que a cultura potiguar tenha, cada vez mais, a oportunidade de se popularizar e ter seus próprios processos de expansão para outros Estados. Do ponto de vista do trabalho do ministro essa expansão cultural é mais interessante.

Os Pontos de Cultura no Rio Grande do Norte já estão listados para receber os recursos do ministério da Cultura?
Os Pontos de Cultura são apoios que nós damos as iniciativas culturais já existentes. Apoio financeiro por dois anos e meio, com recursos de R$ 185 mil durante esse tempo para fortalecê-los e se tornem auto-suficientes. Para que os Pontos de cultura possam, depois desses dois anos e meio, se manterem sozinhos e sair da fila. Nesse tempo, os Pontos de Cultura poderão criar seus próprios programas culturais, fortalecer sua presença junto a comunidade e criar produtos culturais que possam garantir recursos para fazer e divulgar seus prórpios filmes, seus próprios discos, suas bandas, as obras literárias, etc... De forma que eles possam, depois desses dois anos e meio, prescindir da ajuda governamental e se qualificar para outro tipo de ajuda, como dos setores produtivos. Eles terão mais mobilidade e não precisarão se sujeitarem aos auxílios iniciais do Governo Federal.

De que forma vão atuar os Pontos de Cultura e quais as garantias que eles serão instalados e a cultura chegue realmente à população?
Se os Pontos de Cultura são atividades já produzidas pelas comunidades, e essa é uma das condições para adquirir recursos do Ministério da Cultura. Os Pontos de Cultura não são projetos instalados pelo Governo e nem imposto para a sociedade. Nós escolhemos uma comunidade, por exemplo, que faz um trabalho de leitura, ou de biblioteca. Então, a gente chega lá e apoiamos com recursos, com capacitação e etc, etc, etc... Se tiver outra comunidade que trabalha com música popular, percussão de instrumentos... A garantia que nós temos de que eles demandas reais da sociedade, que não são caprichos do gestor público, é o fato de que eles são iniciativas da própria sociedade. Essa é a garantia básica.

Além das iniciativas governamentais, o apoio dos empresários para a fomentação da cultura. De que forma o Ministério da Cultura está costurando uma parceria de políticas público/privada para a sociedade brasileira?
A iniciativa provada tem um papel fundamental na fomentação cultural das comunidades.O departamento de marketing das empresas precisam investir cada vez mais em cultura. Eu tenho dita que o poder público brasileiro e a gestão de cultura no Brasil precisam alinhar políticas publicas com recursos privados. Nós sabemos que, apesar da obrigação que os governos têm que carrear recursos para projetos culturais e sociais, os recursos públicos não são suficientes. É preciso que as empresas participem. No caso do Rio Grande do Norte, a grande empresa que é a Petrobrás, com recursos abundantes, vem fazendo investimentos em cultura e a empresa está cada vez mais afinada com as políticas públicas do Governo Federal. Aqui, a Petrobrás trabalha em parceria com o Governo do Estado em vários programas. Outras empresas precisam fazer o mesmo.

Ministro, as, não quer dizer que uma cidade como Mossoró, que tem o apoio da Petrobrás para vários eventos culturais não possa contar com os Pontos de Cultura?
Nós já temos alguns Pontos de Cultura em Mossoró. Os Pontos de Cultura independem das parcerias com as empresas. Os Pontos de Cultura começaram a ser feitos com recursos diretos do Governo Federal. Já há um interesse de alguns institutos criarem seus próprios Pontos de Cultura e seguir o modelo do programa do Ministério da Cultura, fazendo através dos seus próprios recursos privados.

Como o senhor analisa a cultura brasileira depois de Gilberto Gil?
Não sou eu que vai responder a essa pergunta. Quem fará isso é a história. Pelo fato de eu ser um artista engajado com a cultura pode ajudar a alavancar alguns projetos. Na medida em que eu ter sido capaz de juntar o capital simbólico a uma verdadeira capacidade administrativa no universo cultural brasileiro, acho que será bom para o Brasil.

10 de maio de 2008

Concurso fotográfico "Um Olhar Sobre A Cultura Nordestina" abre inscrições

Na última segunda-feira, 05 de maio, foi lançado o edital do Concurso fotográfico “Um Olhar Sobre a Cultura Popular Nordestina”, projeto que faz parte do Programa BNB de Cultura 2008. As inscrições são gratuitas e serão realizadas até o dia 14 de julho. O edital com todas as informações já está disponível através do site www.olharcultural.com.

O concurso visa incentivar a arte da fotografia e estimular o surgimento de novos talentos, sensibilizando e despertando um novo olhar sobre a cultura popular do Nordeste. Qualquer pessoa, maior de idade, independente de escolaridade, classe social e sexo, desde que resida na Região Nordeste pode participar do concurso. O principal requisito é o interesse em utilizar a fotografia para valorizar a cultura popular e as tradições regionais.

Para se inscrever no concurso, os participantes devem enviar até três fotografias, medindo 20X30 cm, em papel fotográfico fosco, para o seguinte endereço: Concurso Fotográfico Um Olhar Sobre a Cultura Popular Nordestina Caixa Postal 1653, CEP 59078-970 – Natal- RN. Para as inscrições será levada em conta a data do carimbo postal dos Correios, por carta registrada. Não serão aceitas fotografias no formato digital, enviadas por CD ou outro dispositivo de armazenamento similar.

As fotografias deverão ser enviadas, obrigatoriamente, com etiquetas informando: nome do fotógrafo, local, data e título da foto, preenchidas e coladas no verso das mesmas. As fotografias inscritas deverão retratar aspectos da cultura popular do Nordeste: história, culinária, crenças, costumes, danças, gente, artesanato, lugares, etc.

A premiação para as 10 melhores fotografias selecionadas totaliza R$ 3.900,00. Além do prêmio em dinheiro, as fotografias serão contempladas com uma Mostra Virtual no site do concurso e uma Mostra Itinerante que percorrerá os Centros Culturais do BNB. Além disso, serão distribuídas de forma gratuita através de 10 mil cartões postais que difundirão as imagens selecionadas.

O concurso é promovido pela Caminhos Comunicação & Cultura, uma equipe de produtores culturais independentes, formada por jornalistas e radialistas potiguares que busca democratizar o acesso à cultura através da comunicação.

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas pelos telefones: (84) 9977-6464 (Alexandre Santos) e (84) 9138-7111 (Dayana Oliveira).

Um Poema de Artur da Távola

Tempo

Hoje eu sou poesia,
Pedaço de nuvem
Nas mãos do teu dia.
Eu sou amargura,
Espaço de espanto
Num céu de loucura.

Hoje eu quero ser jardim,
Temporada de espanto
No sorriso de teu sim.

Agora vai ser a vez
Da esperança sem lança,
Da amizade sem força,
Do afago sem sexo,
Do sexo sem falsa noção de esmagar.
Chegou o tempo
De ser
E amar.

As frases mais mentirosas da humanidade

ADVOGADO:
- Esse processo é rápido.

POLÍTICO:
- Eu sempre trabalhei pelos pobres!

AMBULANTE:
- Qualquer coisa, volta aqui que a gente troca.

ANFITRIÃO:
- Já vai? Ainda é cedo!

ANIVERSARIANTE:
- Presente? Sua presença é o mais importante...

BÊBADO:
- Sei perfeitamente o que estou dizendo.

CASAL SEM FILHOS:
- Visite-nos sempre, adoramos suas crianças!

CORRETOR DE IMÓVEIS:
- Em 6 meses colocarão: água, luz e telefone.

DELEGADO:
- Tomaremos providências.

DENTISTA:
- Não vai doer nada.

DESILUDIDA:
- Não quero mais saber de homem.

DEVEDOR:- Amanhã, sem falta!

ENCANADOR:
- Muita pressão que vem da rua.

FILHA DE 19 ANOS:
- Dormi na casa de uma colega.

FILHO DE 19 ANOS:
- Antes das 11 estarei de volta.

GERENTE DE BANCO:
- Trabalhamos com as taxas mais baixas do mercado.

HOMEM:
- Sou fiel!!!

INIMIGO DO MORTO:
- Era um bom sujeito.

JOGADOR DE FUTEBOL:
- Vamos continuar trabalhando e forte.

LADRÃO:
- Isso aqui foi um homem que me deu.

MECÂNICO:
- É o carburador.

MUAMBEIRO:
- Tem garantia de fábrica.

NAMORADA:
- Pra dizer a verdade, nem beijar eu sei...

NAMORADO:
- Você foi a única mulher que eu realmente amei...

NOIVO:
- Casaremos o mais breve possível!

ORADOR:
- Apenas duas palavras...

OTIMISTA:
- Os últimos serão os primeiros...

PEIXEIRO:
- Pode levar freguesa; está fresquinho...

POBRE:
- Se eu fosse milionário espalhava dinheiro pra todo mundo...

RECÉM-CASADO:
- Até que a morte nos separe.

SAPATEIRO:
- Depois alarga no pé.

SOGRA:
- Em briga de marido e mulher não me meto.

VICIADO:
- Essa vai ser a última!

Gustavo Magno em Natal

Artista exclusivo da gravadora Atração Fonográfica, de São Paulo, o compositor e cantor Gustavo Magno se apresentará pela primeira vez em Natal neste sábado, com banda completa, às 23h00, no Galpão 29 (Rua Chile, na Ribeira).

Os ingressos serão vendidos ao preço único de R$ 10,00, a partir das 20h00, no local do evento, que terá participação do grupo Seu Zé.

Apesar de ser potiguar e ter morado durante muito tempo em João Pessoa, onde iniciou sua carreira, Gustavo Magno ainda não tinha cantado na cidade natal.

Luis Carlos Maciel - ENTREVISTA

Entrevista de Luiz Carlos Maciel dada a Lívio Oliveira.

Até que ponto o Pasquim ainda perdura como símbolo de rebeldia e de busca de transformações? Há como considerá-lo como um parâmetro ainda para a contemporaneidade? Há algo que se assemelhe, nos efeitos sociais, culturais e políticos, nos dias atuais? O Pasquim é um jornal "que não terminou"?
O Pasquim é um fenômeno histórico, uma expressão de sua época. Por isso tem servido para assunto de teses universitárias e muitos livros. Não é parâmetro para nada, nada dos dias atuais se assemelha a ele, em quaisquer efeitos e, finalmente, não é um jornal que não terminou.
-
Os anos sessenta e a contracultura nos trouxeram ensinamentos válidos?
Trouxeram para mim, sem dúvida. Quanto aos outros, não sei. Depende de cada um. Alguns aprendem com o que vivem, outros não. A maioria aparentemente não aprende nada. Eu pessoalmente te garanto que aprendi muito e, portanto, declaro solenemente que os anos sessenta e a contracultura nos trouxeram ensinamentos pra lá de válidos!
-

O jornalismo, a literatura e a poesia tem algo novo a mostrar? E aMPB?
Sempre tem. As vezes não é da mesma qualidade do que foi mostrado antes ou do que será mostrado depois. Cada momento tem seus valores, suas glórias, suas limitações, seus horrores, etc. Pessoalmente, não acho que o que está se fazendo hoje seja particularmente interessante. Mas também pode ser porque estou ficando cada vez mais velho.
-
Que caminhos a internet pode oferecer à cultura? Existeuma "literatura eletrônica"?
Acho que muitos caminhos, a internet é um veículo com um alcance que não podia ser imaginado há algum tempo atrás. Esse espaço pode criar coisas até imprevisíveis, quanto mais apenas uma literatura eletrônica, isso é o mínimo...
-
O jornal impresso manterá mercado nos dias que chegam?
Claro. Inventa-se muita coisa no mundo mas nada que substitua nada. As novidades apenas se acrescentam ao que já existia. O mundo é uma acumulação incessante. Os jornais continuarão, talvez vendam menos mas continuarão.
-
A televisão cumpre um papel imprescindível? Como você tem visto a"espetacularização" da mídia, com casos (por exemplo) como o da menina Isabella?
O papel da televisão não é imprescindível, nada é. A tal espetacularização da midia é mais uma manifestação da alienação sutil mas crescente, avassaladora, que domina nossa sociedade.
-
O humor é essencial à nossa sociedade? Qual o seu espaço? Qual oseu valor?
O humor é essencial para cada um de nós, a vida não tem graça sem humor.
-
O governo Lula preserva os valores da esquerda? Cumpre, minimamente, os sonhos propagados nos anos 60?
Se Lula fizesse força pra preservar os valores de esquerda e cumprir os sonhos propagados nos anos 60, já teria sido seriamente desestabilizado e certamente derrubado. Mas não fez nada disso, fez política clássica, atividade para qual tem um talento excepcional. Costurou acordos com todos os setores da sociedade, a começar pelos mais ricos, mas sem esquecer os mais pobres, e aí estão os resultados. A economia prospera, as pesquisas dão a ele alta avaliação popular, está mais forte do que nunca. A oposição foi reduzida à impotência, embora descubra um escândalo por semana.
-
Que papel a universidade tem ou terá na construção dasinteligências brasileiras? Como você vê a classe estudantil atual nasua interação com a sociedade e com os atores políticos?
Não vejo maiores diferenças entre o que acontecia em outros tempos e o que acontece hoje. A univesidade cumpre seu papel, a classe estudantil faz o que tem vontade. Acho que a universidade está mais aberta e a classe estudantil mais fechada. Ironias da vida...
-
Sob que ângulos de visão se encontra a atividade política, atualmente? A atividade político-partidária merece algum respeito?
Política partidária é pura fofoca, sempre foi.
-
Led Zeppelin ou Chico Buarque? Janis Joplin ou Tom Jobim? Ambos?
Ambos e muitos outros.
-
O que há de novo sob o sol, fora do eixo Rio-São Paulo?
Nada, nem no eixo Rio-São Paulo.

9 de maio de 2008

Interação Onírica

ARTIGO

por Plínio Sanderson

A celebração ao Dia do Artista Plástico em 2008 trouxe uma novidade, a tematização. Seria o definhamento da pintura? Esse ato criativo gerado por emoção/espanto, que necessita se comunicar através de uma habilidade, revelando mitos e descrevendo a relação destes com seu meio geográfico, ou, a ilusão sensível das cores há de se perpetuar no tempo/espaço humanos.

Onde encontrar raízes, delimitar rupturas, denotar raridades, distender “ismos” ou tendências? O conceito: “Interativo, não Contemplativo”, causou um estranhamento. Instituindo a possibilidade de uma ação mútua/recíproca entre dois ou mais corpos/objetos, ou ainda, entre duas ou mais pessoas, tenta permear um diálogo. Um movimento corpo/mente, espécie de per-missão estética para experimentar. Buscar novos suportes, abordagens e vivências. Objetos em adjetivação, arqueologia do vir a ser Arte, repleta de significações e atitudes, muito além da arbitrariedade do signo. Um pulsar da simbologia do acaso, forjado na imaginação alquimista do artista - que traduz a dimensão onírica da matéria.

A labuta do artista transcede à alegoria e o símbolo. Leva-nos a descobrir o sentido da própria história. Faz ver a visão, falar a linguagem, ouvir a audição, sentir as mãos e o corpo emergir o natural da natureza, o cultural da cultura. Arte é, pois, revelação e interação da essência humana, deveras esquecida em nossa efêmera existência cotidiana.

7 de maio de 2008

6 de maio de 2008

RAPADURA NEWS

Matizes Potiguaras – Exposição de Arte
Pintor, ilustrador, professor, editor, cronista e boêmio, Franklin Serrão é um jovem talento que vem chamando a atenção de críticos de arte, despontando como uma das grandes promessas nas artes plásticas potiguar. Dono de um traço único, Serrão retrata em suas telas cenários expressionistas, acentuando com cores tropicais os ambientes figurados, explorando as sombras e luzes de uma forma homogenia. Para celebrar o dia 8 de maio, Dia do Artista Plástico, o artista Franklin Serrão abrirá uma exposição de arte, na próxima quinta-feira, nos salões nobres do Bardallo’s, a partir das 18h30. Com o título “Matizes Potiguaras”, a exposição apresenta a fase atual do artista, que harmoniza seus traços entre escrituras rupestres e um abstracionismo naif contemporâneo, buscando a essência potiguar. Durante a vernissage, haverá o lançamento do catálogo de postais, em formato de um livro de bolso, com o título homônimo.

Dia do Artista Plástico na Pinacoteca
Em clima de comemoração, a Pinacoteca do Rio Grande do Norte está organizando uma exposição de artes plásticas para marcar o “Dia Internacional do Artista Plástico”. Contando com mais de 100 obras de artistas potiguares, o evento é organizado pela Associação dos Artistas Plásticos Potiguares. Tudo começa na próxima quinta-feira, dia 08 de maio, às 18h, na Pinacoteca do Estado.

Dia do Artista Plástico na Capitania das Artes
Na ladeira da Ribeira, a Fundação Cultural Capitania das Artes também abrirá suas portas para um dia de celebração para o Dia do Artista Plástico, nessa quinta-feira. A organização garante que será um dia repleto de atividades: A partir das 10 horas da matina, haverá uma palestra “Arte - urgente e a Perfomance”, por Dácio Bicudo, de São Paulo. Nas paredes da galeria da Capitania das Artes estará a Mostra Coletiva chamada “Interativos e não-contemplativos”, com curadoria de Plínio Sanderson e Célia Albuquerque. Às 19h30, haverá homenagem póstuma a Thomé Filgueira, com curadoria de Ricardo Veriano. Na seqüência, acontece o Coquetel para os participantes.

Brouhaha será lançada no Mercado de Petrópolis
A 11ª edição da Revista Brouhaha - Vozes da Cultura Potiguar será lançada nessa terça-feira, a partir das 18h00, no Mercado de Petrópolis. A publicação é uma das melhores revistas culturais da província editada pela Fundação Cultural Capitania das Artes e trás como tema principal o Liceu das Artes, projeto artístico do arquiteto Haroldo Maranhão. Na ocasião do lançamento haverá um show musical de Jubileu Filho e Gilberto Cabral, e a performance teatral de Lenilton Teixeira, que irá apresentar os alunos da Escola Municipal de Teatro. Completando a noite, performance da Escola Municipal de Balé Professor Roosevelt Pimenta e do Balé da Cidade do Natal.

Cinema Aplicado
O Colégio Ciências Aplicadas comemora o Dia do Artista Plástico exibindo uma sessão de cinema. O filme em cartaz é “Modigliani”, que conta a história da rivalidade entre os artistas Modigliani (Andy Garcia) e Picasso (Omid Djalili). Dois Homens cuja inveja um do outro é alimentada pelos seus brilhos, arrogâncias e paixões. É também a história da maior tragédia amorosa na história da arte. Jeanine Hebuterne (Elsa Zylberstein) era uma jovem bonita e católica, cuja única falha, segundo seu pai, foi apaixonar-se por Modigliani, um judeu. A película começa às 15 para às oito da noite, nessa quarta-feira. A entrada é franca.

Corpo Estranho
Para fazer renda e destinar às atividades na área de Arte e Educação na comunidade da África/ Redinha, a Ong Canto Jovem apresenta o espetáculo “Corpó Estranho”, da Cia. Gira Dança. O Espetáculo acontecerá dia 09 de maio, sexta-feira, no Teatro Alberto Maranhão em duas sessões, a primeira às 19h e a segunda às 21h. Os ingressos custam R$ 5,00 cinco reais (estudante) e R$ 10,00 dez reais (inteira).

Gilberto Gil em Natal
Amanhã, no início da tarde, o ministro da Cultura Gilberto Gil vai estar em Natal para lançar oficialmente o edital que vai trazer para o Estado 53 novos “Pontos de Cultura”. O ministro também vem explicar para o Rio Grande do Norte o projeto “Mais Cultura”, ação que será desenvolvida nos próximos três anos e que irá investir na área cultural do país R$ 4,7 bilhões.

Conversa de Botequim no YouTube
O cineasta Carlos Tourinho colocou no YouTube o documentário “Conversa de Botequim”, texto do jornalista e poeta Eduardo Alexandre. O vídeo trás uma trupe de atores potiguares representando as personagens “reais” que figuram nos bares do Beco da Lama. Para ver o documentário, clique AQUI.

4 de maio de 2008

No princípio, eram todos Verborrágicos

por Alexandro Gurgel

Escolher a palavra exata, reunindo frases coerentes em contextos factíveis, encadeando as idéias numa seqüência empolgante, formando frases, orações e períodos. Fechar o ciclo, utilizando o parágrafo. Recomeçar o processo. Ser analógico. Olhar à frente. Preparar o leitor para o que virá a seguir. E assim, jovens escritores natalenses se reúnem para decidir o que será escrito, como se um desafio literário temperasse aquele grupo inquieto, os Verborrágicos.

Toda a produção literária dos Verborrágicos é publicada no blog homônimo (www.verborragicos.myblog.com.br), cujo objetivo é criar um referencial de literatura local, um espaço no qual os novos escritores possam se “reunir” e se fortalecer na busca por sua inserção no mercado literário, criando uma singela “vitrine da nova literatura potiguar”, como o grupo se define.

Atualmente, a trupe literária dos Verborrágicos é composta por Cefas Carvalho, Pablo Capistrano, Cosme Ferreira, Kalina Paiva, Rodrigo Medeiros e Tullio Andrade (foto). Porém, além desses escritores, qualquer pessoa com qualidade literária pode publicar seus textos de forma gratuita no site, sem que aconteça nenhum tipo de seleção ou censura. “Encontramos na internet um lugar alternativo, barato e de grande alcance para divulgar o trabalho da gente, já que o mercado editorial estava muito fechado”, ressaltou Túlio Andrade, o mentor do grupo.

Conforme Tullio Andrade, a cada semana, são publicados textos de novos talentos e, paralelamente, é alimentado um banco de dados com contatos para eventuais mediações entre patrocinadores ou interessados em conhecer os trabalhos divulgados. Além de apresentar os textos dos Verborrágicos, o site traz matérias jornalísticas sobre a área cultural, editais de concursos literários, dicas de leitura com resenhas de livros, manual do escritor com dicas sobre como escrever melhor e orientação a respeito de registro de obras e direitos autorais.

O trabalho que os jovens literatos têm feito vem chamando a atenção da imprensa, rendendo várias reportagens sobre seus afazeres, tendo seu reconhecimento em maio do ano passado, pelo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), um projeto do Governo Federal que mapeia as principais iniciativas de estímulo a leitura no País. A satisfação dos Verborrágicos ficou estampada no orgulho de terem sido encontrados pelos organizadores do projeto PNLL. “Essa é uma prova q1ue nosso trabalho está funcionando atém dos limites do Estado”, disse Túlio.

Para participar do projeto dos Verborrágicos não há qualquer tipo de custo ou seleção. Basta que os autores enviem um e-mail com seus textos e contatos. Essa é a forma mais democrática encontrada para atender a todos sem que haja qualquer tipo de discriminação de estilo, sexo e idade. Quanto à comunidade, os leitores possuem um canal direto onde podem opinar livremente sobre cada texto sem que haja nenhum tipo de censura.

No entanto, é necessário criar condições estruturais de maior qualidade. Atualmente, o projeto funciona de maneira independente como forma de blog, limitando bastante as possibilidades de serviços que podem ser oferecidos. Assim, a maior meta para esse ano é a transformação deste espaço inicial em site propriamente dito. Segundo Tullio Andrade, é necessário criar parcerias ou conseguir patrocínios para que o grupo possa arcar com os custos que envolvem esse processo, tais como contratar um web-designer, registrar o domínio do site, pagar um servidor de hospedagem do site etc.

Produção literária em mp3

Os Verborrágicos já lançaram dois volumes virtuais com seus textos em forma de E-Books contendo os mais diversos autores com seus diferentes estilos e gêneros literários como crônicas, romances, contos e poesia. A novidade é que os livros podem ser apreciados em arquivos de áudio mp3, disponível para download no site do grupo. Os livros também podem ser baixados em formato pdf para a leitura.

Conforme Tullio Andrade, a idéia surgiu em junho do ano passado, a partir de uma visita a um site de uma fundação de apoio aos deficientes visuais. “A idéia me parecia muito condizente com a proposta dos Verborrágicos porque visava democratizar o acesso a literatura, sem restrições”, explica o escritor, dizendo que conseguiu um programa para converter de texto para áudio.

Entre as principais vantagens do novo formato, Tulio Andrade cita a praticidade de poder armazenar os arquivos em tocadores de mp3 e celulares para ouvir os textos em qualquer lugar. De acordo com o escritor, o novo formato vem preencher uma lacuna causada pela aceleração do ritmo das pessoas que não têm tempo para leitura. “É uma forma de continuar consumindo a literatura produzida no Estado adaptada a nova realidade nos dias de hoje”, disse.

Porém, mesmo com toda tecnologia empregada para disseminar seus textos, o líder dos Verborrágicos afirma que os áudios-books não irão substituir os livros tradicionais. “Quando a pessoa lê um livro no papel, há toda uma atmosfera imaginária do cenário, do enredo e dos personagens. Acredito que os arquivos de áudios podem perder um pouco desse clima. Por outro lado, se ganha com um alcance maior do texto”, enfatiza.

O verbo rasgado de Tullio Andrade

Natalense da gema, o jovem escritor é jornalista graduado nos quadros da UFRN e criador do grupo dos Verborrágicos, quando começou suas incursos literárias em 2006, divulgando os novos talentos literários potiguares. Participou de vários concursos literários, nos quais conquistou o 5º lugar no concurso de crônicas “Rubens Braga”, da Academia Cachoeirense de Letras, rendendo uma cadeira como membro correspondente e todo ano, ele publica na revista anual da Academia.

Em 2004, Tullio Andrade foi semifinalista do “Concurso de Redação da Fundação Assis Chateaubriand e em 2005, ganhou Menção Honrosa no Concurso de Contos do Portal Cá Estamos Nós. Em 2007, Túlio ganhou ainda Menção Honrosa no concurso “Paulo Leminski”. “Participo dos concursos como uma alternativa para suprir a falta de recursos. “Os concursos dão uma visibilidade muito grande e cria uma cadeia de influencias”, explica.

Ainda em 2007, o escritor foi classificado em 2º lugar no concurso nacional “Monteiro Lobato de Literatura Infantil”. O prêmio é promovido pelo SESC do Distrito Federal. Foram 191 escritores inscritos. Após uma seleção dos 15 melhores autores, três foram escolhidos para disputar a grande final. Entre eles, o verborrágico Tullio Andrade. O conto vencedor é “Uma aventura diferente” que visa incentivar as crianças ao hábito de leitura.

O conto “Uma aventura diferente” é o primeiro trabalho do autor voltado para o público infantil. O enredo conta as aventuras de um garotinho que não gosta de ler. O que Beto gosta de verdade são os jogos eletrônicos. Segundo o autor, a idéia do livro é incentivar a leitura nas crianças. “O personagem acaba caindo nas páginas de um livro e a partir daí vai ajudar as letras a vencer um vilão. Com isso, ele acaba descobrindo palavras e aprendendo coisas novas”, reflete o autor.

Tullio Andrade já tem três livros escritos, porém nenhum deles foi publicado. O obstinado escritor chegou a conseguir a aprovação do livro intitulado “Perto do Chão”, que retrata a invasão do bando do cangaceiro Lampião à cidade de Mossoró, na lei de incentivo “Djalma Maranhão”, mas teve grandes dificuldades para captar recursos junto a patrocinadores. “Falta a sensibilidade dos patrocinadores para criar oportunidade para quem está começando”, desabafa.

O romance “Perto do Chão” são os relatos contidos num diário de uma personagem sem rosto e sem nome que morava em Mossoró na época e narra suas visões do fatídico dia 13 de junho de 1927, quando o bando de Lampião atacou a cidade. Tullio garante que o livro traz uma versão nova e polêmica sobre a morte do cangaceiro Jararaca. “No início do livro, o cangaceiro Jararaca assassina o filho dessa personagem. Então, a narrativa é sobre a busca de vingança por parte dela até matar o bandido”, revela.

O outro romance do jovem Verborrágico que está no prelo chama-se “Morte Absoluta”, criado quando Túlio leu o poema de Manoel Bandeira com o mesmo título e que se baseia nas indagações que os versos deixaram na cabeça do autor. “Como seria se eu existisse e as pessoas não saber que eu existia? É um livro bastante reflexivo. Não vou falar em filosofia”, reflete.

Em plena sintonia com a nova literatura potiguar, Tullio se diz apaixonado pela obra de Nísia Floresta, porém é leitor preferencial de seus contemporâneos como Carlos Fialho, Pablo Capistrano, Cefas Carvalho, entre outros. “Estou descobrindo aos poucos o pessoal da velha guarda da literatura potiguar e estou encantado com tanta qualidade literária. Ao mesmo tempo, descubro que nossos escritores ainda não são valorizados e reconhecidos pelos prórpios potiguares”, lamenta.